Criatividade e estratégia. A união desses dois fatores é a meta na hora de criar a identificação de marca. Mas, ao contrário das expectativas, muitas vezes, algo não funciona e nem se sabe direito porquê. E isso é complicado, porque é justamente na construção dos detalhes que os valores da empresa são passados ao público.
Vários erros já são até comuns, e alguns causam mais problemas do que outros. Claro que o ideal é ter uma identificação de marca bem definida, mas isso também pode ser ajustado com o tempo.
Por isso, é importante reavaliar as estratégias de marca periodicamente para identificar o que está confuso ou errado e resolver a questão o quanto antes.
Mas nesse processo, alguns conceitos precisam ficar bem claros. Um deles é a diferença entre logo e marca. Pois é, eles não são a mesma coisa, apesar de muitas vezes serem tratados de forma idêntica.
Logo e marca na identificação de marca
A marca é a percepção do mercado sobre a sua empresa. É a soma de todas as experiências que os consumidores têm ao consumirem seu produto – além de elementos como os valores, atributos e o posicionamento da empresa, por exemplo.
Ou seja, a marca é como um sentimento subjetivo, que pode ser trabalhada a favor (ou contra) a empresa.
Já a logo é um símbolo, uma representação gráfica do seu negócio. E, sim, ela também influencia e faz parte da identificação de marca, porque é a imagem que deve vir à mente diante da menção do seu nome. Então, a logo também precisa ser bem definida para passar ao público a mensagem correta.
Entender essa diferença é muito importante para criar uma identificação de marca mais assertiva. Mas há vários outros fatores que devem ser considerados e erros que você não deve cometer. Veja cinco deles.
5 erros de identificação de marca para não cometer
A identificação de marca é uma estratégia para trabalhar a percepção do consumidor sobre a sua empresa. Por isso, a atenção nos pormenores pode fazer muita diferença na hora de passar a mensagem. Veja o que evitar:
1 – Escolher o nome tentando copiar o concorrente
O naming – a técnica de dar nome à empresa – é bem mais difícil do que parece. Algumas pessoas acham um verdadeiro exercício de criatividade dar um nome parecido com o de um concorrente, mas é um erro.
A identificação de marca deve transparecer autenticidade, potencial e diferenciais da sua empresa. E uma cópia não demonstra nada disso.
O nome da empresa deve considerar o público-alvo, justamente para haver uma identificação de marca. E não é porque deu certo para um que vai dar para você. Aliás, o resultado pode ser um tiro no pé.
Busque um nome atemporal, sem modismos, fácil de falar, de ser lembrado, e que instigue os consumidores a conhecerem a sua marca.
2 – Identidade visual indefinida
A identidade visual é primordial para a identificação de marca. Ela precisa ser bem definida, com um estudo que traduza o perfil da empresa – missão, visão, valores etc – através das cores, fontes e imagens, enfim, de recursos gráficos e visuais.
Um estudo de 2010 mostra que a visão representa 80% da nossa percepção capturada por meio dos sentidos. Então, é preciso saber usar isso a favor da sua identificação de marca.
Por isso, sem uma identidade visual impactante seus produtos serão comuns em meio a tantos outros. Ou seja, a chance de passarem despercebidos é imensa.
3 – Excesso de informação
O excesso de informações pode ser tão prejudicial quanto a falta delas na identificação de marca. Muitas cores, fontes muito trabalhadas e exageros nos efeitos e traços, por exemplo, causam desconforto visual.
Essa “poluição” faz com que a mensagem não chegue com a clareza necessária aos consumidores, distraia o foco e deixe a campanha pesada.
Procure criar uma identificação de marca limpa, mesmo que a ideia não seja um visual minimalista. Opte por fontes simples e procure trabalhar com duas ou três cores. Quanto mais facilmente sua imagem for lembrada, melhor.
4 – Logo confusa
É preciso muito cuidado na criação da logo. Ela é a imagem da empresa, a representação gráfica da marca. Mas criatividade nem sempre é sinônimo de boas ideias. Então cuidado para o design não ficar confuso ou com duplo sentido.
Uma logo mal elaborada pode fazer com que a identificação de marca seja associada a piadas, mau gosto, polêmicas – ou a nada. Por isso, a logo precisa expressar a sua ideia de forma clara e objetiva.
Aliás, lembre-se que uma boa logo também é estratégica, por isso ela deve ser escalável, ou seja, facilmente redimensionável. Afinal, para reforçar a identificação de marca ela deverá estar em etiquetas, embalagens, sacolas, cartões, brindes, e-mails, redes sociais, banners, letreiros, adesivos, etc.
5 – Desistir e fazer de qualquer maneira
Roma não foi feita em um dia, portanto não desista de encontrar o ponto ideal da sua identificação de marca. Continue pensando, crie e recrie, experimente, peça opiniões. Ouça quem sabe e – por que não? – contrate quem sabe.
Afinal, é para isso que existem os profissionais especializados e o rebranding, ações que podem preservar ou resgatar valores da empresa remodelando a identificação de marca.
O rebranding também é aconselhado quando sua marca cresce muito. Você também pode readaptar a identificação de marca a um redirecionamento da sua empresa, mantendo a essência, mas fazendo pequenas atualizações que impactam o público positivamente. A Haco oferece uma consultoria especializada para ajudar você a criar uma estratégia de identificação de marca através das suas soluções. Você conta com todo o direcionamento de especialistas antenados com as principais tendências do mercado.
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