O mundo da moda é muito dinâmico. Mesmo estando ainda no verão 2020, já estão surgindo as primeiras tendências de moda outono/inverno 2022/2023.
Afinal, definir uma coleção de moda não é fácil, e quem tem consciência da importância de um bom planejamento não abre mão de conhecer as maiores trends do momento assim que são definidas.
Para a WGSN, uma das maiores empresas de tendências de moda do mercado, o período será marcado, principalmente, por 5 grandes influências:
- Aceitação tecnológica – Flexibilidade e customização ganham mais destaque, impulsionados pela influência do design digital abrindo caminhos e reforçando a importância dos novos canais de varejo. O desafio é a implementação do varejo sob demanda e iniciativas sociais que acarretem nova geração de empresários da moda;
- Comunidade intencional – Como um círculo que se fecha, o consumidor cada vez mais consciente é também impulsionado por redes que buscam influenciar o público através da ética e da colaboração social. O desafio é criar novas estratégias de venda direta e parcerias éticas multiculturais;
- Frugalismo – Os novos hábitos de consumo apontam para a redução do desperdício, da geração de resíduos e para a economia, o que abre espaço para produtos circulares, reusáveis e longevos. É o comprar menos, mas melhor e o desafio de criar produtos sustentáveis e versáteis;
- Progressismo – Práticas comerciais amigas do planeta e produtos proativos, que incentivem mudanças inclusivas e regenerativas. O desafio é investir em ações mais responsáveis, que protejam a igualdade social e a biodiversidade minimizando danos;
- Bem-estar – Soluções hi-tech e lo-fi devem mexer com as emoções de um público cada vez mais preocupado com o bem-estar. Aspectos físicos e mentais são intimamente relacionados e o desafio é criar novos produtos alinhados com essa ideia.
Conheça as tendências de moda outono/inverno 2022/2023 geradas por estas grandes ideias listadas pela WGSN.
Tendências de moda outono/inverno 2022/2023 em detalhes e acabamentos
Dizem que as coisas mais importantes se escondem nos detalhes e isso também vale para o mundo da moda. Assim como os acabamentos, são eles que darão o toque de luxo, adaptabilidade e qualidade final às peças para o outono/inverno 2022/2023.
O estilo de vida sustentável e a preocupação com a produção responsável ganha cada vez mais força com a pandemia. Detalhes e acabamentos devem emprestar multifuncionalidade e praticidade às peças, mas também levar pontos de alegria e descontração.
Os fios de poliéster reciclado ganham destaque na produção de enfeites chamativos, mas removíveis para serem reutilizados em outras peças. Assim, os looks ficam mais variados.
Nesse sentido, as tendências de moda outono/inverno 2022/2023 apontam para construções modulares e adaptáveis, técnicas artesanais, reaproveitamento de resíduos como algodão e redução de materiais virgens.
Paleta de cores da moda jovem reflete altos e baixos da geração
A moda jovem responde por um grupo consumidor emotivo, que deve enfrentar altos e baixos de uma pandemia que ainda se estende.
As cores devem refletir esse movimento de anseios, esperanças e incertezas, porém com um toque de tranquilidade, resiliência e euforia.
Para a WGSN as tendências de moda outono/inverno 2022/2023 em cores apontam para tons que transcendem as estações, que sejam balanceados e tranquilizadores, que tenham apelo digital inerente aos novos mercados, mas que mantenham uma certa nostalgia na paleta sazonal.
As grandes apostas vão para tons pastéis e neutros tranquilizadores, o apelo digital em cores vivas e ousadas, e tons terrosos e os azuis reconfortantes.
Mais de 40% da paleta é oriunda de temporadas anteriores como forma de combinar familiaridade e inovação, além de encorajar a durabilidade.
Materiais regenerativos e convidativos ao toque ganham destaque
A expectativa é que 2023 seja um ano em que as situações extremas iniciadas em 2020 já tenham sido resolvidas. Soluções a longo prazo, deverão dar conta de um conforto físico e emocional em um mundo remodelado por novas prioridades, valores e sistemas.
A sustentabilidade deverá ser uma temática onipresente após a fragilidade da humanidade exposta pela pandemia do coronavírus. Ganha força a produção de texturas e materiais com toques curativos, protecionais e orgânicos, assim como a criação de cores ecológicas e produtos biodegradáveis.
As tendências de moda outono/inverno 2022/2023 apontam para investimentos em pesquisas científicas para a produção de novos materiais tecnológicos, assim como inovação para o implemento cada vez maior da agricultura regenerativa, que permita ir além da “simples” neutralização de carbono na natureza.
O tratamento de resíduos, por sua vez, terá papel fundamental nessa nova produção, com o desenvolvimento de estéticas que abriguem diferentes elementos nos processos.
A ideia é a redução das etapas da cadeia produtiva através da criação de materiais com pensamento circular, onde a reciclagem deve ser facilitada ao máximo.
Dessa forma, a imaginação vai unir o digital, o artesanal e o industrial, rompendo fronteiras e excedendo limites físicos para a criação de novas formas, texturas e superfícies.
Assim, pensar nas tendências de moda outono/inverno 2022/2023 é se desligar dos conceitos ultrapassados tradicionais e se conectar a um futuro de inovação e criatividade, com olhos voltados permanentemente para a sustentabilidade e a economia circular no mundo da moda.
Aproveite e inspire-se descobrindo mais sobre os novos hábitos de consumo sustentável no mundo da moda e continue acompanhando as dicas e tendências em nosso Blog!