Nova Coleção Cápsula Calçadista

Nova Coleção Cápsula Calçadista

Da mesma forma que a maioria dos setores ao redor do mundo, o calçadista também sofreu com a crise da Covid-19. De acordo com o Estudo do Mercado Potencial de Calçados em Geral 2021 elaborado pela IEMI (Inteligência de Mercado), houve uma perda de 25% das unidades produtivas entre 2016 e 2020 por causa da crise econômica. 

Ainda assim, o documento mostra que mesmo na pior época da pandemia, em 2020, o país contava com 5,1 mil unidades produtoras que geraram 801,6 milhões de pares naquele ano. Um significativo recuo de 10% em relação a 2019, mas tudo parece indicar que a situação está se revertendo em 2022.

A nova Coleção Cápsula Calçadista lançada pela Haco reflete os principais moods desses novos tempos. Há todo um sentimento de mudança, otimismo e esperança que reflete o alívio trazido pelo atual momento e o momento do mercado

Segundo a Abicalçados, que representa o setor, a produção de 2022 deve superar a dos últimos anos. A expectativa é de um crescimento entre 1,8% e 2,7%, com cerca de 820 milhões a 828 milhões de pares produzidos no país.

Assim como os bons ventos estão animando a indústria de calçados, conhecer mais a fundo as principais tendências de consumo é fundamental para a retomada do crescimento. E é aí que a nova Coleção Cápsula Calçadista pode fazer toda a diferença para o criativo.

 

Recuperação anima o setor calçadista

Para a Abicalçados, a recuperação está sendo impulsionada pelas exportações, que devem avançar de 8,4% a 10,2% em relação ao ano passado. O estudo do IEMI mostra que em 2020 elas ficaram em torno dos US$ 658 milhões. 

A opinião da Abicalçados é que o nível de desemprego e a inflação crescente, que reduzem a renda do consumidor brasileiro, devem continuar diminuindo a dinâmica do mercado interno. Hoje ele representa 85% das vendas da categoria. Ainda assim, só no primeiro bimestre o mercado calçadista gerou quase 13 mil vagas de emprego.

 

De olho em quem mais consome

Para a indústria é muito importante ficar alinhada com todas as oportunidades do mercado. Entender o consumidor é fundamental. O estudo da IEMI, por exemplo, mostra que os calçados de couro merecem destaque dentre os itens mais exportados. 

O documento mostra ainda que, no mercado interno, as redes especializadas no segmento são o principal canal de distribuição. Já o Sudeste, liderado por São Paulo, é a região do país que mais consome no mercado calçadista

Para se ter uma ideia, em 2020 o número de pontos de venda de calçados em geral somou 29,3 mil estabelecimentos, sendo 49,5% na região Sudeste e 19,9% no Nordeste. E os dez maiores mercados eram capitais, incluindo Brasília.

Além disso, a pesquisa IEMI mostra também que vale a pena apostar no modelo B2C, sendo a classe média o grupo que mais gasta com calçados. E que os femininos têm força: em 2020 representavam 52,6% da produção de calçados em geral, seguidos pela linha infantil/bebê com 16,7% do total.

Aliadas aos dados estatísticos, as tendências identificadas pela Haco também são fundamentais para criar identidade com o público-alvo. 

 

Nova Coleção Cápsula Calçadista aponta tendências

Sustentabilidade, toques retrô e uma sensação de conforto trazida por tons suaves. A nova Coleção Cápsula Calçadista da Haco é repleta de inspirações que refletem a sensibilidade desses novos tempos do mercado calçadista.

A cápsula traz paletas baseadas em dez moods e totalmente alinhadas com as novas tendências de consumo identificadas pela equipe de PDI e Produto da Haco para o setor calçadista

São insights de criatividade para inspirar suas próximas coleções e criar diferenciais de identificação de marca que vão valorizar cada peça. Venha conhecer e descubra esse novo mundo de cores e texturas que a Haco preparou para você.

Com base nesses materiais você será capaz de criar coleções com propostas alinhadas às novas tendências e com poderosos diferenciais de marca.

Clique aqui e confira agora o conteúdo sobre identificação de marca para calçados. 

Baixe gratis| Guia completo para o planejamento de coleção de moda

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.