Alguns conceitos de tendências Outono Inverno 21/22 para se inspirar

Alguns conceitos de tendências Outono Inverno 21/22 para se inspirar

Uma das formas mais interessantes de perceber a mudança da sociedade é através da moda. Empresas especializadas em análise de tendências, como a líder WGSN, fazem um extenso e minucioso trabalho para transformar o que tem acontecido no mundo nos últimos meses em indicadores fashion para a próxima estação. É o que você vai ver nesses conceitos de tendências que a WGSN preparou para a temporada Outono Inverno 21/22.

No total, a WGSN apresenta três conceitos de tendências e duas paletas de cores para os segmentos feminino e masculino. Conheça as ideias que deverão guiar a próxima estação e inspire-se para criar sua próxima coleção de moda!

Conceito 1 – Outono Inverno 21/22: Novas Mitologias

A descoberta de um novo significado na sabedoria antiga em um mundo de incertezas.

O primeiro conceito de tendência que vamos falar, possui a estética marcante e forte senso de propósito marcam a primeira tendência para a temporada Outono Inverno 21/22. Para a WGSN, o conceito reúne quatro pontos básicos de ação:

1. Parcerias com artesãos tradicionais por roupas que fazem bem e têm propósito;

2. Revisitação do vintage com peças exclusivas que tragam uma nova proposta a pelas antigas e despertem descobertas;

3. Mix de referências tradicionais às urbanas estimulando o mercado jovem;

4. Reedição de modelos e tendências com elementos duráveis e práticos que sejam utilitárias e autênticas, atendendo às necessidades do consumo moderno.

No conceito de tendência Novas Mitologias a paleta é quente, com tons naturais que evocam sensação nostálgica e familiar, justapostos a tons alegres de cores primárias vivas.

Aqui encontramos 11 linhas conceituais dentro das Novas Mitologias:

Sobrevivência urbana, Referências da vovó, Cobertor para vestir, Natureza Nouveau, Texturas terrosas, Novos Rafaelitas, Lazer americano, Nômade nórdico, Super anos 70, Visual étnico, Re-estofados.

As principais influências para o conceito Novas Mitologias foram Cecily Ophelia, Loewe, Blanca Miró Scrimieri, Not Buying New, Chopova Lowena e Pre-Raphaelite Sisters.

Conceito 2 – Clareza Consciente

A beleza de viver com menos.

Um dos conceitos de tendências, esse expressa o mote é a simplicidade na exploração de novos significados em pelas clássicas e atemporais, sempre sob a ótica da sustentabilidade. Conheça os principais pontos de ação:

1. Peças neutras e eternas, jaquetas versáteis. A ideia é valorizar a longevidade das peças;

2. Funcionalidade aliada ao estilo garantindo a tendência utilitária em detalhes removíveis e reversíveis;

3. Modelos reparados, modificados impulsionam soluções que acabam com o desperdício com inovação e sensibilidade;

4. Retrô mais discreto e minimalista para não “cansar” o consumidor adepto do “limitarismo”;

5. Proposta holística e cheia de propósito que impulsione conceitos artísticos e cri

ativos ligados ao estilo de vida e à autenticidade utilizando referências atemporais em arte e design.

A paleta reúne cores equilibrada e duráveis, com cinzas chumbo e branco em contraponto com tons aconchegantes clássicos, como terracota, verde-palma e marrom-chuchu, que trazem bem-estar.

A WGSN sugere 13 linhas de trabalho dentro da proposta Clareza Consciente:

Controle de volume, Feira de arte, Flores manchadas, Elegante e discreta, Novo padrão, Geometria sobreposta, Edredom para vestir, Estilo proibitivo, Jogo de padronagem, Artesanal e preciso, Degradado, Alfaiataria em dose dupla e Abstração futurista.

Nesse conceito os maiores influenciadores foram Brittany Bathgate, Le 17 Septembre, Kassl Editions, Jil Sander, Met Gala: About Time e Karl Lagerfeld.

Conceito 3 – Fantasmagórica

Uma proposta inquietante, que traz o escapismo e a exuberância em tempos sombrios.

Propostas sombrias, escapistas e inquietantes define o conceito que reúne looks que vão da rebeldia ao luxo. Conheça os principais pontos de ação desenvolvidos pela equipe da WGSN:

1. Looks punks customizados refletem o medo e as incertezas que rondam o mundo. Mais voltado para o público jovem, que gosta de expressar suas angústias através da moda;

2. Do gótico ao motoqueiro, a mensagem deve ser minimalista, com detalhes simplificados. Roupas modulares, que lembram uniformes. Monocromia em preto. Promoção das peças de valor e de sucesso, já que a tendência desse público é abraçar o limitarismo e a desmaterialização;

3. Peças de acervo inspiram o visual extravagante e a energia dos grandes vestidos. Gere interesse comercial em torno de peças de épocas impactantes, cheias de detalhes e de volume. Invista na sustentabilidade utilizando tecidos no estoque em larga escala e sobras de outras coleções, trazendo um elemento narrativo e reforçando a exclusividade das peças.

A paleta Fantasmagórica contrasta cores vivas com tons escuros e sombrios. Amarelo-iluminado e menta-pastel geram uma sensação forte e impactante, mas são amenizados por cores comuns como azul-tanzanita e verde-uniforme. Os looks monocromáticos em preto aparecem em todas as coleções.

São 12 as linhas de trabalho sugeridas pela WGSN para o conceito tendência Fantasmagórica: Ostentação desgastada, Motoqueiro radical, Baladeira, Momento místico, Delicadeza sombria, Passado no presente, Brilho de discoteca, Superfícies lustrosas, Arte dark, Estrutura esquelética, Gótico moderno e Recortes e colagens.

Drie Van Noten, Rokh, Bottega Veneta, Loutre, Peter Do e Kevin Germanier foram as principais influências para o conceito tendência Fantasmagórica.

Paleta de cores obrigatórias para a moda feminina

Pela visão da WGSN as cores para a temporada Outono Inverno 21/22 da moda feminina devem mesclar versatilidade e contraste, basicamente divididas em dois temas: um com tons sóbrios e nostálgicos, familiares e confortáveis, e o outro com referências à cultura digital em cores saturadas.

São quatro os pontos de ação sugeridos:

1. Tons pastéis com mais graciosidade, fugindo do rústico e do acinzentado das últimas temporadas para propostas mais leves e femininas em lilazes e verdes;

2. Moda festa com elementos lúdicos representados por cores ousadas e vibrantes inspiradas na tecnologia;

3. Alternativas de preto bem exploradas em marrons intensos e verdes hiper-saturados;

4. Sustentabilidade na composição das paletas, desde o desenvolvimento de uma paleta básica mais robusta até a reedição de peças campeãs de venda de outras temporadas.

O contraste é considerado essencial na elaboração da paleta da temporada Outono Inverno 21/22, significando o escapismo do mundo digital sem abandonar o apelo da natureza.

Aposte na autenticidade e também na viabilidade comercial de cores vibrantes e artificiais e de cores escuras e viscerais, equilibrando entre os conceitos de tendências WGSN Nostalgia Suave e Fantasia Digital.

Na paleta básica a ideia é tons neutros com predominância dos verdes e marrons e a substituição do caramelo pela vibrante pecã.

Nessa proposta a WGSN aposta em 8 linhas de trabalho: Tons neutros mais frios e elaborados; Paletas renovadas para a temporada de festas com cores clássicas não convencionais, Ar mais sofisticado e feminino com tons de blush, Inspiração no mundo dos jogos digitais para cores hipervibrantes, Combinações de cores frias para criar looks contemporâneos, Tons escuros distópicos na moda casual, Tons pastel intensos obrigatórios e Marrons revigoram meios-tons queimados.

Paleta de cores obrigatórias para a moda masculina

Cores básicas revigoradas, mas com um contexto nostálgico e minimalista equilibrado por vermelhos vibrantes. Conheça a proposta de paleta de cores obrigatórias para a moda masculina na temporada Outono Inverno 21/22.

Aqui, assim como na moda feminina, a WGSN também dividiu a paleta em duas partes. Uma também com tonsa artificiais, baseadas no escapismo digital, e outra com mais acolhimento e nostalgia, marcada pelas tonalidades naturais.

Conheça os quatro principais pontos de ação:

1. Minimalismo como inspiração com foco na sustentabilidade, com cores que criem um guarda-roupa funcional, de fácil recombinação entre si e atemporal;

2. Nostalgia suave, com modelagens confortáveis completadas por elementos modernos. Temas retrô mais expressos através das cores;

3. Paleta básica inspirada pelas cores naturais, como os marrons outonais, sofisticados tons de cáqui e verdes saturados;

4. Expressividade através das cores. Cores chamativos para as redes sociais, ácidas e vibrantes para os produtos mais básicos da coleção.

A paleta de cores obrigatórias para a moda masculina segundo os conceitos de tendências da WGSN também se divide em Nostalgia Suave e Fantasia Digital. Nas cores básicas, as cores neutras revigoradas servem como base para os tons digitais e vibrantes. A seleção de verdes e cinzas da paleta quente saturada dos temas naturais é reforçada pelo verde-figueira e pelo grafite-negro.

Aqui, são 9 as frentes de trabalho sugeridas pela WGSN para as cores da moda masculina nesse Outono Inverno 21/22: Funcionalidade e criatividade com as cores básicas sofisticadas, Mistura de tons pastéis para criar uma nostalgia contemporânea, Toque artificial às paletas clássicas do estilo peppy, Toque sofisticado com os marrons que evocam a natureza, Paleta clássica inspirada na natureza, Cores da natureza no ambiente urbano, tons expressivos de vermelho, tons ácidos vibrantes para realçar os looks monocromáticos e tons vibrantes de joias para iluminar a moda festa.

E então, pronto para dar início às suas criações para a temporada Outono Inverno 21/22 depois de ler um pouco sobre esses conceitos de tendências? Aproveite e veja como estruturar um mapa de coleção de moda e criar a metodologia certa para otimizar o trabalho da sua equipe!

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