Saiba como engajar sua equipe no processo de criação da sua coleção de moda

Saiba como engajar sua equipe no processo de criação da sua coleção de moda

Quem acha que é fácil conceber e criar uma coleção de moda, não sabe como pode ser difícil conseguir o engajamento da equipe. Criativos de todo o mundo que o digam. Afinal, mal termina uma, já está na hora de começar o processo todo de novo.

Por outro lado, é preciso alinhar expectativas, fazer cada um entrar no clima do tema escolhido e, praticamente, ver pelos seus olhos. Por isso, algumas dicas podem ajudar o estilista a conseguir mais engajamento da sua equipe de apoio e, tornar mais ágeis e assertivas diversas ações de produção da coleção de moda.

Coleção de moda: 5 dicas para engajar sua equipe

1 – Mostre suas conclusões sobre a pesquisa de moda

A pesquisa de moda é um passo fundamental para a criação de uma coleção de moda, mas não basta você guardar suas percepções para você. Reúna a equipe e faça uma espécie de bate-papo sobre o que encontrou em suas andanças.

Por exemplo, se a pesquisa de moda incluiu uma viagem ela correspondeu às suas expectativas? O que o surpreendeu, o que não gostou, o que gostaria de incluir na coleção de moda ou usar como inspiração principal?

Compartilhar suas impressões é muito importante para envolver a equipe no mesmo clima em que você está.

2 – Use o moodboard para estimular ideias

O moodboard é um ótimo recurso para estimular seu processo criativo – mas não só o seu. Conforme o estilista vai inserindo imagens, fotografias, ideias de cores, tonalidades e tecidos, vai fazendo também com que a equipe se familiarize cada vez mais com suas ideias.

Dessa forma acaba também incentivando a troca de diálogo e de sugestões, favorecendo o engajamento da equipe como um todo.

Quanto mais ambientados os integrantes estiverem com a sua visão da coleção de moda, mais se sentirão encorajados a participar efetivamente.

3 – Promova brainstorms regulares

A coleção de moda é feita de múltiplos aspectos, que podem se tornar uma confusão se ficarem soltos. No caos, o processo criativo não se desenvolve e acabam havendo distrações que desagregam os membros da equipe.

A ideia então é, acertar os detalhes, tornando o processo mais coeso e que inclua todos os integrantes. Procure então fazer brainstorms regulares com a equipe sobre assuntos específicos.

Peça pizzas, refrigerantes e promova uma imersão em um aspecto de cada vez: tipos de tecidos, parâmetros para definir as cartelas de cores, acabamentos ou materiais para identificação da marca para cada segmento da coleção de moda, por exemplo.

Nesse último aspecto você pode contar com a equipe de especialistas da Haco, que orientam sua equipe a definir cores, materiais e acabamentos, como etiquetas, metalizados, transfers, etc.

Você também pode pedir o catálogo com os packs de identificação de marca e fazer a escolha durante o brainstorm. Dessa forma todos sentem-se incluídos e relevantes no processo criativo, o que aumenta o engajamento de cada um e da equipe como um todo.

4 – Esteja sempre aberto a opiniões

Saber ouvir é uma arte e o mundo da moda é também um mundo de vaidades. No entanto, para dar certo e ser produtivo em um trabalho em equipe todo mundo deve ter voz.

Por isso, por mais que a condução do tema seja uma responsabilidade do estilista, é muito importante ouvir as ideias da equipe. O ideal é estar sempre aberto a novas ideias, desde que dentro da sua proposta, claro. Afinal, alguém sempre pode ver o que você não está vendo ou ter um insight no qual vale a pena apostar

Uma boa ideia é abrir um horário para uma reunião de sugestões. Nem que seja criar um horário fixo para ficar disponível só para isso durante 15 minutos, uma vez por semana.

Evite meios eletrônicos, que você pode não ver ou a pessoa pode não saber explicar bem o conteúdo. Prefira o bate-papo ao vivo, informal e direto, onde cada integrante tenha oportunidade de defender a sua ideia.

5 – Seja sempre claro em seus objetivos

A clareza é muio importante para o engajamento de uma equipe. Pontos mal alinhados ou informações desencontradas tendem a desencorajar o time.

Por isso, procure manter sempre claros os objetivos de cada etapa. Deixe que todos tenham conhecimento do seu planejamento, do seu cronograma e dos resultados alcançados em cada parte do processo de criação, cada desafio vencido.

Manter o canal de comunicação sempre aberto e a clareza de seus objetivos e metas é muito importante para estimular e manter o engajamento da equipe até sua coleção de moda estar na passarela.

E já que o assunto é catwalk, que tal aproveitar essas dicas de como organizar um desfile de moda de sucesso!

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