Considerada o principal centro financeiro, industrial e cultural do país, a cidade de São Paulo se destaca por reunir modernidade, tradição, diversidade cultural, sustentabilidade e arte para todos os públicos e visitantes. Por esse motivo, a metrópole brasileira foi a fonte de inspiração do novo book da Haco.
Além de reunir elementos socioculturais, o maior município da região sudeste concentra o que há de mais importante para a moda nacional: fábricas, polos de confecções e lojas de diferentes marcas. Por isso, nada mais justo do que homenagear o local que une todos os setores envolvidos na cadeia produtiva da moda nacional.
Nesse artigo você acompanhará as fontes inspiradoras da nova coleção da Haco e identificará as nuances paulistanas impressas nos nossos produtos.
Por que São Paulo?
Apesar de a cidade ser o polo da moda no Brasil, São Paulo vai além. As ruas paulistanas vibram com a cultura, diversidade, oportunidade e conhecimento. Não é à toa que algumas das maiores intervenções artísticas e políticas acontecem por lá.
Com esse histórico rico e repleto de referências, nossa equipe não exitou em escolher São Paulo para ser fonte de inspiração para o mais novo book da Haco. Neste conteúdo você verá todos os detalhes que deram base para a nova coleção de 2022.
Tradição e multiculturalidade
O marco da criação de São Paulo é o Pateo do Collegio, uma escola jesuíta localizada no bairro da Sé, construída para iniciar a catequização dos povos nativos da região. A primeira missa da congregação católica foi realizada em 25 de janeiro de 1554, data oficial do aniversário da cidade.
Ao longo dos séculos, foi construído no local o Real Colégio de São Paulo de Piratininga, um casarão colonial com arquitetura portuguesa que abrigou a sede do governo paulista e outros importantes movimentos culturais.
Desse modo, a Haco retratou as histórias e memórias da cidade em vários modelos de etiquetas, lacres, tags e acessórios de metais.
Outro aspecto, parte da identidade cultural de São Paulo, é a multiculturalidade mundial da capital. Ao todo, vivem na cidade, moradores de 196 países, com destaque para a comunidade japonesa, que é a maior fora do Japão.
A influência da cultura nipônica se destaca no bairro da Liberdade, localizado na região central da cidade e abriga cerca de 70 mil habitantes. Nos prédios, casas, praças e até nas luminárias públicas é possível identificar o estilo oriental, marca registrada da tradição de um povo que muito contribuiu para o desenvolvimento nacional.
Sendo assim, a Haco procurou captar uma parte da essência nipo-brasileira nos seus produtos do book 2022.
Arte e Cultura para todos
Um dos pontos culturais mais icônicos de São Paulo é o Museu de Arte de São Paulo (MASP), fundado por Assis Chateaubriand. A convite do empresário, o projeto arquitetônico e expográfico do prédio foi idealizado pela italiana, Lina Bo Bardi.
Na atualidade é considerado um dos mais importantes acervos de arte europeia do hemisfério sul, com uma coleção de 11 mil obras, formada por: pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diferentes períodos da história e de várias regiões do planeta.
Aproveitando a riqueza cultural do edifício, a Haco desenvolveu uma linha personalizada de etiquetas bordadas, autocolantes e tags que fazem alusão ao estilo contemporâneo do MASP.
Do mesmo modo, a Pinacoteca de São Paulo, o museu de arte mais antigo da cidade, foi eternizado na nova coleção. Um dos enfoques do acervo de 11 mil peças é a produção visual brasileira, reunindo artefatos do século XIX até a atualidade.
O complexo conta com dois edifícios abertos à visitação pública, a Pinacoteca Luz e a Pinacoteca Estação. O conjunto de obras de arte influenciou a produção de uma variedade de etiquetas bordadas, além de tags e etiquetas.
Tons da sustentabilidade
Em frente à Pinacoteca, mais uma fonte de representatividade cultural brasileira está presente, o Museu da Língua Portuguesa. O local reúne um patrimônio imaterial que utiliza recursos tecnológicos e interativos para apresentar a história cultural do país.
Os responsáveis pela idealização das exposições interativas são especialistas em sociologia, museologia, língua portuguesa, entre outros profissionais das artes. Em 10 anos de funcionamento, o museu realizou mais de 30 exposições temporárias, além de cursos, palestras, debates e apresentações artísticas.
Em 2015 o museu foi tomado por um incêndio, que alastrou áreas de exposição, assim como alguns objetos históricos importantes. No entanto, com a movimentação coletiva, a reinauguração aconteceu em 2021, trazendo novas experiências para os visitantes.
Nesse sentido, a Haco elegeu a linha sustentável para homenagear o museu da língua portuguesa. A produção consiste em opções de etiquetas, tags e cadarços feitos com materiais recicláveis e biodegradáveis.
De maneira idêntica, o tema sustentabilidade está presente na menção ao Parque do Ibirapuera. O local é tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo e foi formatado pelo projeto dos paisagistas, Roberto Burle Marx e Otávio Augusto Teixeira Mendes. Já a parte estrutural é obra do arquiteto Oscar Niemeyer.
Localizado na região sul da cidade (Vila Mariana), o parque oferece atrativos culturais e educativos para a população além de contar com esculturas e monumentos históricos que representam a história da cidade.
Cores urbanas
As ruas e os prédios de São Paulo também registram traços dos povos que ali chegaram e participaram da construção e desenvolvimento da grande metrópole.
Construções como o edifício Altino Arantes, as linhas do metrô e as paredes grafitadas inspiraram o desenvolvimento de etiquetas bordadas e autocolantes, lacres, tags e cadarços, com destaque para o modelo refletivo.
Polo da moda nacional
Além de congregar tantos elementos culturais, São Paulo reúne o maior polo de confecções, lojas de shopping, eventos de moda e espaços públicos com área para feiras e exposições. Confira os principais:
Cada tópico deve ser seguido de uma foto local
– Brás: considerado o maior polo de moda brasileiro, registra mais de 3 mil estabelecimentos comerciais. O local recebe, em média, 2.500 visitantes diariamente e disponibiliza produtos como: confecções femininas, masculinas e infantis, cama, mesa e banho, além de acessórios e calçados.
– Shoppings centers: segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o estado de São Paulo registra o funcionamento de 190 empreendimentos, dos quais 54 estão localizados na capital.
– São Paulo Fashion Week (SPFW): reconhecido internacionalmente, o evento de moda contabiliza 25 anos de atividades. O objetivo inicial do projeto foi construir uma cultura de moda nacional, na qual fossem refletidas a identidade cultural da sociedade.
– Avenida Paulista – além de ser um dos principais pontos turísticos da capital, o local reúne em sua extensão diferentes opções de lazer para a população. O programa Paulista Aberta, em funcionamento desde 2016, fecha a via para o tráfego de veículos, das 10h às 18h. Além do acesso a parques, exposições e shows culturais, existem feiras que comercializam roupas, acessórios e calçados.
Por fim, é importante destacar que o novo book da Haco tem objetivo de oferecer soluções para diferentes marcas e produtos nacionais. Além de registrar em uma coleção, os principais aspectos da cidade de São Paulo, é feita uma referência ao maior polo de moda do país.
Entre em contato conosco para conhecer mais detalhes da nova coleção e as demais soluções produzidas para a indústria da moda brasileira.