A Itália é um país fantástico não só no universo da moda. Explorando suas paisagens encantadoras e gastronomia deliciosa, trazemos 5 destinos inspiradores para conhecer nas terras italianas. Confira!
Roma, a Cidade Eterna
Roma também é conhecida como a “Cidade Eterna”, pois ela transcende o tempo sendo testemunho vivo da trajetória da humanidade ao longo dos séculos.
A Itália é o país da moda e do design, por isso, Roma se destaca por possuir a ‘Via del Babuíno’ e a ‘Via dei Condetti’ onde você encontrará marcas de grifes luxuosas como Chanel, Moschino, Gucci, Prada, Louis Vuitton e Cartier.
O país não deixa a desejar também em gastronomia. Se destaca pelo seu famoso ‘carbonara’ que é originalmente feito com Pecorino, que é o queijo de ovelha e o Guanciale que é o bacon da bochecha de porco.
Agora que você já conhece um pouquinho de Roma, já pode dizer “Che Buono” quando visitar este lugar encantador!
Sicília, uma ilha cercada de história
A Sicília é uma ilha que traz em sua história muitas influências e uma poderosa personalidade, conhecida por ter seu dialeto e costumes únicos.
Como seus próprios habitantes costumam falar, eles são, em primeiro lugar, sicilianos e depois italianos. Disputada por séculos pelos gregos, espanhóis e romanos a ilha acabou recebendo diversas influências culturais e arquitetônicas.
A Sicília é rica em sabores, conhecida pelo ‘arancini’, deliciosas bolas de risoto recheadas com molho a bolonhesa na versão mais tradicional.
Siracusa, uma cidade costeira siciliana, foi palco do evento de dez anos da alta costura promovido por Dolce & Gabanna, que é uma das marcas mais icônicas da Itália.
A romântica Veneza
Veneza é conhecida por ser uma das cidades mais importantes do mundo, recebendo calorosamente seus turistas devido a sua arte e arquitetura.
A região já é afetada pelo turismo massivo, recebendo mais de 50 mil turistas por dia em pleno inverno. Em Veneza se ‘parla’ italiano, ou, como o próprio habitante veneziano diz ‘che parla dialeto veneto’ que significa que a região tem seu próprio dialeto, o ‘veneto’.
Com seus ares românticos, a Veneza é destino de inúmeros casais apaixonados que buscam um passeio de gondola através dos canais venezianos.
A cidade tem uma gastronomia voltada ao consumo de frutos do mar e seu prato mais típico é o ‘nero di seppia com spaghetti’ que é feito com tinta de lula e pode ser servido com camarões.
Veneza também tem em seu destino o Museu Fortuny, que vai à contramão de quem pensa que museu é só composto por artefatos antigos.
Mariano Fortuny foi um artista designer que ao longo de sua vida desenvolveu diversos tecidos e estampas utilizando técnicas muito precisas e refinadas. Ele foi responsável por criar um método de plissagem em seda que se tornou muito popular no início do século XX.
Este museu-casa é parada obrigatória para quem vai a Veneza e quer conhecer mais sobre sua rica arte.
Milão, a capital da moda
Não dá para falar em moda e não lembrar de Milão. A capital mundial da moda é um destino certo para designers, estilistas, artistas, modelos e fotógrafos do mundo todo.
Milão é o lar das principais grifes mais luxuosas do mundo como Versace, Armani, Dior e Prada.
A partir de Milão é que são lançadas as principais tendências mundiais em moda, sendo considerada a cidade do luxo e glamour.
A arquitetura, cultura e culinária de Milão são riquíssimas e possuem monumentos históricos que ainda são muito bem preservados e convivem em harmonia com a arquitetura moderna.
O Quad’Oro ou Quadrilátero della Moda é uma área comercial de luxo que fica localizado no centro histórico contando com várias boutiques, antiquários e cafés em mansões neoclássicas servindo de vitrine para marcas como Cartier, Bottega Veneta, Ferragamo, Louis Vuitton, Versace, Hermès, Prada e Christian Dior.
Milão sedia semestralmente a Semana de Moda, que acontece entre fevereiro-março e setembro-outubro, onde são apresentadas as coleções de primavera-verão e outono-inverno e é destino para todos os envolvidos do mundo da alta costura.
A gastronomia em Milão não é só pizza e macarrão. Você sabia que originalmente o Panetone foi criado lá? Entre os pratos típicos que são mais consumidos em Milão estão o Risoto alla Milanese, que é um risoto com açafrão, queijo e vinho.
Em Milão também é bastante consumido o Bife à Milanesa, tradicionalmente chamado de Cotoletta alla Milanese, um prato histórico que é parte fundamental da identidade de Milão.
A encantadora Costa Amalfitana
Amalfi é uma das regiões mais encantadoras da Itália, sendo destino para quem gosta de cultura e praias.
Considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO e conhecida pela sua arquitetura vertical e colorida, a Costa Amalfitana resplandece pelo azul do seu mar.
Destino certo para quem busca lazer, gastronomia e descanso, Amalfi possui inúmeras vinícolas como Le Vigne di Raito, Tenuta San Francesco e Cantine Marisa Cuomo.
A gastronomia local traz delícias como a Mozzarela de Bufala e o Limoncello, licor a base de limão que foi criado no início do século XX como um ânimo pós-jantar para hóspedes de uma pousada em Capri, mas o sucesso foi além e ganhou o gosto dos italianos, é uma verdadeira “acqua in boca!”.
Amalfi ainda conta com a região da costa que é Positano, uma aldeia cravada na montanha em frente ao mar cheia de ladeiras e ruínas que desafiam a gravidade. O azul do mar contrasta com o colorido das casas sendo o roteiro obrigatório para quem visita a região.