Indústria de calçados: principais tendências para 2022/2023

Indústria de calçados: principais tendências para 2022/2023

A indústria de calçados está tendo uma boa recuperação em 2021 após o fraco desempenho em 2020 por causa da pandemia.

De acordo com a pesquisa “Mercados de Calçados no Brasil e Estimativas para o Futuro” do Iemi, os resultados preliminares apontam para um crescimento de +25% em valores nominais em 2021, comparados com 2020. Para 2022 e 2023 a estimativa é de +4,5% em ambos os períodos, o que sinaliza uma ótima recuperação.

Além da inegável importância para a economia e o mundo da moda, esse é o momento de o criativo ficar alinhado com as principais tendências da indústria de calçados para as próximas temporadas.

Veja o que tem tudo para arrasar nas próximas estações e até o que promete causar alguma polêmica no mundo da moda.

 

O que esperar da indústria de calçados nas próximas temporadas

Várias tendências da indústria de calçados já começaram a chegar discretamente nas ruas. Outras prometem surpreender. Veja no que focar para a sua próxima coleção de moda.

 

Polêmica: o bico quadrado está de volta!

Como quase tudo do mundo da moda que remete aos anos 90, conhecidos por seu “exagero”, o bico quadrado já começa a causar polêmica.

As sandálias já começam a aparecer nas vitrines e nas ruas, valendo tanto para looks tradicionais quanto mais ousados.

Para muitos, é aposta certa para o verão, para outros, a vontade é de passar longe. Mas indiferente ninguém fica.

 

Color block, de novo

Mais uma que a indústria dos calçados está trazendo direto dos anos 90: o color block. A tendência já havia aparecido nas roupas há alguns anos, e agora retorna em sandálias e bolsas.

A ideia é usar e abusar dos tons sólidos e chamativos, como azuis, laranjas, vermelhos e amarelos. A combinação vai depender do estilo de cada um. Com roupas neutras ou também color bock para quem não tem medo de ousar.

 

Esportividade com o tênis chuncky

Mais um que divide opiniões o tênis chuncky parece que chegou para ficar um bom tempo na indústria de calçados. O modelo pesadão começou a fazer sucesso entre as famosas internacionais, mas rapidamente se popularizou por aqui.

Com sola alta e forte apelo esportivo, pode ser usado com quase tudo que é casual: vestidinho, short, pantalona e até blazer. Para alguns é um pouco robusto demais, para outros é puro must have. Mas, decididamente, é tendência.

 

Off White e porcelana

Há quem não veja muita diferença entre os tons – off white é um pouco amarelado enquanto o porcelana é um branco fosco.

O fato é que a indústria de calçados está apostando alto na tendência das ruas, que mostra ambas as tonalidades fazendo sucesso nos mais variados modelos.

A explicação é simples. São tons que ficam bem com qualquer estilo e em praticamente qualquer modelo e ocasião. Além disso, é a cara do verão que está chegando.

 

Tênis slip on, a conquista do conforto prático

Prático, confortável e elegante, o tênis slip on é outra tendência que não poderia ficar de fora. Ainda por cima este verdadeiro clássico é versátil, valorizando as pernas e criando um look meio atemporal.

E está valendo tudo, dos animal prints ao famoso quadriculado em preto e branco, passando pelos lisos e os de duas cores.

 

O retorno triunfante das papetes

Foi moda, deixou de ser moda, é novamente a queridinha da indústria de caçados. As papetes se consolidaram como tendência street style, após alguns bons anos no fundo do armário.

Neste cenário as Birken se destacam, mas todo tipo de papete vale a pena nas produções mais variadas. Com calça social, por exemplo, o look fica estiloso e leve.

 

Mix de texturas: aposta na diversidade

O mix de texturas também chegou à indústria de caçados, valorizando os looks modernos e ousados. E é diversidade mesmo, valendo animal print, pele falsa de répteis, metalizados e tecidos texturados.

A tendência deve ganhar os pés das composições mais irreverentes com sandálias no verão, mas também no inverno, principalmente em tênis e botas.

 

E por falar em botas…

Alguém vai dizer que, claro, elas são atemporais, clássicos da indústria de calçados. Mas tudo indica que estão mais in do que nunca, tanto as botas decano baixo quanto as de cano alto.

E com o frio que fez no último inverno não é de se espantar. Por isso pode preparar looks com botas sem medo, mas dê especial atenção nas de salto baixo ou rasteiras.

As tendências mostram que o conforto e aconchego em roupas, calçados e acessórios vai continuar em alta por muito tempo, mesmo no pós-pandemia.

 

Acolchoados em tudo

Prova disso, aliás, são os acolchoados, outra aposta alta da indústria de calçados. São mules, papetes e sandálias – inclusive as polêmicas fluffy, que são mais conhecidas por seus pelinhos.

Essa onda comfy deve ficar bastante tempo, e deve permanecer no mínimo até o próximo inverno em botas, slippers, chinelos e pantufas.

Sabendo compor o look, é puro conforto com muito estilo.

 

Toda a elegância dos loafers

Para quem gosta de um visual mais chique e elegante no dia a dia de trabalho, os loafers talvez sejam uma das melhores tendências da indústria de calçados.

O modelo é bem social sem pesar no visual e fica bem da alfaiataria ao jeans. Na verdade, até um short ou bermuda bem cortada tem seu valor com um bom loafer, então fica a dica.

 

Flats de tiras finas são must have

Para finalizar as tendências da indústria de calçados, as flats de tirinhas não poderiam ficar de fora. Mas elas sempre estão de volta no verão, dirão alguns. E como não?

Afinal, são básicas, mas elegantes; confortáveis, mas versáteis; fresquinhas, mas estilosas, as queridinhas das it girls.

O que achou dessas dicas sobre as principais tendências da indústria de caçados?

Acompanhe o Blog da Haco e descubra muitas outras novidades inspiradoras para a sua coleção de moda!

[eBook] Saiba com planejar sua coleção de moda baixando nosso e-book! | Baixar Grátis | Haco

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.