Com a estética melancólica e conflitante, ‘Spencer’, a mais nova produção cinematográfica de Pablo Larraín, relata a semana do natal de 1991, quando Lady Diana decide pedir oficialmente à Família Real o divórcio do Príncipe Charles.
A produção especula os acontecimentos e comportamentos da festa de Natal em que Diana ponderava sobre o relacionamento com Charles, das constantes diferenças com a Rainha e das desconfianças de traição.
O filme chegou aos cinemas em janeiro deste ano e promete ser um dos melhores dramas de 2022. Mas para que o sucesso fosse completo, a escolha dos figurinos e estética tiveram grande contribuição.
Parceria com marcas da moda levam fidelidade à caracterização em Spencer
O filme, lançado em janeiro, após o cancelamento em novembro de 2021, foi destaque do Festival de Veneza e já é um dos favoritos ao Oscar 2022 e traz a elogiadíssima Kristen Stewart no papel principal.
Mas apesar da ótima narrativa sobre os supostos últimos dias do casamento entre Lady Di e o príncipe Charles (Jack Farthing) e da caracterização perfeita de Kristen, mais uma vez as marcas da moda têm um papel fundamental na história.
Para ser o mais fiel possível aos looks de Lady Di, a premiada figurinista Jacqueline Durran contou com uma parceria muito especial: a Chanel.
Por que Chanel?
É sempre interessante lembrar que a própria Kristen Stwart é embaixadora da Chanel desde 2013. Já para Durran a Chanel é uma das marcas de moda que ela mais trabalhou no cinema nos últimos 15 anos.
Isso sem falar que Diana amava os modelitos da Maison. Como o casaco de tweed vermelho feito sob medida, usado ao chegar em Paris, em 1988, e que foi também a escolha para a cena da igreja de Natal, em Spencer.
O diretor Pablo Larraín, por sua vez, já havia trabalhado com a Chanel em “Jackie” (2016). Mas, fora tudo isso, Durran considerou que a Chanel, de forma geral, era uma das marcas de moda que mais se encaixava no estilo da princesa no período abrangido em Spencer, que se passa no Natal de 1991.
Assim, a maior parte das peças usadas nos figurinos faz parte do patrimônio histórico da marca. Entre eles o icônico vestido de gala off-white repleto de bordados, uma réplica exata do original de 1988 produzido pela Chanel exclusivamente para as filmagens.
Lady Diana como ícone de moda
Mesmo sem ter o interesse em influenciar pelo estilo, Diana era naturalmente uma mulher elegante, que escolhia peças marcantes, porém que casassem com sua personalidade.
Para o filme, essa foi a essência escolhida, onde cenários em tons neutros e melancólicos contrastam com peças que se destacam. O objetivo do cineasta foi ressaltar a naturalidade com que Diana se sobrepõe à imagem do herdeiro ao trono, príncipe Charles.
A produção ainda criou diferentes estilos dos personagens, fazendo um balanço entre a estética de Diana e, por exemplo, Camilla Parker Bowles, que na época era apontada como amante de Charles.
O filme está imperdível e quem gosta de moda deve se atentar aos detalhes da construção dos cenários, das escolhas das peças, como as da Chanel, e da estética geral que amarra o drama.
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