Sleepwear e Homewear: fique atento a essas tendências

Sleepwear e Homewear: fique atento a essas tendências

O fim da pandemia com certeza deixará mudanças profundas no comportamento das pessoas. Uma delas é a forma de ver o lar. Mesmo com a retomada gradual da normalidade, várias tendências chegaram para ficar. O home office, o estudo híbrido e a casa-empresa por exemplo, estão com fôlego redobrado. Com isso, o mundo da moda também precisou se adaptar para atender à demanda crescente pelo conforto com elegância em casa. Sleepwear e homewear nunca estiveram tão em evidência.

Hoje ambos os nichos estão em pura expansão. Os looks para ficar em casa que começaram a bombar nas redes sociais no início da pandemia não só se mantiveram em alta até agora como são um dos segmentos que mais crescem no mundo da moda.

Mas quais são as tendências mais fortes? Como inovar e surpreender na próxima coleção de moda?  

 

Tendência em sleepwear e homewear é replicar a moda das ruas

Na busca por competitividade, quem é do mundo da moda precisa estar alinhado com os novos hábitos de consumo e as mais fortes tendências. Afinal, essa é a hora certa para apostar nestes dois nichos que, de uma certa forma, até chegam a se entrelaçar.

De uma forma geral, a macrotendência é replicar a moda das ruas, levando para dentro de casa uma versão mais gostosa e confortável.

 

Pijamas: para dormir melhor e com mais estilo

Os últimos tempos ressaltaram a importância de cuidar do corpo e da mente, cenário em que boas noites de sono são simplesmente fundamentais.

Além da qualidade do tecido, macio e aconchegante, estampas que mantenham o astral alto ajudando a combater a ansiedade fazem cada vez mais sucesso.

 

Animal prints bem-humorados

As animal prints bem-humoradas são sucesso no sleepwear. Para o inverno, o must have são os pijamas malhados com capuz e os macacões que imitam bichos. Atenção, isso vale para crianças e adultos.

Nessa linha, os grandes hits em sleepwear são as peças inspiradas em animais selvagens. Cobras e jacarés conquistam corações.

 

Modelos tradicionais sempre têm espaço

Os eternos pijamas em xadrez, bem tradicionais, também têm espaço garantido no guarda-roupa da próxima estação. Tanto os uniformes quanto com uma das peças lisas.

 

Entre super-heróis e unicórnios

Se o Batman, Homem Aranha ou o Super Homem aparecem na madrugada, não se assuste. Essa ideia divertida para pijamas é pura tendência em moda masculina sleepwear. Mas calma, não se trata de fantasia, só o escudo já basta para assustar os vilões da insônia.

Para elas, estrelas, nuvens e unicórnios procuram levar mais suavidade às noites. Sim, os temas infantis estão com tudo entre os pijamas adultos.

 

Sofisticados e eternos

Claro que não poderia faltar a sofisticação dos pijamões em seda, inspirados em Coco Chanel. A estilista amava transformar os modelos masculinos em peças cheias de charme femininas.

Cortes retos tradicionais, debrum destacado e robe igual. Para o verão, vale apostar no short no lugar da calça, dando um toque extra de sensualidade. Valem os modelos lisos ou listrados, bem risca de giz.

 

Camisolas que vão para a rua: social sleepwear

As camisolas também não podem faltar no glamour do sleepwear, principalmente as de seda com rendas. Tons nude e neutros ganham destaque, principalmente no slip dress.

O slip dress, aliás, é a sensação do momento. É a intersecção entre o streetwear e o sleepwear, que promete ser a sensação desse verão.

 

O novo homewear é cheio de personalidade

Com a maioria das pessoas passando mais tempo em casa e o lar assumindo um papel híbrido, não tinha como o homewear não sofrer por uma transformação.

O segmento pede simplicidade e conforto, mas também uma certa pegada arrumadinha. Afinal, ninguém quer sair correndo para mudar de roupa se tiver que fazer uma videoconferência. E, de uma certa forma, o home office não deixa de ter um dress code – e é aí que entra toda a personalidade do homewear.

O homewear começou a ganhar força na década de 90 e cresceu como tendência com os millenials que impulsionaram com o home office. Hoje o segmento vai bem além da lingerie por baixo dos terninhos.

 

Modelagens deixam roupas mais dinâmicas e versáteis

A primeira grande tendência do homewear é a modelagem mais solta em relação ao streetwear. A ideia é ficar em casa com conforto – e não precisar mudar de roupa se tiver que sair de casa ou fazer uma call.

Esse jeito mais “arrumadinho” de ficar em casa também ajuda a autoestima, jogando fora o estigma do relaxamento só porque não está na rua.

A ideia é, justamente, banir a ideia de que a roupa de ficar em casa é a que não serve para ir para a rua. Aliás, a premissa é justamente o oposto.

 

Design minimalista e prático

Por sua vez, o design do homewear é descomplicado. Nada de peças muito elaboradas e cheias de detalhes. Minimalismo, conforto e praticidade são palavras-chave, sem perder o atrativo visual.

Conforto e estilo são fundamentais, reproduzindo a moda das ruas de forma leve e fluida. Camisas, camisões, calças largas, shorts, vestidos, saias e cardigans em linhas simples e básicas. Entram neste conceito também o moletom repaginado e o social sleepwear, em pijamas e slip dress.

 

Tecidos amigáveis

O toque confortável prevê uma lista imensa de tecidos para o homewear, ente tricô, algodão, linho, malha, seda, viscose, linho, etc.

O tecido deve ser amigável, macio, flexível e de qualidade, gerando acolhimento, mas também beleza e praticidade na manutenção.

 

Conforto como tendência: veja 4 dicas de homewear:

  • Athleisure – A palavra, que vem da combinação athletic (atleta) com leisure (lazer) em inglês descreve a combinação de performance esportiva com lazer e loungewear. Une estio e praticidade principalmente para quem tem o dia corrido e pouco tempo para ficar mudando de roupa;
  • Kimonos descolados – A terceira peça conhecida por “salvar” chamadas de videoconferências ou simplesmente deixar o look mais cool para ir à rua;
  • Conjuntinhos de moletom – A tendência já vinha antes mesmo da pandemia, mas ganhou muita força durante a crise do coronavírus;
  • Calças de tecido fluidas – E largas, como pantalonas e envelopes. São uma delícia para ficar em casa ou ir na esquina tomar um chope.

 

No que NÃO apostar:

  • Jeans A menos que a textura seja muito leve e a modelagem bem larga;
  • Camisas de botão formais – Valem os camisões oversized, que são ideais e também servem como vestido;
  • Peças com muitos detalhes e acessórios – A pegada é minimalista e prática, portanto esqueça os excessos.
  • Saias e vestidos justos – São pouco confortáveis e fogem ao conceito do segmento.

Agora que você já sabe mais sobre homewear e sleepwear e como os segmentos se entrelaçam fica muito mais fácil criar sua próxima coleção de moda!

Quer mais dicas inspiradoras? Continue acompanhando nosso blog e receba sempre novidades incríveis!

[eBook] Saiba com planejar sua coleção de moda baixando nosso e-book! | Baixar Grátis | Haco

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.