O evento de moda mais importante da América Latina, chegou a sua 55ª edição e é o assunto do momento no mundo fashion.
A São Paulo Fashion Week aconteceu nos dias 22 a 28 de maio e exibiu muita criatividade nas passarelas, com o desfile de 42 marcas de todo o Brasil – sendo 31 presenciais e 11 fashion films.
Reinvenção, glamour e muita personalidade são algumas das premissas que marcaram a primeira edição de 2023 do SPFW.
A mistura de cores, texturas e estilos reflete a diversidade presente no cenário da moda nacional e evidencia o que estará em alta nas próximas temporadas.
Para nos inspirar e trazer insights criativos, apresentamos aqui algumas das principais tendências que dominaram o evento. Confira!
Alfaiataria – inovando o clássico na SPFW N55
A alfaiataria foi sem dúvida uma das tendências mais fortes observadas na SPFW N55. Porém, fugindo do óbvio, ela apareceu em silhuetas desconstruídas e com toques super criativos.
Aplicações e acabamentos irreverentes trouxeram um ar divertido para calças, blazers e camisas, inovando as modelagens clássicas que nunca saem de moda ou repaginando-as em peças oversized e com muito volume, como nas criações do estilista Weider Silveiro.
Plissado
As saias e vestidos plissados continuam em alta, tanto em looks mais elegantes como em peças mais despojadas.
Aplicado à fluidez de tecidos como a seda e em texturas metalizadas, o efeito plissado trouxe às passarelas visuais sofisticados e glamourosos.
Marcas como a Apartamento 03, por exemplo, apostaram em looks esvoaçantes e cheios de estilo.
Brilho e metalizado
E por falar em glamour… Os tecidos metalizados transformaram peças casuais e formais em visuais exuberantes.
Os metalizados definitivamente continuam em alta. O brilho também dominou as makes, com belezas marcadas por sombras cintilantes, pele glow e iluminadores intensos.
Sem limites para o esplendor, os looks brilhantes foram apresentados em diversas cores e modelagens, com espaço até para o efeito holográfico, desfilado pelo estilista Martins.
Trabalho manual
Os trabalhos manuais têm ganhado cada vez mais espaço no mundo da moda, e na SPFW N55 não poderia ser diferente. Peças em crochê, bordados e rendas apareceram em looks urbanos, fugindo do óbvio com cores intensas e até neon.
Os estilistas brasileiros utilizaram bastante as técnicas handmade (feitas a mão), intensificando a valorização do artesanato e das matérias-primas nacionais.
Destaque especial para as criações em crochê da Ponto Firme e de David Lee.
Elementos naturais
Referências à natureza foram impressas em forma de elementos e principalmente nas cores.
Apesar da exuberância de todo o brilho e cores chamativas nas passarelas, os tons beges e terrosos também ganharam espaço.
Marrons, terracotas, caramelos e mostardas estiveram presentes nas coleções de diversos estilistas.
Na parte de elementos, as flores foram bastante exploradas e reforçam uma trend vista também nas semanas de moda internacionais. O estilo romântico invadiu a SPFW N55, com a presença de flores em aplicações, estampas e acessórios.
Com tantas referências incríveis, ideias não irão faltar para o planejamento da sua próxima coleção. Acompanhe o Blog da Haco para estar sempre atualizado e atento às novidades do mundo da moda.