História da Armani
O fundador da marca Armani teve uma trajetória um pouco diferente dos demais criadores de grifes famosas.
Giorgio Armani, um italiano nascido em Piacenza, região norte da Itália, chegou a cursar dois anos de medicina e servir ao exército antes de entrar no universo da moda.
Nos anos 50, quando tinha 20 anos, Giorgio conseguiu um emprego de vitrinista e assistente de fotografia. Mais tarde, tornou-se comprador em uma grande loja de departamentos de Milão.
Após este período, foi assistente de estilo por 9 anos e desenhou para importantes grifes, aprofundando sua experiência no universo fashion.
Começou a trilhar sua própria carreira nos anos 70, quando criou sua marca. Com cortes despojados e caimento diferenciado, suas peças elegantes e sofisticadas logo ganharam destaque no mercado.
Nesta época, Giorgio recebeu incentivo de seu amigo Sergio Galeotti, arquiteto italiano e confudador da Giorgio Armani Corporation.
No início, a grife tinha foco em peças masculinas, mas rapidamente expandiu os negócios e começou a produzir também coleções femininas.
Após explorar o mercado de luxo canadense e americano em 1978, o estilista ganhou notoriedade e passou a ser considerado o mais influente daquela década.
Em 1981 inaugurou sua primeira loja em Milão, a capital da moda. Em 1982, Giorgio estampava a capa da Time, uma das mais conhecidas revistas do mundo, publicada nos Estados Unidos.
Entre os anos 80 e 90, a Armani entrou nos mercados do Japão e China. Atualmente, está presente em mais de 37 países.
Giorgio Armani já foi considerado o designer de moda independente mais bem-sucedido do mundo. Segundo a Forbes, nos dias atuais sua fortuna está avaliada em 12,8 bilhões de dólares.
Identidade da marca
A marca tem desempenhado um papel significativo no mundo do cinema e da televisão, com uma forte influência na indústria do entretenimento.
Muitos cineastas e designers de figurino escolhem roupas da grife para seus personagens em filmes e séries de televisão.
Os trajes elegantes e sofisticados da Armani são frequentemente selecionados para retratar personagens de alto status, glamour e sofisticação.
Filme Gigolô Americano
Marco importante na história da Armani, em 1980 o personagem de Richard Gere vestiu alfaiataria masculina da marca no filme Gigolô Americano.
Filme Os Intocáveis
Chapéus, ternos e casacos Armani vestiram os atores Kevin Costner, Robert De Niro e Sean Connery no filme Os Intocáveis, de 1987.
Filme O Lobo de Wall Street
Sandy Powell, figurinista ganhadora de diversos Oscars, vestiu Armani no personagem de Leonardo DiCaprio em O Lobo de Wall Street, de 2013.