Mercado da moda: quais as principais vagas de trabalho para os próximos anos

Mercado da moda: quais as principais vagas de trabalho para os próximos anos

Não tem como negar que praticamente todos os setores foram impactados com a pandemia. Mas o mercado da moda, sempre tão resiliente, não só usou a criatividade para buscar novos caminhos como acabou criando mais postos de trabalho. Várias carreiras surgiram no setor, puxadas pelas inovações em tecnologia e a rápida expansão do e-commerce.

Com isso, quem sempre sonhou em trabalhar no mundo da moda acabou tendo ainda mais chances de conquistar uma carreira fashion. 

Conheça algumas delas e descubra quais as que mais têm a ver com o seu perfil!

 

Mercado da moda, um setor em constante movimento

Não restam dúvidas de que a transformação digital alavancada pelo distanciamento social ajudou, e muito, a criar  oportunidades. Mas o mercado da moda sempre foi um setor em constante movimento. Há uma quantidade imensa de profissionais das mais variadas áreas que se juntam ao mundo fashion. Conheça algumas profissões que agitam o mundo da moda!

 

Designer

Com a necessidade de distanciamento social, o mercado da moda se adequou ao mundo virtual. E com o metaverso cada vez mais movimentado, o que não faltam são oportunidades na área. O designer é hoje um dos profissionais mais valorizados deste mercado.

E o que não faltam são oportunidades para os especialistas em imagens e ambientes para o mundo virtual. Uma delas é a de designer de showroom digital, uma alternativa para as marcas chegarem aos seus compradores no mercado B2B. 

O profissional constrói sofisticados espaços de compras online que possam oferecer aos compradores uma experiência interativa elegante. Editoriais eletrônicos, curtas, desfiles e lojas no metaverso são algumas das funções que estão abrindo portas para criar vínculos e conexões com os clientes.

Cientista e analista de dados

Com a transformação digital, a análise de dados se tornou fundamental para entender o comportamento do consumidor. Assim é possível criar estratégias assertivas em várias áreas: marketing, logística, criação, etc.

Mas é claro que não basta arrumar meios de coletar. Dados soltos não valem muita coisa. É preciso analisar e transformar em informações preciosas para os demais profissionais do mercado da moda. Assim, todas as etapas da jornada do consumidor podem ser aperfeiçoadas.

 

Gerente de negócios de moda

É uma carreira bem abrangente, e também uma das mais importantes do setor. O gerente de negócios precisa ter uma visão ampla do mercado da moda, estando sempre muito bem alinhado com as principais tendências. Também precisa estar à frente de seu tempo, constantemente trazendo inovações para os negócios. São vários os segmentos em que pode atuar: 

  • Elaboração e desenvolvimento de estratégias de marketing digital, marketing outbound e de toda a comunicação da marca;
  • Elaboração e estruturação de planos de negócios;
  • Gerenciamento e posicionamento de marca;
  • Gestões financeira e jurídica, etc.

 

Especialista em marketing digital

É preciso ir muito além das mídias sociais no mercado da moda. O especialista em marketing digital tem que criar estratégias que envolvam os clientes nas mais diferentes plataformas. 

Nesse sentido, entram também os especialistas em SEO e designers de UX (experiência do usuário), tornando as plataformas, sites e blogs ainda mais atraentes, criando um relacionamento e personalizando a experiência de compra online.

 

Visual merchandising

O PDV (ponto de venda) é o principal foco do visual merchandiser no mercado da moda. Ele é o responsável por criar uma experiência inesquecível para o consumidor na loja, inclusive criando estratégias combinadas com os recursos virtuais.

Assim, é dele a responsabilidade de criar vitrines atrativas e trabalhar a composição das lojas conforme o perfil da marca, renovar seguindo o tema da coleção e até decidir o local mais estratégico para a colocação de totens de pagamento, cabines, etc.

 

Gerente de inventário inteligente

O gerenciamento de estoque é um dos principais desafios do varejo no mercado de moda. Uma gestão inteligente agiliza a localização dos produtos para venda, evita desperdício de produtos que podem ser colocados em promoção, organiza as compras, agiliza a atualização em função do fechamento de caixa  e muito mais.

Assim, o  especialista deve estar apto a analisar, prever e encontrar formas inteligentes de mover estoque conforme a mudança de demanda em tempo real. É importante saber lidar com serviços automatizados de gestão, planejamento e análise de dados para este fim.

Um gerenciamento inteligente de inventário, baseado na tecnologia RFID, por exemplo, agrega valor para a marca e melhora a rotina da loja.

E então, pronto para entrar para o mercado da moda? Há muitas outras oportunidades de trabalho, inclusive organizando e produzindo pesquisas de moda!

Então aproveite para saber mais sobre pesquisa de moda e continue acompanhando o Blog da Haco!

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