Medidas de sustentabilidade na moda não são apenas tendência. A necessidade urgente de proteção do meio ambiente trouxe novas práticas para o dia a dia de empresas e consumidores.
Se a coleta seletiva e o gerenciamento de resíduos são partes importantes desse processo, hoje o impacto ambiental é muito mais amplo do que se imaginava há alguns anos. Nesse cenário, o cuidado com o descarte das roupas é tão relevante quanto o material utilizado em na confecção.
De acordo com o eCycle, todos os anos são jogadas fora cerca de US $500 bilhões em roupas pouquíssimas usadas, cuja maior parte não é reciclada. Além da necessidade de pensar em uma moda circular, é preciso rever a própria forma de produção das peças, com materiais amigos do meio ambiente, como o fio de poliamida biodegradável.
É preciso mudar as estimativas com medidas de sustentabilidade na moda
A previsão é que até 2050 o setor de moda seja responsável por ¼ de toda a emissão de gás carbônico do planeta, de acordo com o eCycle. Hoje, a forma como a moda é produzida lança 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera todos os anos. A quantidade ultrapassa setores tradicionalmente poluentes, como o da aviação comercial e indústria naval – juntas.
Por outro lado, os consumidores, cada vez mais alinhados com os processos produtivos do mundo da moda, cobram diferenciais sustentáveis das marcas. A tecnologia, por sua vez, tem sido uma grande aliada da indústria, criando produtos de qualidade e parceiros do meio ambiente em todos os ciclos. Um deles é o fio de poliamida biodegradável .
O que é o fio de poliamida biodegradável
Desenvolvido pela equipe de R&I da Rhodia- Grupo Solvay do Brasil em 2014, o fio Amni Soul Eco®, o primeiro fio de poliamida 6.6 biodegradável, é uma criação 100% brasileira
Para se ter ideia da importância dessa solução de sustentabilidade na moda, imagine todas as roupas íntimas consumidas até hoje.
Ao contrário das demais, esses tipos de peças não são repassadas adiante ou doadas para um brechó. Vão para o lixo quando deixam de ter serventia.
Acontece que as peças produzidas com fibras sintéticas, como o nylon e poliéster, demoram em média 80 anos para se decomporem na natureza. É o caso das lingeries e também dos cadarços utilizados em calçados, alças de bolsas e aviamentos em geral.
Já o fio de poliamida biodegradável Amni Soul Eco® se biodegrada no meio ambiente em cerca de 5 anos — mas somente após serem devidamente descartadas nos aterros sanitários. Em ambientes anaeróbicos, ou seja, chega a no máximo 5 anos.
Isso acontece porque a tecnologia, usa um polímero modificado que acelera o processo. Já os fios sintéticos, de maneira geral, utilizam polímeros plásticos como PET e poliamida como matéria-prima. Estes materiais plásticos levam décadas, às vezes séculos para se biodegradar, prejudicando o meio ambiente.
Tecnologia garante durabilidade e desempenho
Outro ponto importante é que a durabilidade do fio de poliamida biodegradável é a mesma do fio tradicional. Assim como o desempenho, da mesma forma que ocorre nos demais materiais biodegradáveis, como papel, algodão e madeira, por exemplo. Além disso, é também 100% reciclável e reutilizável.
Mas outro diferencial para quem busca uma identificação de marca antenada com a sustentabilidade na moda, é o próprio processo de produção do fio de poliamida biodegradável.
A fabricação do Amni Soul Eco envolve práticas sustentáveis de reuso da água de processo e tratamento de gases de efeito estufa antes de serem lançados no meio ambiente a fim de proteger a camada de ozônio e a natureza.
Cadarços com fio biodegradável são estratégia de identificação de marca
Outro ponto importante é que o fio de poliamida biodegradável pode ser submetido a qualquer tipo de processamento, com as mesmas características e propriedades da poliamida 6.6 convencional, como nos cadarços.
Hoje, os cadarços são um importante elemento de identificação de marca, capazes de criar diferenciais estéticos e valor estratégico à peça.
Sempre alinhada à sustentabilidade na moda, a Haco desenvolve cadarços com fio de poliamida biodegradável totalmente personalizáveis. São diversos acabamentos e cores, com riqueza de detalhes para acabamentos em peças de roupa, calçados e golas, por exemplo.
O valor agregado no cadarço com fio de poliamida biodegradável coloca a sua marca na vanguarda da sustentabilidade na moda, atendendo às exigências de um mercado cada vez mais atento às abordagens de produção amigas do meio ambiente.
Quer saber mais sobre como usar os diferenciais de sustentabilidade na moda? Então aproveite para baixar o Trend Spot de atualização da cápsula sustentável Haco!