Às vezes as coisas parecem tomar uma direção inesperada – e esse é um dos momentos em que estamos vivendo. No entanto, apesar do novo coronavírus ter pego o mundo de surpresa, é preciso seguir adiante e criar mecanismos de defesa: contra a pandemia, contra o desânimo, contra a falta de produtividade. Afinal, é para isso que serve o velho e bom home office.
Velho para alguns, novidade para outros, uma verdadeira salvação para todos. Afinal, nada como a capacidade de adaptação do ser humano, principalmente quando há tanta tecnologia à disposição.
A ideia, então, é arregaçar as mangas e manter o foco. Veja essas ideias para otimizar o seu tempo em home office!
Postura é tudo no home office
Antes de mais nada é preciso ter em mente que trabalhar em home office é trabalho sim. Afinal, não é porque está em casa que é hora de lazer.
Também é muito importante que toda a equipe que trabalhe contigo esteja consciente disso. Então, o primeiro passo é fazer uma reunião online com todos para deixar alguns pontos bem esclarecidos.
Cada um continuará tendo suas tarefas e que reports devem ser feitos normalmente. É claro que há mais flexibilidade no home office – mas ela deve ser usada para otimizar o trabalho e o tempo de todos que trabalham com você.
Invista na tecnologia
Outro ponto importante é a tecnologia utilizada no home office. É importante que a conexão da internet seja veloz e eficiente. Se for preciso, turbine a velocidade.
Por outro lado, pesquise plataformas que possibilitem uma boa interação com a equipe. O WhastApp é ótimo para manter todo mundo conectado, mas não é o único aplicativo gratuito disponível.
Há vários outros – como Trello, Canva, Slack, Hangouts, Telegram, Zoom, Skype e muitos outros que podem ajudar a manter o time unido.
Não esqueça: a tecnologia é a sua grande aliada nesse momento.
Primeira vez no home office? Converse com a família
Uma dica muito importante é conversar com a família sobre o funcionamento do home office. Isso é especialmente válido para quem tem crianças em casa, idosos ou pessoas positivas para coronavírus.
Trabalhar com crianças por perto nem sempre é fácil, principalmente quando estão em casa o tempo todo – e sem poder sair. Mas também não é impossível.
Explique a situação e crie rotinas para elas também. Assim todo mundo se mantém ocupado mais ou menos na mesma hora, o que é uma boa saída.
Por outro lado, quem tem doentes em casa deve abrir o jogo com a equipe. Situações assim precisam ser faladas e compreendidas. A hora é de organização e foco, mas também de solidariedade.
Diversão é fundamental
Mesmo quem está habituado a fazer home office não está acostumado ao isolamento social. A época é complicada para todos, por isso é preciso criar situações para desestressar a equipe.
Incentive a troca de ideias entre os membros do time, mas também momentos de descontração. Além disso, uma música bem colocada, uma call com câmera aberta e uma piadinha de vez em quando também não fazem mal a ninguém. Que tal um happy hour virtual?
Crie um novo mindset
É importante definir um horário de trabalho, mas deixe a rigidez no escritório da empresa. Você pode acabar surpreso pela produtividade no home office, mas é importante criar um novo mindset.
Para isso, defina resultados e entregas para cada função, garantindo visibilidade e critérios de sucesso definidos. Lembre-se, esse não é um momento comum e está sendo uma adaptação para todos.
É importante também saber sobre como estão seus colegas de trabalho.Pergunte sobre o final de semana, pelos familiares, a rotina da casa e a própria adaptação ao home office.
Com essas dicas você vai otimizar a produção do home office, focando no que há de mais importante nesse momento: o ser humano.
Nesse período é muito importante estar sempre em busca de conhecimento. Veja o nosso próximo artigo sobre 10 dicas de livros de moda para você se inspirar.