O momento atual talvez seja um dos mais acelerados da história moderna devido à pandemia do coronavírus. Com isso, novos parâmetros de leitura da realidade vão sendo formados e se refletem de diversas formas. As tendências de cores 2021 estão entre elas.
Para a WGSN, empresa especializada em análise de tendências, a pandemia da Covid-19 é o maior propulsor de mudanças dos últimos tempos. O cálculo dos especialistas é que o aparecimento global do coronavírus antecipou em uma década a consolidação de novos rumos.
Com isso, as tendências de cores 2021 refletem, principalmente, os conceitos de resiliência, flexibilidade,sustentabilidade e criatividade, características mais fortes do que nunca na sociedade atual.
Conhecê-las é fundamental para o estilista guiar as escolhas para a próxima coleção ou mesmo realinhar estratégiasde publicidade de moda.
Descubra as tendências de cores 2021
As tendências de cores 2021 para o verão toma rumo oposto ao do inverno. Os tons escuros e profundos dão vez aos suaves e leves, que remetem à sensação de tranquilidade, à capacidade de invenção e transformação. O azul bebê ganha especial destaque.
Entre as principais apostas estão ainda os tons solares, principalmente amarelo, laranja e terracota, com espaço para o vermelho; o branco, com forte tendência para os looks all white; os verdes, inspirados nas florestas; neutros quentes, como camurça, blush, creme e tons nude; e os florais miúdos e leves nas estampas.
Paletas refletem equilíbrio, renovação, harmonia e criatividade
Para a Pantone Color Institute o tom do ano se reflete em uma paleta de cores inspirada pela natureza, símbolo máximo de reinvenção e do eterno ciclo de morte e renascimento.
A ideia é um leque de cores que transcenda estações, evitando o imediatismo e estendendo o uso das peças em múltiplas combinações durante todo o ano.
A mensagem deve ser positiva, autêntica, reconfortante e ao mesmo tempo com toques de energia, que transmita otimismo e bom humor. A empresa aposta nas versões de verde menta, amarelo, ametista, coral e framboesa na paleta principal.
A paleta clássica conta com o otimismo do verde-amarelo ácido, a suavidade do rosa empoeirado, o verde frio com notas azuladas e o terracota forte e resistente.
Já na paleta secundária, os tons se tornam mais fechados e sérios, com azul profundo, areia e verde amarronzado, trazendo ainda a suavidade do creme de manteiga esbranquiçado e o silêncio dos cinzas.
Cores vibrantes e estampas florais também fazem o verão
Os tons vibrantes também são tendências de cores para o verão de 2021, afinal a estação do sol é pura energia.
Para a Coloro, o sorvete de manga e o rosa arroxeado da flor de orquídea são as melhores traduções do conceito, assim como o verde oliva representa o minimalismo e a calma tão almejada nesse contexto incerto.
Entre as estampas, os elementos da natureza também estão presentes, fazendo com que os florais protagonizem. A ideia são padrões leves e delicados, como as flores do campo.
Imersão digital também é representada
A pandemia e o isolamento social forçado acarretou na imersão digital profunda, refletindo a mudança de comportamento e nas formas de relacionamento social e consumo.
Essa transformação também guia as tendências de cores 2021 para o verão, sobretudo na estamparia, com a valorização da arte digital, poás abstratos e forte presença do tie dye.
O movimento de moda retrô permanece como tendência, fortalecendo o caráter cíclico da moda, principalmente com referências aos anos 60 e 70, através do xadrez tradicional com viés sofisticado.
Quer saber mais sobre a tendência de cores 2021? Então aproveite para saber sobre como definir a cartela de cores da sua coleção de moda e ter ainda mais afinidade com seu público alvo!