Sustentabilidade na moda: entenda o diferencial do fio de poliéster reciclado nas etiquetas

Sustentabilidade na moda: entenda o diferencial do fio de poliéster reciclado nas etiquetas

Todo mundo sabe que por trás de uma coleção de moda há uma longa história, do processo criativo do estilista às mãos que deram cada ponto até chegar ao PDV. No entanto, o que começa a chamar cada vez mais a atenção é a história da própria matéria-prima para se tornar tecido e a sua sustentabilidade na moda.

Criar alternativas que resultem em mais sustentabilidade na moda é imperativo para o planeta – e também uma cobrança crescente dos próprios consumidores.

É aí que entram as etiquetas com fios de poliéster reciclado, um diferencial que conquista o cliente consciente, agrega valor à marca e ajuda o meio ambiente a cicatrizar feridas.

Fios reciclados garantem a sustentabilidade na moda

Uma das boas novidades que garantem a sustentabilidade na moda é a adesão das empresas aos fios reciclados de poliéster. Marcas de luxo, entre elas Armani, Kering, Esprit, Patagônia e H&M, estão colaborando decisivamente para que a procura seja maior do que a demanda.

Os benefícios para o meio ambiente são muitos e atendem à pressão crescente de um público cada vez mais exigente por soluções sustentáveis na moda. A reciclagem do poliéster não só reduz de forma considerável o volume dos aterros sanitários, como colabora para evitar o desgaste dos recursos renováveis, uma vez que a matéria-prima não precisa ser fabricada ou importada.

Pelo contrário. A matéria-prima vem dos milhões de garrafas PET descartadas todos os anos e que passam a ser transformadas em tecidos como o fleet, um tipo de tecida de malha.

Tendo como base o conceito de regeneração, os tecidos à base de fios sintéticos originados de materiais residuais como o PET, são reutilizáveis, podendo ser utilizados por diversos ciclos de vida.

Baixe nosso infográfico e descubra como tornar suas coleções de moda muito mais especiais com os pack de identificação de marca da Haco! | Haco

Indústria têxtil reponde por 22% da reciclagem do PET

De acordo com o 11º Censo de Reciclagem do PET no Brasil, em 2019 o país reciclou 331 mil toneladas, o equivalente a 55% das embalagens descartadas e 12% a mais do que no ano anterior.

Esse desempenho é superior ao de diversos países desenvolvidos, como os Estados Unidos, por exemplo, que reciclam apenas 29% de suas embalagens PET.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), o faturamento gerado pelo setor chegou a R$ 3,6 bilhões, reflexo do fortalecimento da economia circular, composta por uma indústria diversificada, que utiliza o PET reciclado em seus produtos.

Grande parte desse movimento foi originado pela produção do fio de poliéster reciclado. De acordo com a Abipet, os produtos têxteis são responsáveis por 22% do PET reciclado, ficando atrás apenas do uso para pré-formas e garrafas.

Diferencial agrega valor ao produto

Hoje a sustentabilidade na moda agrega valor ao produto final, ajuda a fidelizar o consumidor e empresta maior grau de confiabilidade à empresa, já que a transparência na produção é cada vez mais cobrada pelos clientes.

A produção do poliéster de PET, por exemplo, emite 75% menos carbono do que a do poliéster convencional e ainda significa uma redução entre 33% e 53% do consumo de energia.

Por outro lado, as peças produzidas a partir do poliéster reciclado podem ser novamente recicladas, fechando um circuito de uso que minimiza o desperdício. O produto final tem qualidade idêntica ao poliéster tradicional e ainda demonstra uma preocupação social, já que a coleta do PET é feita através de cooperativas de catadores.

As etiquetas com fio de poliéster reciclado denotam a consciência ética da marca, agrega valor às peças e cria uma identificação com o público alvo em uma época em que o supérfluo e o descartável estão cada vez mais fora de moda.

Qualidade e conforto com sustentabilidade

Além de incentivar a sustentabilidade na moda, as etiquetas com fio de poliéster reciclado são macias e confortáveis ao contato com a pele, resistentes à lavagem e sem produtos químicos nocivos ao meio ambiente.

A Haco possui uma gama imensa de etiquetas com fios naturais e reciclados, que permitem a combinação com mais de uma centena de acabamentos com alta definição e qualidade.

Tecidas ou estampadas, as etiquetas da Haco permitem criações exclusivas, agregando diferenciais de sustentabilidade na moda e identificação da marca.

Quer saber mais sobre os produtos Haco e receber dicas sobre o mundo da moda? Não deixe de acompanhar nosso Blog!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.