SPFW: tendências vistas na passarela de São Paulo

SPFW: tendências vistas na passarela de São Paulo

Nada melhor do que as semanas de moda para mostrar como os criativos estão interpretando as principais tendências do momento. De 31 de maio a 4 junho, o São Paulo Fashion Week (SPFW) – é o maior evento de moda da América Latina, aconteceu em formato híbrido, com um line-up de desfiles presenciais e lançamentos de fashion films.

Mas é preciso entender que o SPFW não deve ser lido, na verdade, como um evento isolado. Ele é parte de uma tríade do calendário brasileiro que começou em maio, no Dragão Fashion Brasil (Fortaleza, CE) e termina em julho na Casa de Criadores (São Paulo, SP).

E essa tríade está coesa em seu diálogo, primordialmente, com o público jovem. Conhecer e entender as principais tendências do SPFW é levantar um pouco do véu que guarda os acontecimentos dos próximos meses. Confira um pouco do que foi visto nas passarelas:

 

As cores vibrantes do SPFW

As cores vibrantes já eram esperadas para as coleções primavera-verão, mas um dos maiores destaques desse ano ficou com uma cor específica: o vermelho. Os especialistas em moda apontam que, de um modo geral, ela não é uma tendência internacional, mas sim muito brasileira. E foi a forma escolhida pela maioria dos estilistas para sugerir uma renovação, como Marina Bitu, Glória Coelho e Bold Strap.

Conhecido como topamine dressing, o uso de cores vibrantes nas mais diversas matizes não vai deixar os dias monótonos na próxima estação. Pelo menos no que depender dos tons quentes de Rafaella Caniello (Neriage) na moda praia, dos terrosos de Airon Martin (Misci) e os alaranjados de David Lee.

 

O retorno triunfal do plissado

Praticamente esquecido há tempos, o plissado teve uma volta triunfal na SPFW desse ano. A técnica, que reproduz um efeito sanfona, foi bastante usada na passarela. E, apesar dessa ser, sim, uma tendência internacional, o que se viu foram modelos bem distantes dos mostrados no hemisfério norte.

A catwalk abrigou saias e túnicas plissadas abertas, que dançaram alegremente soltas. E em nada lembravam os padrões lápis apertado que povoou as semanas europeias.

O plissado, aliás, foi o destaque da coleção “Tempo: Noites de Chuva nos Mares do Mundo” da estilista Rafaela Caniello. Ela apresentou um visual contemporâneo, mas com um toque de saudosismo, bastante feminino e elegantemente casual.

 

Reinado das camisas oversized continua

A falta de simetria também é uma das tendências para a próxima estação mostradas na SPFW. Mesmo nas poucas alusões à alfaiataria presentes, nada estava muito certinho. Os looks contemporâneos mostraram calças, blazers e camisas desajustadas ou oversized.

Anacê, Rocio Canvas, Dendezeiro, Neriage, LED e Silvério são alguns dos nomes que apostaram na beleza da desconstrução. As camisas oversized, aliás, foram o grande destaque do último da SPFW. O tamanho exagerado apareceu tanto nas icônicas camisas brancas quanto nas peças estampadas.

 

Luvas reinaram entre os acessórios

Outro ponto importante foi o destaque dado aos acessórios nessa SPFW, especialmente às luvas. Weider Silveiro apresentou uma coleção apaixonante para os dias mais frios, especialmente criada para a night. Esse ícone da elegância dá um charme extra às mais variadas composições e tudo indica que será um grande sucesso no inverno que está começando.

 

Artesanato sempre em alta, dessa vez com o crochê

Os trabalhos manuais são uma grande tendência que é reforçada cada vez mais desde a pandemia. E é exatamente isso que a SPFW mostrou, desta vez com a predominância das peças de crochê.

Toda a beleza e versatilidade da crocheteria foi mostrada na beachwear, camisas, tops, shorts, hot pants e vestidos. LED, Santa Resiliência e Ateliê Mão de Mãe foram algumas das marcas responsáveis por apresentar essa arte tão brasileira.

A propósito, merece destaque o curta de abertura do desfile do dia 4, no qual a dupla Patrick Fortuna e Vinicius Santana (Mão de Mãe) mostram a técnica tendo com pano de fundo a cidade de Maragogipinho, no Recôncavo Baiano, e que também é considerada o maior centro cerâmico da América Latina.

Pronto para levar sua marca para as passarelas? Então fique por dentro de tudo o que acontece no mundo da moda acompanhando o Blog da Haco!

Baixe gratuitamente | Denim | Tendencia em todas as estações

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.