A indústria têxtil passa por um momento em que é fundamental que moda e sustentabilidade andem de mãos dadas. Não é apenas uma tendência passageira. É um movimento de conscientização profunda em que os modelos de negócios estão sendo repensados.
A ONU Meio Ambiente alerta que a indústria têxtil é mais responsável pela emissão global de gases-estufa do que os setores da aviação e do transporte marítimo juntos. E isso é muita responsabilidade que precisa ser assumida, mas, principalmente, resolvida. Significa entre 8% e 10% de todas as emissões globais de gases tóxicos.
Mas se a indústria têxtil afeta os céus, afeta também o solo e os oceanos. É o segundo segmento que mais consome água, despejando 20% de todas as águas residuais do mundo. E a terra firme também sofre. Aterros e lixões recebem o equivalente a US$ 500 bilhões perdidos em roupas descartadas, muitas em perfeito estado de uso.
O consumidor tem parte na culpa, já que muitos não conseguem resistir ao apelo da fast fashion. Mas isso também está mudando com uma postura crescente de clientes preocupados em unir moda e sustentabilidade.
Então como a indústria têxtil pode mudar isso? Como inverter a situação incentivando cada vez mais essa combinação de moda e sustentabilidade?
1 – Use pigmentos naturais na indústria têxtil
O uso de pigmentos naturais é crescente entre as marcas que procuram combinar moda e sustentabilidade. Unido às soluções tecnológicas, o resultado tem sido tão bom que também está se tornando uma exigência de grande parcela dos consumidores.
Por não utilizarem corantes, o tingimento através de banhos quentes com corantes e pigmentos extraídos de raízes, sementes, temperos, folhas, etc não polui o meio ambiente. A técnica produz cores belíssimas, com misturas que criam diferenciais de marca.
2 – Priorize matérias-primas sustentáveis
Além de serem amigos da natureza por serem biodegradáveis, os tecidos orgânicos são também de baixo custo. Bem como dos tradicionais linho e cânhamo, alguns exemplos são liocel, lenpur, modal, as fibras de bananeira e de soja e a poliamida biodegradável.
3 – Tecidos descartados são tendência em moda e sustentabilidade
Os resíduos têxteis e as excedentes de coleções antigas são um problema que está se tornando solução. Várias marcas já apostam em linhas inteiras produzidas com sobras de tecidos que antes seriam descartados ou estão simplesmente jogados em algum depósito.
4 – Aposte no upcycling e incentive a moda circular
Incentive a moda circular com pontos de coleta de modelos antigos de suas coleções em troca de descontos em peças novas. E faça do upcycling uma prática rotineira.
Transforme essas peças antigas agregando novas informações e valores. Alinhe um brechó fashion à sua indústria têxtil vendendo esses modelos com preços diferenciados em coleções cápsula.
5 – Garanta maior durabilidade das peças
Outra grande tendência dos novos consumidores é a preferência por peças que ultrapassem estações. O descartável saiu de moda.
Hoje a indústria têxtil que investir na durabilidade das peças, tanto no design quanto na qualidade da produção, cria uma identificação de marca com uma importante parcela do mercado.
Ciclos mais duráveis também geram menos lixo, ajudando a recuperação do meio ambiente.
6 – Invista no uso consciente da água
A produção de uma única calça jeans consome em média 11 mil litros de água. Mostre que sua marca se importa com o mundo em que vivemos. A indústria têxtil deve investir no uso consciente do recurso, garantindo sua reutilização tanto nas lavanderias quanto em outros setores, como na limpeza das instalações.
7 – Valorize o trabalho artesanal
A indústria têxtil aliada ao trabalho artesanal gera importantes diferenciais em moda e sustentabilidade. A tecnologia industrial aliada à produção manual de cada peça leva exclusividade às coleções. Além disso, a marca está cumprindo um importante papel social, valorizando e gerando emprego para a mão de obra local, como alfaiates, costureiras, bordadeiras e artesãos em geral.
8 – Valorize a mão de obra e seus colaboradores
Os consumidores que se preocupam com moda e sustentabilidade gostam de saber como cada peça foi produzida. Então mostre os bastidores, valorize a sua mão de obra e todos que colaboram para o sucesso da sua marca.
Além disso, não há nada mais gostoso do que trabalhar no que gostamos e com quem gostamos. E não esqueça de que uma remuneração justa faz parte de uma indústria têxtil sustentável. O modelo produtivo não deve sobrecarregar o trabalhador, então saiba adequar sua demanda.
Assim, ao se sentirem valorizados, seus colaboradores também produzirão mais e melhor, e todos – funcionários, fornecedores, artesãos, equipes em geral e consumidores – se transformarão em embaixadores da sua marca.
9 – Use a Big Data para entender seu público
O uso de dados é a melhor forma da indústria têxtil compreender seu público-alvo e alinhar
os objetivos. Use a Big Data para obter informações valiosas que gerem insights sobre novas ações.
Os dados permitem que a indústria têxtil avalie com mais precisão o setor, a concorrência e seu público. Assim é possível criar soluções sólidas, com campanhas e coleções mais alinhadas com as expectativas do consumidor. Use a Big Data também para avaliar sua identificação de marca. Afinal, essa pode ser a hora certa para fazer um rebranding.
10 – Gere oportunidades para as minorias
Moda e sustentabilidade devem ser para todos na indústria têxtil. O setor tem que ser inclusivo, gerando oportunidades para as minorias. Abra campo de trabalho para os grupos que são geralmente preteridos e mostre que a sua marca se importa.
11 – Incentive o descarte correto
Informar e educar o público também deve ser uma função da indústria têxtil. Então incentive o descarte correto das peças, crie pontos de recolhimento, campanhas para doação a abrigos e instituições de caridade, ensine como reciclar customizando produtos.
E caso as peças não estejam em bom estado para uso, ensine seu público como encaminhar corretamente para a reciclagem na indústria têxtil.
12 – Ajude a preservar os animais
A preservação do bem-estar dos bichinhos é hoje um dos pilares fundamentais em moda e sustentabilidade.
Assim, além da moda vegana, que não utiliza matéria-prima de origem animal nas produções (como lã, seda, couro e pérolas), não incentive o teste de produtos em animais.
Tenha uma postura bem definida sobre o assunto e mostre que, sim, você se importa.
Viu como há muitas formas de combinar moda e sustentabilidade na indústria têxtil? Essas são só algumas ideias, porque as marcas preocupadas com o meio ambiente estão sempre em busca de novas soluções criativas para preservar o planeta.
Aproveite então para se inspirar conhecendo as soluções da Haco e descubra novas formas de fortalecer sua identificação de marca!