Com o início do inverno, os criativos já estão pensando nas principais tendências de moda para dar o tom da próxima coleção primavera verão 2022.
A leveza típica da estação mantém o foco nos looks informais, mas as peças femininas trazem um “quê” a mais para a próxima temporada: aquele desejo cada vez maior de voltar às ruas e o otimismo de que a vacina traga um pouco mais do antigo ritmo de vida de volta.
Essa saudade do antigo tem um toque de nostalgia, que se traduz em tendências de moda. A ideia é dar aquele toque reconfortante que todos precisamos em momentos ainda incertos.
Por outro lado, com a pandemia, o mundo mudou e a sustentabilidade no mundo da moda deixou de ser uma pegada para ser tornar uma realidade bem sólida. Produtos cada vez mais duráveis, versáteis, funcionais e atemporais continuam sendo uma das grandes tendências de moda.
Na busca pelo conforto, os volumes retornam à cena com apelo descontraído em peças clássicas, como a camisa de botão. Mas, mais uma vez, é nos detalhes que os diferenciais se fazem notar e se tornam a verdadeira identificação de marca.
Veja algumas das peças femininas que prometem marcar a temporada de primavera verão 2022 e inspire-se para bolar a sua coleção de moda!
Alfaiataria contemporânea: tendências de moda com modelagem descontraída
Tanto no casual quanto no workwear, as tendências de moda trazem a alfaiataria contemporânea com modelagem descontraída e estética utilitária, dando praticidade e estilo ao dia a dia.
A alfaiataria, aliás, também inspira o work leisure, em peças que primam pelo foco na flexibilidade e no conforto com formalidade. As silhuetas estruturadas, no entanto, dão vez a cortes inteligentes, como o sculpt volume, que são a grande tendência de moda para o workwear pós-pandemia.
Corsets se consolidam em materiais confortáveis
O sucesso de séries como “Bridgerton”, da Netflix, incentivou o retorno da estética ousada dos corsets, mas tudo indica que as grandes tendências de moda devem recair sobre as leituras mais confortáveis.
As interpretações menos literais dos corsets de design regency core, principalmente em malha, crochê e tricô, prometem grande apelo comercial entre as peças femininas para o verão 22 em todos os segmentos.
Camisas retornam cheias de estilo
As camisas estão também entre as tendências de moda feminina para a próxima temporada. Dados da empresa de tendências WGSN mostram que elas responderam por 50% do mix das camisas de blusas de tecido, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.
A clássica, por exemplo, ganha com look mais despojado, mangas volumosas, peplum sutil, golas oversized e a valorização dos detalhes de design, como componentes metalizados e acabamentos texturizados.
A chamada camisa resort também volta, uma típica referência à saudade das férias. O look vintage ganha toques retrô, com estampas florais, colarinho cubano, tecido sedoso e looks festivos hi-lo. O caimento soltinho e “combinadinho” com shorts e saias também é tendência de moda feminina.
Rústicos ficam mais refinados mas mantêm o conforto
As texturas trabalhadas em modelagens simplificadas e realçam o apelo artesanal das peças rústicas. Mais refinados, os looks transitam entre a festa e o casual, com o mix de tecidos, como linho e viscose, gerando peso e caimento elegante, mas fluido.
Vestidos, as eternas estrelas do verão
A primavera verão é a temporada dos vestidos e essa é a vez dos midi evasê ganharem destaque. Considerada o coringa da estação, a peça é versátil, funcionando bem em ambientes formais e informais.
A silhueta, que brinca com a feminilidade e com uma cintura mais justa, ganha cintos, cordões e detalhes removíveis que ajudam a ajustar o modelo, mas também dão mais versatilidade ao vestido evasê, aumentando o custo-benefício da peça. Em relação ao tecido, a dica é usar os que dão pouco trabalho, facilitando o uso no dia a dia.
E é claro que os vestidos franzidos não poderiam deixar de estar entre as tendências de moda, uma espécie de continuação do vestido de casa Nap Dress, o sucesso retumbante da Hill House Home (com US $1 milhão em vendas em apenas meia hora no final de 2020).
Em qualquer comprimento, esse tipo de vestido se tornou sinônimo de conforto, beleza e praticidade (já que não precisa passar), lembrando um bocado os modelos de elastex dos anos 70.
Aposte nos franzidos no corpete, na cintura ou no busto, caimento soltinho e mangas curtas bufantes ou alças com tiras largas para o verão.
Bodycon, a volta dos justinhos reforçada pela malha e pelo tricô
Já para quem gosta dos modelos mais justos, o bodycon é a tendência de moda certa para a temporada. Alavancada pelo crescente interesse em malha e tricô, a volta dos vestidos justinhos capricha nos recortes, principalmente nas laterais, nas costas e na cintura.
A elasticidade e a suavidade do toque, no entanto, devem ser o foco, já que o conforto se mantém mesmo para esta silhueta. Os modelos mais comportados, com saia mais reta e decote alto, também chegam bem na nova estação.
Babadinhos e mangas fofas: a força das blusas vintage
No cerne da moda circular, e ancorada pela nostalgia que permeia a pandemia, as blusas vintage ganham mais força e encontram lugar de destaque na primavera verão 2022.
Grande tendência de moda, tecidos vintage ou reaproveitados dão maior autenticidade às peças novas. No entanto, são as de segunda mão as queridinhas da estação, então a dica é apostar em uma seleção de peças com curadoria ou parceria com ecommerce,
Franzidos, babadinhos, mangas curtas fofas, renda, bordados em tons próximos, barras escalope, trabalhos manuais delicados e até o velho e bom elastex são tendências de moda adornando peças simples que ficam perfeitas com jeans.
Jeans sem tingimento: a volta dos brancos
Na busca pela sustentabilidade na moda, o consumidor muitas vezes pega a dianteira e define caminhos. É o que tem ocorrido com a busca crescente do jeans sem tingimento, peças cruas e off-white, que ganham força em design mais solto e confortável, como cortes retos, flare e oversized.
Essas dicas de tendências de moda em peças femininas para a temporada primavera verão 2022 são pura inspiração para criar suas peças autorais e arrasar na próxima coleção de moda!
Aproveite e conheça as estratégias da indústria de moda para 2022 e prepare-se para acompanhar o novo perfil do consumidor!