Febratex: entenda o aquecimento do setor da indústria têxtil

Febratex: entenda o aquecimento do setor da indústria têxtil

A indústria têxtil está pronta para retomar o aquecimento e um dos maiores termômetros do setor promete movimentar o Vale do Itajaí (SC) entre os dias 23 e 26 de agosto: a Febratex.

A feira, que é a maior das Américas e um dos eventos mais importantes da indústria têxtil mundial, vai agitar Blumenau com uma edição ainda maior do que as anteriores.

A 17ª edição da Febratex vai ocupar os quatro setores do Parque Vila Germânica, um espaço anexado ao setor 7 e ainda o Ginásio do Galegão. No total serão 30 mil m² com sete áreas físicas recheadas de novidades.

Depois de um intervalo de quatro anos – a 16ª edição aconteceu em 2018 – a Febratex 2022 promete aquecer a indústria têxtil, e um dos principais focos do evento será a sustentabilidade.

Febratex quer aquecer a indústria têxtil de forma sustentável

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a indústria têxtil deve ter um crescimento discreto esse ano. Segundo a entidade, a inflação persistente e o consequente baixo poder de consumo aliados à lenta geração de empregos deve desacelerar a produção do setor para 1,2% ao ano em 2022.

Mas não no que depender da Febratex. Os organizadores pretendem que a feira seja um agente transformador desse cenário. Para isso, o Febratex Group programou eventos que incentivem o crescimento das empresas com base nos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

E novidades não faltam. O Febratex Conecta promete ser uma das mais impactantes. O espaço, que ficará no setor 3 da Vila Germânica, pretende entregar conteúdo exclusivo aos visitantes, com informações relevantes que gerem conhecimento e networking.

Já o Startup Corner promete promover soluções de inovação para a indústria têxtil brasileira. A ideia nasceu da 1ª edição da Febratex Summit, em 2019 e cuja segunda edição acontecerá em, 2023.

Saiba mais sobre os eventos da Febratex 2022

A Febratex é considerada a maior feira de máquinas e tecnologias têxteis de todas as Américas. Além disso, é reconhecida como a terceira maior feira mundial da indústria têxtil, mas nunca foi tão grande e completa como a deste ano. Assim, a edição de 2022 promete surpreender com os eventos voltados para as inovações e a sustentabilidade do setor.

O Startup Corner, por exemplo, será um ambiente exclusivo para as startups relacionadas ao setor que estão começando. A ideia é fazer a conexão entre esses novos empreendedores da indústria têxtil e potenciais apoiadores. Com curadoria da Blusoft, a expectativa é que o espaço conte com até 18 startups.

Para quem quer inovar e agregar valor à identidade de marca, o Febratex Conecta será um celeiro de inspirações. Uma mostra reunirá soluções sustentáveis e inovadoras apresentadas por empresas nacionais e internacionais.

O espaço também contará com o Green Circle, do Citeve, Centro Tecnológico de Portugal, pela primeira vez nas Américas.

Além disso, durante quatro dias os visitantes poderão consumir o conteúdo da Conferência Febratex, onde os expositores da feira falarão sobre suas experiências, novidades e expectativas para a indústria têxtil.

Por outro lado, se a próxima Febratex Summit só acontecerá em 2023, vai ser possível ter uma bela prévia já na Febratex de agosto. Durante um dia inteiro será possível conhecer e se inspirar com o preview do que será levado para o encontro do ano que vem.

 

Última edição reuniu 2,4 mil marcas

Tradicionalmente a Febratex acontece a cada dois anos, mas a pandemia impactou o calendário de eventos em todo o mundo. Dessa forma, a 17ª edição está acontecendo apenas agora, quatro anos depois da última, em 2018.

Na ocasião, 330 expositores levaram 2,4 mil marcas para a feira, reunindo mais de 50 mil visitantes nos quatro dias de eventos. Mas essa promete ser ainda maior do que a anterior.

Entretanto, a Febratex 2022 acontece em um momento delicado da indústria têxtil. De acordo com a Abit, além da demanda fraca por conta da inflação e do pouco poder de consumo, há uma forte pressão dos custos, que não param de subir.

Assim, a Febratex se torna ainda mais importante por ser uma época em que a indústria têxtil precisa de incentivos e soluções inovadoras para retomar o crescimento.

Haco será uma das marcas agregadoras de valor

É claro que a Haco não poderia ficar de fora da feira mais importante do momento para o mundo da moda nas Américas. A empresa vai levar toda a sua expertise em criação de diferenciais de marca para agregar ainda mais valor ao evento.

A Haco estará na Febratex fazendo o lançamento do novo book, e promoverá o Connect Day, com participação especial dos palestrantes Lilian Pacce, Carlos Ferreirinha, Alex Venancio, Pedro Andrade e Paula Kim. 

Também estará presente o projeto de varejo inteligente com as etiquetas da Haco RFID. Além de tudo isso, temos a parceria com o Café Cultura que estará com um espaço em nosso stand. 

Quer encontrar a gente lá? Estaremos no setor 3 da Vila Germânica, nos stands 20 e 21.

Estamos esperando você lá, mas não esqueça: aqui no blog da Haco você tem acesso às últimas novidades do mundo da moda e da indústria têxtil!

E-book gratuito | Colecao de moda

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.