Blonde: referências de moda e estilo de Marilyn Monroe

Blonde: referências de moda e estilo de Marilyn Monroe

Quando Norma Jean Mortenson se tornou Marilyn Monroe não tinha ideia da complexidade do ícone em que se transformaria. Em Blonde, filme de Andrew Dominik que acaba de estrear na Netflix, Ana de Armas encarna a loura mais famosa de Hollywood, em uma atuação tocante e profunda.

O filme alterna cenas coloridas e em preto e branco, com algumas locações reais. O diretor optou por usar as casas verdadeiras em que Norma Jean nasceu e morreu, por exemplo.

Blonde mostra o que o público não via através da tela. Conta a infância, suas lutas internas, os traumas e abusos sofridos por maridos e amantes. E, é claro, toda a moda e estilo de Marilyn Monroe.

 

Blonde: uma história que a moda ajuda a contar

A moda, é um assunto inevitável. Afinal, basta um olhar rápido para entender a atualidade de seus looks. Além dos modelos emblemáticos das produções cinematográficas que fizeram história, fora da tela Norma Jean também sabia unir simplicidade e elegância para valorizar suas curvas naturais.

Assim como as tendências vão e voltam, inspire-se no glamour e na feminilidade dessa mulher que abalou a cultura pop contemporânea.

 

Lembre alguns figurinos icônicos da sex symbol no cinema

Dona de uma beleza ao mesmo tempo sensual, provocativa e ingênua, Norma Jean balançou os alicerces do cinema e da sociedade da década de 50. Diversos looks usados nos filmes foram considerados ousados para a época – e continuam servindo de inspiração através dos anos.

O figurinista William (Bill) Travilla (1920-1990) foi responsável por vários, mas pelo menos três deles se tornaram realmente icônicos. O mais famoso é o vestido branco usado por Marilyn Monroe em “O Pecado Mora ao Lado” (1955).

Blonde: Referências de moda e estilo de Marilyn Monroe

O modelito foi eternizado na cena em que a protagonista está sobre uma escotilha de ventilação do metrô e se esforça para segurar a saia esvoaçante por causa de uma súbita corrente de ar.

É dele também o inesquecível vestido rosa “tomara que caia” de “Os Homens Preferem as Louras” (1953). Foi com ele que Marilyn cantou a inesquecível “Diamonds Are a Girl’s Best Friend”. A cantora Madonna, aliás, reproduziu o vestido e a performance no clipe de “Material Girl” (1984).

O mesmo filme conta com mais um modelo do figurinista que causou furor. Um longo  dourado plissado com cava americana que foi costurado no corpo da atriz para revelar ainda mais suas formas. Quando, fora de cena, Marilyn usou uma versão modificada, uma invejosa atriz a tachou de “vulgar” pela ousadia do look.

 

Estilo atemporal, sensual e irreverente longe das telas

Longe das telas a moda e estilo de Marilyn Monroe também são inspiradores. No dia a dia ela trocava o glamour por composições mais despojadas. Porém, sempre sensuais com um toque de irreverência e muito bom gosto.

Entre os toques pessoais merecem destaque as intervenções nos jeans, geralmente com a barra dobrada na modelagem reta ou mom. Além do visual cropped, o boyish geralmente era completado com tênis e camisa polo ou de botão. Nesse caso, as pontas amarradas sempre davam um charme extra.

Blonde: Referências de moda e estilo de Marilyn Monroe

O jeanswear, aliás, era um dos preferidos da estrela fora das câmeras. E era relativamente fácil vê-la com jeans com jeans – e, geralmente, oversized. Era a década de 50 e a cintura alta, bem marcada, deixava as curvas ainda mais fartas e elegantes. Com calças lisas ou estampadas, a gola tartaruga (turtleneck) com barra para dentro ou o tricô curto estavam sempre presentes nos looks de inverno.

Nas composições mais elegantes do dia a dia, os vestidos justos no joelho com scarpin de salto alto e casacos longos eram o combo infalível.

Blonde: Referências de moda e estilo de Marilyn Monroe

 

Blonde só na Netflix

Além de Ana de Armas como Marilyn Monroe, Blonde traz ainda Bobby Carnavale como o astro do beisebol Joe DiMaggio (segundo marido da estrela) e Adrien Brody como o dramaturgo Arthur Miller (terceiro marido). O filme conta também com uma trilha sonora poderosa, capitaneada por Nick Cave e Warren Ellis.

Blonde não será exibido nos cinemas, apenas no streaming Netflix, tem Brad Pitt como um dos produtores e é inspirado na obra homónima de Joyce Carol Oates.

Quer mais inspiração? Aproveite para conferir nove personagens estilosas de filmes e séries que arrasam nos looks!

Denim, uma tendência em todas as estações! | Baixar gratuitamente | HACO

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.