Quando falamos de inspiração no mundo fashion, as possibilidades são infinitas. Uma coleção de moda pode trazer referências de arte, da história, da arquitetura, da natureza, de diferentes estilos e dos mais diversos elementos que fazem parte da cultura de cada lugar.
Neste contexto, obras arquitetônicas tornam-se uma fonte rica de inspiração para criar uma coleção de moda. As formas, linhas, texturas e paletas de cores presentes em obras icônicas podem ser a base perfeita para dar vida a peças cheias de estilo e personalidade.
Para inspirar você, pontuaremos a seguir os passos para criar uma coleção de moda inspirada em arquitetura.
Pesquisa de referências em arquitetura
Antes de iniciar sua coleção, mergulhe na pesquisa. Estude diversos estilos arquitetônicos, desde o clássico até o contemporâneo. Observe os detalhes, como formas geométricas, materiais predominantes e elementos de destaque.
Se possível, faça uma viagem de pesquisa de moda. Além de adquirir conhecimento, a viagem lhe permitirá vivenciar outras culturas e criar ótimos insights.
Mas se o orçamento ou o timing da coleção não permitir a sua saída, aproveite viagens virtuais por meio de plataformas de compartilhamento de fotos e sites de arquitetura para coletar referências visuais.
Uma ótima ferramenta para isso é o Google Arts & Culture, que permite fazer tours 360° por locais famosos do mundo todo, como museus, pontos turísticos e exposições online.
Escolha da paleta de cores
Cada estilo arquitetônico possui uma paleta de cores única. Use essas paletas como ponto de partida para sua coleção.
Se você está inspirado pela arquitetura modernista, opte por tons neutros, brancos e cinzas, com toques sutis de cores ousadas.
Em contrapartida, estilos como o neogótico e art nouveau permitem explorar cores ricas e profundas.
Elementos de design
Ao criar uma coleção de moda inspirada em arquitetura, os elementos das obras podem ser reinterpretados em detalhes das peças de vestuário e acessórios.
Por exemplo, se você está inspirado pela arquitetura gótica, pode incorporar elementos de vitrais em aviamentos e acabamentos da peça.
Materiais como concreto aparente e aço são emblemáticos do estilo industrial, podendo ser traduzidos em texturas de tecidos diferenciados.
Texturas e tecidos
Assim como na arquitetura, as texturas têm um papel fundamental na moda. Se o seu estilo arquitetônico de referência envolve o uso de materiais naturais, busque tecidos que imitem a textura orgânica e complete com aviamentos que utilizem fibras de algodão, linho, bambu e papel reciclado.
Estilos mais futuristas pedem tecidos com padrões geométricos únicos, ideais para peças mais robustas, como calças e casacos. Para destacar a sua marca, utilize identificações que chamem atenção, como acabamentos em foil, fios brilhantes, papel holográfico e metais.
A Haco te ajuda a pensar em cada detalhe
Pequenos detalhes fazem toda a diferença em uma coleção de moda inspirada em arquitetura. Por isso, é importante escolher acabamentos decorativos que se alinhem ao estilo arquitetônico de referência.
Após todo o trabalho de pesquisa e desenvolvimento, a identificação de marca é primordial para agregar valor às peças. Seja inspirada pela arquitetura ou outras formas de arte, este é o momento certo para contar a história e o propósito da sua coleção.
Para isso, a Haco pode te ajudar. Nosso mais novo Book “(In) Orgánico” traz inspirações incríveis das obras de Antoni Gaudí e de destinos icônicos da cidade de Barcelona. Tudo isso traduzido em produtos altamente diferenciados, utilizando matérias-primas inovadoras.
Para saber mais, clique abaixo, acesse o Concept Book e inspire-se ainda mais para criar a sua próxima coleção!