São Paulo como fonte de inspiração de moda

São Paulo como fonte de inspiração de moda

Considerada o principal centro financeiro, industrial e cultural do país, a cidade de São Paulo se destaca por reunir modernidade, tradição, diversidade cultural, sustentabilidade e arte para todos os públicos e visitantes. Por esse motivo, a metrópole brasileira foi a fonte de inspiração do novo book da Haco. 

Além de reunir elementos socioculturais, o maior município da região sudeste concentra o que há de mais importante para a moda nacional: fábricas, polos de confecções e  lojas de diferentes marcas. Por isso, nada mais justo do que homenagear o local que une todos os setores envolvidos na cadeia produtiva da moda nacional. 

Nesse artigo você acompanhará as fontes inspiradoras da nova coleção da Haco e identificará as nuances paulistanas impressas nos nossos produtos.

Por que São Paulo?

Apesar de a cidade ser o polo da moda no Brasil, São Paulo vai além. As ruas paulistanas vibram com a cultura, diversidade, oportunidade e conhecimento. Não é à toa que algumas das maiores intervenções artísticas e políticas acontecem por lá.

Com esse histórico rico e repleto de referências, nossa equipe não exitou em escolher São Paulo para ser fonte de inspiração para o mais novo book da Haco. Neste conteúdo você verá todos os detalhes que deram base para a nova coleção de 2022.

 

Tradição e multiculturalidade

O marco da criação de São Paulo é o Pateo do Collegio, uma escola jesuíta localizada no bairro da Sé, construída para iniciar a catequização dos povos nativos da região. A primeira missa da congregação católica foi realizada em 25 de janeiro de 1554, data oficial do aniversário da cidade. 

Pateo do Collegio

Ao longo dos séculos, foi construído no local o Real Colégio de São Paulo de Piratininga, um casarão colonial com arquitetura portuguesa que abrigou a sede do governo paulista e outros importantes movimentos culturais. 

Desse modo, a Haco retratou as histórias e memórias da cidade em vários modelos de etiquetas, lacres, tags e acessórios de metais. 

Outro aspecto, parte da identidade cultural de São Paulo, é a multiculturalidade mundial da capital. Ao todo, vivem na cidade, moradores de 196 países, com destaque para a comunidade japonesa, que é a maior fora do Japão. 

Liberdade

A influência da cultura nipônica se destaca no bairro da Liberdade, localizado na região central da cidade e abriga cerca de 70 mil habitantes. Nos prédios, casas, praças e até nas luminárias públicas é possível identificar o estilo oriental, marca registrada da tradição de um povo que muito contribuiu para o desenvolvimento nacional. 

Sendo assim, a Haco procurou captar uma parte da essência nipo-brasileira nos seus produtos do book 2022.

 

Arte e Cultura para todos

Um dos pontos culturais mais icônicos de São Paulo é o Museu de Arte de São Paulo (MASP), fundado por Assis Chateaubriand. A convite do empresário, o projeto arquitetônico e expográfico do prédio foi idealizado pela italiana, Lina Bo Bardi. 

Na atualidade é considerado um dos mais importantes acervos de arte europeia do hemisfério sul, com uma coleção de 11 mil obras, formada por: pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diferentes períodos da história e de várias regiões do planeta.

visita

Aproveitando a riqueza cultural do edifício, a Haco desenvolveu uma linha personalizada de etiquetas bordadas, autocolantes e tags que fazem alusão ao estilo contemporâneo do MASP.

itens haco

Do mesmo modo, a Pinacoteca de São Paulo, o museu de arte mais antigo da cidade, foi eternizado na nova coleção. Um dos enfoques do acervo de 11 mil peças é a produção visual brasileira, reunindo artefatos do século XIX até a atualidade.  

O complexo conta com dois edifícios abertos à visitação pública, a Pinacoteca Luz e a Pinacoteca Estação. O conjunto de obras de arte influenciou a produção de uma variedade de etiquetas bordadas, além de tags e etiquetas. 

material haco

 

Tons da sustentabilidade 

Em frente à Pinacoteca, mais uma fonte de representatividade cultural brasileira está presente, o Museu da Língua Portuguesa. O local reúne um patrimônio imaterial que utiliza recursos tecnológicos e interativos para apresentar a história cultural do país. 

Museu da Língua Portuguesa

Os responsáveis pela idealização das exposições interativas são especialistas em sociologia, museologia, língua portuguesa, entre outros profissionais das artes. Em 10 anos de funcionamento, o museu realizou mais de 30 exposições temporárias, além de cursos, palestras, debates e apresentações artísticas. 

Em 2015 o museu foi tomado por um incêndio, que alastrou áreas de exposição, assim como alguns objetos históricos importantes. No entanto, com a movimentação coletiva, a reinauguração aconteceu em 2021, trazendo novas experiências para os visitantes.

Nesse sentido, a Haco elegeu a linha sustentável para homenagear o museu da língua portuguesa. A produção consiste em opções de etiquetas, tags e cadarços feitos com materiais recicláveis e biodegradáveis.

material haco

De maneira idêntica, o tema sustentabilidade está presente na menção ao Parque do Ibirapuera. O local é tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo e foi formatado pelo projeto dos paisagistas, Roberto Burle Marx e Otávio Augusto Teixeira Mendes. Já a parte estrutural é obra do arquiteto Oscar Niemeyer.

Parque Ibirapuera

Localizado na região sul da cidade (Vila Mariana), o parque oferece atrativos culturais e educativos para a população além de contar com esculturas e monumentos históricos que representam a história da cidade. 

 

Cores urbanas

As ruas e os prédios de São Paulo também registram traços dos povos que ali chegaram e participaram da construção e desenvolvimento da grande metrópole. 

Construções como o edifício Altino Arantes, as linhas do metrô e as paredes grafitadas inspiraram o desenvolvimento de etiquetas bordadas e autocolantes, lacres, tags e cadarços, com destaque para o modelo refletivo. 

 

Polo da moda nacional

Além de congregar tantos elementos culturais, São Paulo reúne o maior polo de confecções, lojas de shopping, eventos de moda e espaços públicos com área para feiras e exposições. Confira os principais:

Cada tópico deve ser seguido de uma foto local

Brás: considerado o maior polo de moda brasileiro, registra mais de 3 mil estabelecimentos comerciais. O local recebe, em média, 2.500 visitantes diariamente e disponibiliza produtos como: confecções femininas, masculinas e infantis, cama, mesa e banho, além de acessórios e calçados.

Brás

Shoppings centers: segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o estado de São Paulo registra o funcionamento de 190 empreendimentos, dos quais 54 estão localizados na capital.

Shopping Centers

São Paulo Fashion Week (SPFW): reconhecido internacionalmente, o evento de moda contabiliza 25 anos de atividades. O objetivo inicial do projeto foi construir uma cultura de moda nacional, na qual fossem refletidas a identidade cultural da sociedade. 

SPFW

Avenida Paulista – além de ser um dos principais pontos turísticos da capital, o local reúne em sua extensão diferentes opções de lazer para a população. O programa Paulista Aberta, em funcionamento desde 2016, fecha a via para o tráfego de veículos, das 10h às 18h. Além do acesso a parques, exposições e shows culturais, existem feiras que comercializam roupas, acessórios e calçados.

Avenida Paulista

Por fim, é importante destacar que o novo book da Haco tem objetivo de oferecer soluções para diferentes marcas e produtos nacionais. Além de registrar em uma coleção, os principais aspectos da cidade de São Paulo, é feita uma referência ao maior polo de moda do país.

Entre em contato conosco para conhecer mais detalhes da nova coleção e as demais soluções produzidas para a indústria da moda brasileira. 

[eBook] Saiba como montar uma coleção de moda sustentável! | Baixar gratuitamente | Haco

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.