A marca das marcas: Armani

A marca das marcas: Armani

História da Armani

O fundador da marca Armani teve uma trajetória um pouco diferente dos demais criadores de grifes famosas.

Giorgio Armani, um italiano nascido em Piacenza, região norte da Itália, chegou a cursar dois anos de medicina e servir ao exército antes de entrar no universo da moda.

Nos anos 50, quando tinha 20 anos, Giorgio conseguiu um emprego de vitrinista e assistente de fotografia. Mais tarde, tornou-se comprador em uma grande loja de departamentos de Milão.

Após este período, foi assistente de estilo por 9 anos e desenhou para importantes grifes, aprofundando sua experiência no universo fashion.

Começou a trilhar sua própria carreira nos anos 70, quando criou sua marca. Com cortes despojados e caimento diferenciado, suas peças elegantes e sofisticadas logo ganharam destaque no mercado.

Nesta época, Giorgio recebeu incentivo de seu amigo Sergio Galeotti, arquiteto italiano e confudador da Giorgio Armani Corporation.

Sergio Galeotti, à esquerda e Giorgio Armani, à direita. Fonte: Luxus Magazine.

No início, a grife tinha foco em peças masculinas, mas rapidamente expandiu os negócios e começou a produzir também coleções femininas.

Após explorar o mercado de luxo canadense e americano em 1978, o estilista ganhou notoriedade e passou a ser considerado o mais influente daquela década.

Em 1981 inaugurou sua primeira loja em Milão, a capital da moda. Em 1982, Giorgio estampava a capa da Time, uma das mais conhecidas revistas do mundo, publicada nos Estados Unidos.

Giorgio Armani na capa da revista Time, 1982.

Entre os anos 80 e 90, a Armani entrou nos mercados do Japão e China. Atualmente, está presente em mais de 37 países.

Giorgio Armani já foi considerado o designer de moda independente mais bem-sucedido do mundo. Segundo a Forbes, nos dias atuais sua fortuna está avaliada em 12,8 bilhões de dólares.

Identidade da marca

A marca tem desempenhado um papel significativo no mundo do cinema e da televisão, com uma forte influência na indústria do entretenimento.

Muitos cineastas e designers de figurino escolhem roupas da grife para seus personagens em filmes e séries de televisão.

Os trajes elegantes e sofisticados da Armani são frequentemente selecionados para retratar personagens de alto status, glamour e sofisticação.

Filme Gigolô Americano

Marco importante na história da Armani, em 1980 o personagem de Richard Gere vestiu alfaiataria masculina da marca no filme Gigolô Americano.

Fonte: valetmag.com

Filme Os Intocáveis

Chapéus, ternos e casacos Armani vestiram os atores Kevin Costner, Robert De Niro e Sean Connery no filme Os Intocáveis, de 1987.

Fonte: harpersbazaar.uol.com.br

Filme O Lobo de Wall Street

Sandy Powell, figurinista ganhadora de diversos Oscars, vestiu Armani no personagem de Leonardo DiCaprio em O Lobo de Wall Street, de 2013.

Fonte: harpersbazaar.uol.com.br

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