Moda masculina: como a identificação influencia esse nicho

Moda masculina: como a identificação influencia esse nicho

A moda masculina está mudando. Com os novos hábitos de comportamento e consumo – cada vez mais inclusivos – o nicho também se transforma. E a internet e as redes sociais têm tido papel fundamental nesse processo. 

Os influencers e as muitas oportunidades de negócios têm destacado a importância de uma comunicação visual alinhada com a sua identificação de marca – pessoal ou corporativa.

Assim, nunca o branding foi tão importante. Afinal, o marketing de influência precisa ser autêntico para ser interessante. Pessoas reais compartilhando experiências reais sobre coisas reais precisam manter a genuidade mesmo estando cada vez mais associadas a empresas.

A moda masculina, portanto, deve legitimar a identificação de forma inspiradora, que são o background dessa confiabilidade. Por outro lado, o público masculino está crescentemente em busca de identificação nas marcas, muitas representadas pelos influencers masculinos, uma atividade que aumenta a cada dia.

Então como criar uma identificação que reforce a conexão entre marcas, influenciadores e público sem perder sua essência?

 

Instagram se tornou o epicentro da busca por moda masculina 

Hoje as redes sociais são o maior termômetro de praticamente tudo e na moda masculina não é diferente. Cada vez mais consciente de estilo, esse público busca novas tendências, produtos e representatividade.

Com isso, especialmente o Instagram se tornou o epicentro de desenvolvimento do nicho. No entanto, não basta publicar: é preciso gerar identificação, ter senso de oportunidade e saber capitalizar tendências através dos formatos certos.

 

Procure aumentar a identificação através das hashtags

Assim, o primeiro passo para gerar identificação nas redes sociais é ganhar visibilidade através das hashtags mais procuradas – e que estão de acordo com o perfil da sua marca de moda masculina. Enfim, é preciso fazer com que o seu conteúdo chegue ao público certo. 

Por isso, além das hashtags gerais de moda masculina invista nas que descrevem as especificidades dos seus produtos, criando uma base sólida de engajamento.

Identifique comunidades e pesquise os conteúdos mais acessados. É preciso gerar confiabilidade, portanto a hashtag precisa corresponder à realidade da sua marca de moda masculina.

 

Atenção ao tom de voz

Por outro lado, adotar o tom de voz dessas comunidades também ajuda a aumentar a identificação de marca. Ao entender como esse público se comunica é possível adaptar a linguagem, criando peças e campanhas que dialoguem de forma mais direta.

O tom de voz confere personalidade à marca, tornando-a mais humana e real aos olhos do seu nicho de moda masculina. Assim você alinha seus valores aos da comunidade criando uma conexão emocional, transmitindo uma mensagem clara e coerente com seus posicionamentos.

 

Invista em influenciadores

Pesquise quem são os influenciadores de moda masculina que se identificam com a sua marca e suas comunidades. Mas não pense apenas no aspecto comercial, apesar de uma pesquisa da Tomoson mostrar que as empresas americanas estão ganhando US$6,50 de cada US$1 gasto em marketing de influência.

Claro que aumentar o ROI é importante, mas é preciso saber nutrir um relacionamento com esses influenciadores. A internet é um espaço colaborativo. Então aprenda a pensar além dos limites de sua própria marca

Para aumentar a identificação no nicho, colabore com blogueiros em suas próprias marcas pessoais, firme parcerias e recrute embaixadores. Humanize sua marca de moda masculina – mas sem perder o foco.

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Crie conteúdos memoráveis

De acordo com estudos, informações visuais são 65% mais lembradas do que ouvidas ou lidas. É a base do neuromarketing: somos criaturas visuais. Portanto, é muito importante criar identificação através de conteúdos memoráveis em moda masculina.

Então pesquise os conteúdos mais compartilhados e que tiveram interação no seu nicho para inspirar suas criações. Pesquisa da LinkInfluence mostra que: 

  • 56% das postagens geradas pelo consumidor de moda masculina estavam focadas em roupas inteiras;
  • 32% do conteúdo de marca apresentou roupas completas destacando itens individuais;
  • 82% dos consumidores de moda masculina postam selfies.

 

Saiba ouvir seu consumidor

Segundo o Sebrae, em 2021 o Brasil ocupava a oitava posição entre os países com as maiores receitas geradas pelo vestuário masculino, com o valor de U$13,2 bilhões em 2020.

De acordo com uma pesquisa da Euromonitor International no mercado brasileiro mostra que 54% dos homens têm interesse na moda masculina. A maioria busca praticidade e descomplicação no dia a dia, com facilidade e conforto nos itens escolhidos.

Os dados obtidos mostram ainda 7 tendências

  1. Apesar de ser adepta de acessórios clássicos, como prendedores de gravata e relógios, a maioria não deixa de usar acessórios menos tradicionais em moda masculina, como anéis, pulseiras, colares e pulseiras;
  2. Busca informações prévias sobre o que quer comprar, tanto através da internet quanto por opiniões pessoais da família e de amigos;
  3. Está disposta a pagar um pouco a mais por produtos de qualidade, em vez de gastar em algo com pouca durabilidade;
  4. Sente-se à vontade na ambiente de compra online e costuma deixar sua opinião sobre os produtos adquiridos;
  5. Gosta de combinar roupas e acessórios, comprando modelos variados para diferentes looks;
  6. Valida a qualidade dos produtos que adquire, mas não abre mão do preço acessível;
  7. Busca por acessórios que refletem sua identidade e estilo de vida.

Assim, é muito importante ouvir o consumidor de moda masculina para criar uma identificação estratégica, um relacionamento bilateral que incentive o engajamento sólido. 

Lembre-se que a moda tem um papel significativo em relação à identidade. Ela atua no ambiente entre o indivíduo e a sociedade, sendo um meio de expressão, mas também um símbolo de pertencimento. 

Crie uma identificação de marca forte com seu público e terá muitos multiplicadores da moda masculina que você produz!

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