Identificação de marca para calçados: estilos e tendências

Identificação de marca para calçados: estilos e tendências

Você já pensou o que faz alguém bater com os olhos em determinado sapato e se apaixonar instantaneamente por ele? Enquanto para uns são verdadeiros objetos de desejo, para outros pode ser a peça mais importante do vestuário ou o complemento que dá o tom da personalidade ao look. De uma forma ou de outra, investir na identificação de marca para calçados é tão importante quanto para qualquer outro tipo de vestimenta.

Essa diferenciação é que faz as grifes mais famosas de calçados terem modelos que valem pequenas fortunas – e um público fiel que não para de comprar. É o consumidor que aposta na identificação de marca forte e que faz seu bom gosto ser reconhecido de longe.

Para quem está começando, pode até parecer difícil conseguir diferenciais em um mercado tão competitivo. Então a dica é usar estratégias que reforcem a personalidade do seu design.

 

Como criar uma identificação de marca forte

Há várias estratégias que podem ajudar o criativo a criar uma identificação de marca forte. Você pode escolher colocar uma ou várias em prática ao mesmo tempo, até porque elas são praticamente complementares. Confira algumas dessas estratégias:

 

Pense em suas próprias características

Cada nova coleção de moda é um exercício de criatividade. Mas além de buscar novidades para inovar nas coleções, fique bem atento às suas próprias características. Acontece que, nem sempre o criativo tem total consciência de seu ponto forte.

A dica é fazer uma análise de croquis antigos e coleções passadas. O que elas têm em comum? Qual o traço que mais se destaca? O que a maioria dos modelos têm em comum? Esse é um bom caminho para começar a desenvolver uma identificação de marca diferenciada.

 

Fique atento às tendências

É muito importante saber o que está fazendo sucesso no mercado e o que a concorrência está aprontando. Sem abrir mão do seu estilo, fique antenado com as tendências, mas não copie: inspire-se.

Use as grandes marcas de sapato para buscar aquela centelha que pode estar faltando. Como criam diferenciais de identificação de marca? Geralmente eles estão em detalhes. Pode ser o calcanhar alto, saltos ousados, o uso criativo de cadarços ou cativantes etiquetas tecidas colocadas estrategicamente.

 

Use recursos que a tecnologia disponibiliza

A identificação de marca é uma estratégia de marketing que permite encontrar e conversar melhor com seu público-alvo. É um laço de afinidade com os consumidores ideais, além de ser uma forma de se mostrar especial no mercado e também de garantir que o seu produto é original.

Mas há muitos recursos tecnológicos que podem ajudar o estilista de calçados na criação da identificação de marca. Uma delas são as etiquetas, cada vez mais aperfeiçoadas e diferenciadas para o setor.

Hoje é possível encontrar etiquetas para calçados em diversos formatos e materiais, que não alteram o conforto dos pés. E elas estão se tornando uma super tendência. Basta reparar quantas marcas estão investindo nas etiquetas, colocadas na parte externa, nas palmilhas e nas “línguas”, por exemplo.

Outra aposta importante é o uso de cadarços para identificação de marca. Hoje você encontra uma infinidade de opções, entre modelos, texturas, quantidade de fios, materiais, cores, estampas, etc.

Você pode usar cadarços diferentes para cada coleção ou cápsula, por exemplo. É uma forma criativa de destacar a estação do ano ou o segmento esportivo, casual, party, etc.

Cadarços e etiquetas também são perfeitos para criar identificação de marca de itens colecionáveis. É o caso de edições comemorativas, criadas em parcerias ou especiais.

De modo a colaborar com a identificação da marca no setor de calçados, a Haco conta ainda com puxadores, adesivos e ponteiras emborrachadas que podem ser aplicadas em diferentes modelos de tênis, sandálias e sapatos. Com as ponteiras emborrachadas Haco, a extremidade dos cadarços recebe uma camada de material emborrachado bastante agradável ao toque, reforçando a resistência do seu cadarço.

Inclusive, as etiquetas emborrachadas são muito versáteis, que podem ser incluídas em diversos formatos como etiquetas decorativas, de cós para calças e como puxadores de zíper e chaveiros, além do uso em calçados. 

Agregar esses elementos aos seus calçados é agregar valor ao seu produto, criando diferenciais de fácil reconhecimento. E são também um símbolo da originalidade da sua produção, porque tudo que é bonito e faz sucesso acaba sendo imitado.

Gostou dessas dicas de como aproveitar estilos e criar uma identificação de marca imbatível? Na Haco você encontra os melhores produtos desenvolvidos com tecnologia de ponta e ainda tem à disposição uma equipe de consultores para ajudar você a desenvolver produtos exclusivos para suas coleções.

E quando o assunto é identificação de marca, a Haco é especialista. Veja onde a Haco está pelo mundo!

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