Copa do Mundo: o que você precisa saber sobre brasões de uniformes

Copa do Mundo: o que você precisa saber sobre brasões de uniformes

A Copa do Mundo 2022 não vai ser igual àquela que passou. E não é só por causa dos dois anos de pandemia. O calendário alterado do meio para o fim do ano tem tudo a ver com isso. A competição não só ficou colada na Black Friday – uma das datas mais importantes para a moda e o comércio em geral – como das férias de fim de ano e do Natal. Isso sem falar no clima de primavera-verão que sempre dá um gás nos corações brasileiros.

Por isso, essa é uma oportunidade ainda maior para criar as já costumeiras coleções cápsulas que tanto encantam quem gosta de torcer com estilo. Claro que não dá para tirar o foco do brazilcore (afinal somos pentacampeões!), mas há também outros fatos importantes para inspirar os estilistas.

E um deles é que essa deve ser a última Copa do Mundo de nomes famosos do futebol masculino mundial, como Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi. A ideia, então, é reunir isso tudo de uma forma divertida e cativante, que incentive uma torcida vibrante e alto astral através do vestuário.

Um ótimo recurso é usar os brasões dos uniformes para criar essa identificação com os ídolos das outras seleções. Claro, apesar do clima competitivo, o espírito da Copa do Mundo deve ser saudável, reforçando a união entre os povos em torno da bola, do chope gelado, da praia, do boteco e de abraços apertados.

 

O que considerar no uso de brasões na coleção da Copa do Mundo

Os brasões dos uniformes da Copa do Mundo têm um bom motivo para estarem lá. Eles representam a seleção de cada país e precisam seguir alguns padrões determinados pela Fifa.

E a Fifa não é considerada uma entidade muito simpática ou flexível nesse sentido. Para se ter uma ideia, há um documento – Regulamentação para Uniformes e Equipamentos – que define detalhadamente como devem ser todos os símbolos nas camisas, calções e meiões das equipes. E isso inclui jogadores, reservas, comissão técnica, trio de arbitragem e até gandulas. São 92 páginas com tantas particularidades que você nem imagina.

Claro que isso se aplica aos uniformes oficiais. Mas acontece que, de uma certa forma, isso também atinge quem leva a moda a sério, porque cada brasão é, na verdade, um símbolo oficial de uma seleção.

E, para ser usado, precisa de autorização legal e direito de uso. Aliás, não só os brasões, mas qualquer logo e menção à Copa do Mundo, como o nome de um jogador, de uma organização ou da própria Fifa.

 

Como criar os looks para a Copa do Mundo 2022

A estimativa é que a Copa do Mundo do Catar tenha cerca de 5 bilhões de espectadores ao redor do globo de olho nas 32 seleções. E o esporte mais popular do mundo sempre deu pano para manga, literalmente. Então nada melhor que a moda para reforçar o sentimento de unificação cultural global com muito estilo.

 

Busque alternativas

O criativo não precisa usar brasões oficiais, mas pode aludir, ludicamente, aos símbolos, cores e imagens que mexem com a imaginação popular. Procure acabamentos de qualidade e materiais que possam ser personalizados para a sua coleção.

 

Crie uma etiqueta comemorativa

Que tal fazer seu próprio brasão para essa Copa do Mundo? Torne sua coleção cápsula ainda mais exclusiva, digna de colecionador. Crie uma etiqueta única para a os materiais da ocasião, ou uma etiqueta para cada subcoleção.

E não esqueça de se programar para as finais. Já pensou se o Brasil for hexa? Planejar acessórios, etiquetas, cadarços, e materiais de lançamento rápido é uma ótima estratégia para colocar sua marca na história da Copa do Mundo.

 

Pense na estação

Desenvolva peças que tenham a ver com a estação: já será quase verão e as finais serão pertinho do Natal. Vestidos leves, sandálias, saídas de praia, biquínis, bonés e blusinhas e shorts estarão em alta.

 

Use simbolismos culturais

Reinvente os principais símbolos de cada país, como as praias do Rio de Janeiro encharcadas de azul (do céu e do mar) e amarelo (do sol). Isso coloca os tons alaranjados em alta, por exemplo.

Mas imagine também os locais em que os jogos serão assistidos: o povo vai da praia para o boteco, se reúne na pizzaria, fecha restaurantes. Quem assistir em casa provavelmente vai para a rua depois – comemorar ou se distrair da tristeza.

E lembre-se: pelo menos os jogos iniciais serão de dia, então pense nas peças que os torcedores vão gostar de usar para torcer em pleno calor.

 

 

Pense além da Copa do Mundo

O foco é a Copa do Mundo, mas não deixe as peças com datação excessiva. Faça brasões marcantes, mas de vida longa, que se mantenham atuais mesmo após a competição.

Adapte os tons às tendências da moda para dar sobrevida e sustentabilidade à coleção, aumentando sua vida útil no armário. Saia do óbvio e do comum, crie um sportwear esportivo que faça uma alusão indireta à ocasião.

 

Brinque com as cores

Então você também não precisa ser literal. Brinque com as cores dos países, use nuances, reinvente referências esportivas, como redes, marcações de campo, bolas e chuteiras. Brinque com texturas e mix de materiais para criar volumes.

Sport vintage

Brasões e símbolos têm tudo a ver com o sport vintage, uma grande tendência entre o público que ama o visual esportivo mais sofisticado. Valem releituras de antigos uniformes, cores mais neutras e, é claro, a alfaiataria para garantir um visual clássico.

 

Bom humor e alto astral são indispensáveis

Lembre-se que as alusões indiretas são importantes para não ter problemas com os brasões, mas duas coisas são indispensáveis na sua coleção para a Copa do Mundo: bom humor e alto astral.

Pense em peças que levem alergia, leveza, união e companheirismo, sempre incentivando a competição saudável. Por outro lado, peças longevas, que se mantenham atuais muito depois da Copa do Mundo 2022, vão reforçar sua identidade de marca e garantir um lugar especial no coração dos torcedores.

E não esqueça de buscar acabamentos e etiquetas exclusivas, personalizadas para a ocasião. Se ficar na dúvida ou quiser inspiração, a Haco oferece uma equipe de consultoria especializada para te ajudar a encontrar as melhores soluções para cada linha.

 

Venha criar os brasões junto com a Haco!

Mas se você quiser agregar esses brasões carregados de história e significado à sua coleção para a Copa do Mundo, a Haco é a melhor opção para criar patches com técnicas inovadoras e diferenciadas que vão impactar o mercado. 

Afinal, já desenvolvemos e fabricamos os brasões dos principais clubes esportivos do mundo – inclusive o brasão da camiseta oficial da CBF – e sempre com as auditorias e licenciamentos necessários. Aliás, aqui nesse trendspot da coleção-cápsula de brasões você conhece e se inspira em algumas das últimas criações da Haco. 

E fica uma dica de diferencial que pode ajudar a sua própria identificação de marca: todos os patches da CBF produzidos pela Haco são 100% reciclados, desde os fios até os acabamentos utilizados. 

Então venha criar com a gente e crie diferenciais de peso na sua coleção para a Copa do Mundo!

Aproveite para se inspirar nesse conteúdo que preparamos sobre como as Olimpíadas se relacionaram com a moda!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.