A escolha das cores é um dos primeiros passos que um estilista dá quando vai desenvolver suas coleções de moda, não é mesmo? As inspirações podem vir de diversos lugares: viagens de pesquisa de moda, filmes, livros, e até mesmo a natureza, que possui uma imensidão de tonalidades a ser exploradas pelos criativos.
Uma das principais inspirações atualmente é a Pantone, que anualmente lança uma nova tendência de cor: em 2020 a queridinha é a Pantone Classic Blue 19-452, um azul sereno e elegante.
Mas como esta cor pode inspirar você em suas criações? Continue lendo este blog post e iremos te mostrar como transformar uma inspiração de cor, como a Pantone Classic Blue 19-452, em muitos insights poderosos para você utilizar no seu dia-dia de trabalho.
Estudar antes de escolher a cor principal de sua coleção é o primeiro passo. Durante a montagem do seu mapa de coleção de moda, pense em quais cores você deseja que sejam predominantes em suas coleções e o que significam aos olhos de seus clientes. Troque ideias com seus colegas e envolva toda a equipe neste processo.
Aprofundar-se em Psicologia das Cores, estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores, é uma boa dica. Abaixo reservamos algumas dicas sobre como utilizar o Pantone Classic Blue com inspiração para seu trabalho de moda:
Pantone Classic Blue, uma cor de paz e serenidade
A cada ano a Pantone surpreende com suas apostas de cor. Em 2020 a queridinha tornou-se a Classic Blue 19-452, que é identificada pela nossa psique como cor tranquila, que traz paz e serenidade, oferecendo uma sensação de proteção ao espírito humano.
Segundo o site da Pantone, impacta sobre a concentração, trazendo uma claridade igual a um laser. “Nos leva ao equilíbrio dos pensamentos. Uma cor azul refletiva, Classic Blue cria a resiliência”, afirma a marca
A Pantone Classic Blue 19-452 transmite versatilidade, pois pode ser utilizada em texturas, acabamentos e revestimentos brilhantes. O que é definido pela Pantone dita moda no mercado da moda, automobilístico, de decoração e imobiliário.
Mas e qual o significado da cor azul?
Você deve estar se perguntando qual o significado da cor azul – e todas as suas nuances – e como este conhecimento pode te auxiliar no desenvolvimento de suas novas coleções. O azul simboliza sentimentos relacionados à fé, espiritualidade, lealdade e paz.
Também é relacionado à estabilidade, harmonia e confiança, de acordo com compilado realizado por especialistas do No Film School.
Inspiração para o mercado da moda
De acordo com a WGSN, maior portal de pesquisa sobre tendência de moda, os tons puros e ousados de azul são uma tendência em alta no mercado dos EUA.
A cor azul-raio é uma das mais inovadoras, especialmente na moda jovem feminina. As roupas nas cores de azul-cobalto tiveram um aumento de presença de considerável nos últimos tempos.
Tudo mostra que o azul não saiu de cena e está cada vez mais forte: as pesquisas divulgadas em 2018 foram reforçadas pela Pantone, que apostou na Classic Blue em 2020.
Classic Blue dominando as decorações de ambientes
Quem trabalha com planejamento de moda sabe que as inspirações para as próximas coleções surgem de diversos lugares, inclusive da arquitetura. O site Casa Vogue aposta que a cor Classic Blue promete ficar em evidência nas paredes de diversos ambientes da casa e também pode invadir móveis e objetos de design.
Vem combinada com uma base mais dark, usando paredes escuras e contraste com elementos mais claros, como almofadas.
Está mais do que claro que a Pantone Classic Blue veio para ficar! Portanto, use e abuse de sua criatividade para desenvolver roupas, acessórios e demais produtos de moda. A versatilidade da cor dá asas aos estilistas que desejam propor novas formas e conceitos ao mercado.
As identificações de marca também precisam estar alinhadas com a paleta de cores da coleção. Clique aqui, baixe nosso material, e saiba mais sobre o pack de identificação de marca da Haco.