Você conhece a origem dos trajes típicos da Oktoberfest? Eles são símbolos de tradição e festividade, mantendo viva a cultura deste evento que atrai turistas de todos os cantos do país.
Mas antes de te contarmos sobre a origem dos trajes, vamos entender um pouco da história da Oktoberfest. Boa leitura!
Oktoberfest de Munique
Com origem na Alemanha, a Oktoberfest é uma das festas mais famosas do mundo. Sua primeira edição aconteceu em 1810, em celebração ao casamento do Príncipe Luís com a Princesa Teresa de Saxe, em Munique.
A grandiosa festa reuniu toda a cidade, em uma praça pública, com direito até a corrida de cavalos. Seu sucesso foi tão grande que passaram a comemorá-la todos os anos, no mesmo período do ano. Originando assim o seu nome: Oktoberfest – festa de outubro.
Oktoberfest de Blumenau
O Brasil não fica atrás quando se trata de celebrar a Oktoberfest. A cidade de Blumenau (SC), onde está localizada a sede da Haco, é famosa por sua versão brasileira da festa, que preserva fielmente muitos elementos da tradição alemã, incluindo os trajes típicos.
A Oktoberfest de Blumenau acontece desde 1984 e é uma das maiores do país, atraindo visitantes de todo o Brasil e do mundo.
Atualmente, o evento atrai em média 500 mil pessoas por edição, com 18 dias de duração e uma programação que inclui bandas, apresentações e gastronomia alemã. Além de muito chopp, música e comida típica, uma das características mais marcantes dessa festa é a moda dos trajes tradicionais.
Origem dos trajes típicos da Oktoberfest
Os trajes típicos da Oktoberfest se tornaram uma parte fundamental da festa, pois representam uma oportunidade para os brasileiros se conectarem com suas raízes germânicas e celebrarem a rica herança cultural que Blumenau e outras comunidades alemãs no Brasil mantêm vivas.
Com raízes profundas, mais precisamente do século 19, essas roupas eram as vestes diárias dos camponeses e agricultores da região da Baviera, estado do sudeste da Alemanha.
Com o tempo, as vestimentas tradicionais evoluíram e se tornaram parte integrante das celebrações da Oktoberfest, representando a identidade cultural alemã.
Os trajes típicos da Oktoberfest consistem em várias peças distintas:
Lederhosen
Os lederhosen são as calças de couro, geralmente mais utilizadas pelos homens, acompanhadas de suspensórios e frequentemente decoradas com bordados.
A peça era utilizada pelos caçadores alemães e feita originalmente do couro de animais, por isso sua cor varia entre tons de marrom, preto e caramelo.
Dirndl
O dirndl é o equivalente feminino do lederhosen. É composto pelo vestido com corpete, avental e blusa branca. Originalmente, o traje era utilizado como uniforme por funcionárias austríacas.
Hoje em dia, os dirndls variam de estilos simples até os modelos mais trabalhados, em inúmeras combinações de cores e estampas.
Haferl
O haferl é um tipo de calçado que remete às tradições rurais da zona alpina. São caracterizados por sua aparência robusta e resistente, com solas grossas, costuras reforçadas e cadarços, tornando-os ideais para o ambiente festivo.
Para completar o visual autêntico da Oktoberfest, os haferls são utilizados junto a meias de lã na altura do joelho, ou polainas alemãs – confeccionadas em tricô, com desenhos germânicos.
Se você está planejando visitar a 38ª edição da Oktoberfest de Blumenau, não deixe de investir em um autêntico traje típico e mergulhe na rica tradição da festa.
Para mais informações sobre o evento, clique aqui. Ein prosit!