Por dentro das semanas de moda: os destaques de Nova Iorque, Londres, Milão e Paris

Por dentro das semanas de moda: os destaques de Nova Iorque, Londres, Milão e Paris

Reunindo estilistas, designers, compradores, influenciadores, imprensa e público em geral, as semanas de moda fazem um grande movimento na mídia, apresentando as tendências em tecidos, estampas, cores e modelagens para as próximas estações.

Com cerca de 1 mês de duração, as fashion weeks ocorrem em dois momentos do ano: em fevereiro, com as coleções de Outono/Inverno; e em setembro, com as coleções de Primavera/Verão.

No último mês, acompanhamos as coleções para o Verão 2024, desfiladas nas 4 cidades palco dos eventos:

• Nova Iorque (07/09 a 13/09) com sua diversidade e energia cosmopolita;
• Londres (15/09 a 19/09), exótica e vanguardista;
• Milão (19/09 a 25/09), sinônimo de elegância e tradição italiana;
• Paris (25/09 a 03/10), com sua sofisticação e romantismo.

Pegue papel e caneta, confira nosso resumo dos principais materiais e acabamentos apresentados nas passarelas de cada semana, e obtenha insights valiosos para considerar em sua próxima coleção. Inspire-se!

 

Semana de moda de Nova Iorque

Fonte: WGSN

 

A New York Fashion Week apresentou tecidos leves e muita transparência. Babados em diferentes formas de aplicação trouxeram toques românticos para as passarelas.

E por falar em estilo romântico, as rendas prometem permanecer nas próximas temporadas, inspiradas por modelagens da moda íntima.

Em contraponto à toda leveza e feminilidade, os desfiles masculinos trouxeram o couro em diferentes gramaturas e texturas. Importante destacar aqui a missão dos estilistas em buscar alternativas sustentáveis deste tipo de material.

 

Londres

Fonte: WGSN

 

Assim como em Nova Iorque, Londres trouxe destaque para as rendas, babados e transparências, em versões clássicas e modernizadas.

Outro ponto focal foi o jeans e o couro com efeitos desgastados, em referência ao estilo dos anos 2000. Modelagens justas, cortadas e com a cintura baixa.

 

Milão

Fonte: WGSN

 

Milão traz franjas como elementos decorativos, proporcionando movimento às peças. Técnicas de crochê, que já vimos na São Paulo Fashion Week, aparecem em conjuntos e vestidos.

As coleções masculinas realçaram peças utilitárias, com bolsos extravagantes, zíperes e argolas. Os tecidos de linho foram o centro das atenções, trazendo robustez, elegância e um toque artesanal às peças.

 

Paris

Fonte: WGSN

 

Paris trouxe vestidos fluídos de renda, peças balonê e peplums. Florais se fizeram presentes principalmente no desfile da Valentino, em aplicações e recortes estruturados.
O oversized ganhou vez, adquirindo um ar criativo com tecidos propositalmente retorcidos, como jeans.

 

Manter-se atualizado e inovador em um cenário de moda em constante evolução pode ser um grande desafio.

Por isso, as semanas de moda internacionais funcionam como um grande guia, onde as equipes de estilo precisam absorver as informações, definir o que faz sentido para a sua marca e traduzir as tendências para as suas próprias coleções.

Para encorpar ainda mais a sua lista de referências, confira também:

Trend alert: os principais destaques da SPFW N55

Principais desfiles de moda que ocorrem no Brasil e no mundo!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.