Impactos do COVID-19 nas áreas de Vendas e Marketing

Impactos do COVID-19 nas áreas de Vendas e Marketing

Assim como o restante do planeta, a pandemia do COVID-19 também pegou o mundo da moda de surpresa, causando mudanças drásticas – e, para muitos, irreversíveis – nos hábitos de consumo. Assim, as áreas de vendas e marketing precisam fazer uma análise sólida do impacto do coronavírus para adaptar estratégias.

É preciso compreender a nova mentalidade que está sendo formada. Enquanto as previsões de vacinas e medicamentos ainda são vagas e o planeta segue em quarentena, as relações de consumo estão sofrendo transformações profundas – e gerando desafios diários.

A WGSN, por exemplo, uma das maiores empresas mundiais de previsão de tendências, identificou 3 desafios básicos no mundo da moda: espalhar a gentileza, mudar com propósito e gerar confiança e reforma social.

Se o isolamento social associado às recomendações sanitárias para proteção contra o COVID-19 são hoje as principais formas de prevenção e contenção da doença, o mundo da moda também precisa estar em harmonia com essa nova realidade.

Mundo da moda em transformação durante o COVID-19: o que mostram os novos dados

As primeiras análises em vendas e marketing digital mostram dados que não chegam a ser surpreendentes em um cenário de quarentena: a queda drástica nos motores de busca, das visitas aos sites e das conversões dos negócios baseados na proximidade física.

Afinal, de acordo com a própria WGSN, a pandemia do COVID-19 acelerou a tendência do consumo à distância, ajudando a criar um cenário em que clientes e marcas têm pouca ou nenhuma interação no espaço físico.

Essa mudança brusca, por sua vez, se reflete no tráfego pago, aumentando o custo por cliques. Afinal, a oferta permanece a mesma para uma demanda reduzida, o que faz o preço subir.

Já os negócios 100% digitais e e-commerce permanecem praticamente inalterados, enquanto os serviços de delivery veem a procura aumentar significativamente.

No mundo da moda um dos desafios é justamente a adequação das marcas, prioritariamente presenciais, para a nova realidade das relações à distância.

Conheça os desafios para criar diferenciais de relacionamento com o cliente

Se o atendimento sempre foi um diferencial, mais do que nunca o foco da estratégia de vendas e marketing no mundo da moda deve estar voltado para o desenvolvimento de uma empatia com o cliente.

É preciso gerar estratégias para limitar as conexões sem abrir mão da excelência no serviço. Para isso, o relacionamento com o cliente no mundo da moda deve gerar proximidade e identificação aliados a um interesse genuíno pelo bem-estar do consumidor.

A gentileza que gera gentileza

Ser capaz de espalhar a gentileza é o primeiro desafio identificado pela WGSN. Deve haver um compartilhamento do conhecimento e das informações das empresas com o cliente com foco no bem maior.

Nesse contexto estão as ofertas de produtos que reduzam o risco de contágio, campanhas de compartilhamento de recursos, horários especiais de atendimento a grupos de risco, conversão de espaços ociosos em ambientes de tratamento e mais atenção à socialização online.

Hoje a internet é a forma mais efetiva de manter as pessoas unidas à distância, seja nos encontros familiares em videoconferências, em lives culturais ou pelo home office.

Mais do que em qualquer outra época, neste momento da pandemia do COVID-19, é online que o mundo da moda precisa se encontrar e se comunicar, gerando valor, solidariedade e buscando formas de manter a humanidade nas conexões. Afinal, distanciamento não precisa significar frieza ou indiferença.

Vendas e marketing, portanto, precisam estar em consonância com essa nova realidade, criando uma ponte de relacionamento onde a atenção, o amparo e até a proteção do cliente são fundamentais.

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Consumo consciente ganha cada vez mais força

O consumo consciente está deixando de ser tendência para se tornar necessidade. Há um sentimento geral de receio de descapitalização com gastos em produtos não essenciais.

Com a economia tradicional praticamente em suspenso por tempo indeterminado, a atenção do consumidor se volta para itens básicos e necessários, com ênfase nos que melhoram a experiência da convivência prolongada dentro de casa.

Por outro lado, sem expediente presencial, happy hours, festas, faculdades, restaurantes, bares, teatros e shoppings abertos, por exemplo, a forma como ver a moda também está mudando.

É a hora do mundo da moda se voltar para o slow fashion, da produção sustentável e amiga do planeta, da transparência na fabricação, do reaproveitamento de dejetos têxteis e dos detalhes que agregam valor a cada peça alinhados a um atendimento diferenciado, acurado e personalizado durante toda a jornada de compra.

É onde se encontra o segundo desafio identificado pela WGSN: a mudança com propósito.

Enquanto marcas como a Outer Shoes não oferecem descontos nem frete gratuito para não incentivar o consumo do que não é essencial, outras, como a Stella Artois e a Heineken, lançam campanhas de ajuda a negócios locais.

Os grandes incentivam os pequenos, com todos promovendo maior interação online com foco no bem comum.

Aumento da credibilidade impacta positivamente o consumo

Há práticas que podem ser adotadas por toda a equipe de moda para melhorar o foco das estratégias de vendas e marketing nesse momento.

Aqui se encaixa o terceiro desafio identificado pela WGSN, a geração de confiança e reforma social através da credibilidade nas redes sociais:

Crie mecanismos de conexões sem atrito, com experiências rápidas e eficientes. Gere protocolos para pagamentos através de links, facilite trocas por tamanho, agilize sistemas de entregas com medidas sanitárias eficientes, disponibilize meios inovadores para tirar medidas e determinar tamanhos pela internet;

Procure manter o foco. Crie boas ofertas que sejam uma solução para o consumidor e não apenas para escoar o estoque. Idealize promoções pontuais e relevantes para seu público, mas respeite o espaço do consumidor, sem bombardeio de ofertas “imperdíveis”, que forçam o consumo;

Incentive o estudo, a informação responsável. Ofereça cursos, webinars, compartilhe sua expertise, promova a preservação da saúde física e mental;

Priorize a entrega de valor com informações responsáveis, utilizando apenas fontes oficiais e fidedignas.

Prepare-se para vencer esses desafios, não esquecendo de acompanhar os movimentos do mercado deve ser uma tarefa praticamente diária.

A vida, como a conhecemos, está em transformação, mas a habilidade de adaptação do ser humano é capaz de superar qualquer desafio.

E você, como tem adaptado a estratégia da sua marca aos novos desafios? Continue acompanhando nosso Blog para receber sempre as melhores dicas e novidades do mundo da moda!

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