O sistema RFID Tecnologia tem sido o divisor de águas em termos de logística e vendas em empresas e indústrias. Não é à toa que diferentes segmentos têm substituído o uso de código de barras por ele e colhendo excelentes resultados.
Portanto, confira a seguir todos os detalhes sobre o que é, como funciona e quais as aplicações da tecnologia RFID nos negócios.
O que é e como funciona o RFID?
RFID é a sigla de Radio Frequency Identification, traduzido como Identificação por Radiofrequência.
Trata-se de um sistema de identificação, detecção e rastreamento de objetos e também de pessoas por meio de um sinal de radiofrequência.
Na prática, o RFID pode ser implementado em tags (etiquetas) de diferentes formatos e materiais (sendo eles rígidos, flexíveis ou semiflexíveis):
● plástico;
● vidro;
● pastilhas;
● cartões;
● argolas;
● silicone;
● metal.
Eis a seguir imagens com exemplos de tecnologia RFID em formatos de etiqueta, metal e epóxi:
A tecnologia por trás desse sistema é muito simples, sendo composta de apenas três elementos:
1. A etiqueta com as informações do produto;
2. Antenas e leitores que emitem os dados da etiqueta por radiofrequência e transmitem para uma central;
3. Um software que interpreta os dados e os emite ao sistema de gestão.
Como funciona a tecnologia RFID?
Bom, depois de entendermos a definição de tecnologia RFID, vamos entender como ela funciona.
Na prática, a tecnologia RFID funciona assim: ao entrar em contato com um leitor de radiofrequência, as etiquetas RFID transmitem os dados armazenados no microchip – dados esses que são enviados ao computador conectado ao sistema de gestão.
Mas aí você pode se perguntar: esse sistema não é parecido com o código de barras? À princípio, pode parecer que sim – mas existem diferenças realmente importantes e que mostram que a RFID tecnologia é uma grande evolução.
Um exemplo: enquanto no código de barras vários produtos idênticos têm o mesmo código, na etiqueta RFID cada produto é único, recebendo uma identificação exclusiva.
Nesse sentido, você percebe como fica ainda mais fácil a logística de estoque e o controle de entradas e saídas de mercadorias em uma loja? Se houve um furto ou roubo, é possível identificar exatamente (e rapidamente) qual produto foi levado.
Saiba que a tecnologia RFID facilita muito a contagem de um estoque ou de um inventário, já que por minuto podem ser lidas cerca de 600 etiquetas simultaneamente. Isso resulta em uma contagem 25% mais rápida.
Assista ao vídeo a seguir onde resumimos em apenas dois minutos como funciona a tecnologia RFID:
De maneira geral, existem dois tipos de RFID tecnologia: a etiqueta ativa e a etiqueta passiva.
Na etiqueta ativa, ocorre a emissão do sinal de radiofrequência porque o produto conta com uma bateria interna como própria fonte de energia. Como resultado, a leitura pode ser feita a grandes distâncias.
Já na etiqueta passiva, não há emissão de sinal de radiofrequência, mas apenas a resposta ao sinal emitido pelo coletor de dados móveis ou pela antena. A leitura, portanto, é feita a uma distância menor.
Quais as características da tecnologia RFID?
Bom, até o momento vimos o que é a tecnologia RFID e como funciona o sistema. Agora vamos falar sobre outras características para você ter uma noção mais prática dos benefícios dela.
RFID: vantagens e desvantagens
Vamos começar pelas vantagens e características, onde é importante destacarmos as seguintes:
● Economia de custos por conta da otimização da mão de obra;
● Redução ou eliminação de retrabalhos em diversos departamentos da empresa;
● Redução do tempo de realização dos procedimentos que envolvem essa etiqueta, aumentando a produtividade da equipe;
● Não é preciso estar próximo do leitor para que a etiqueta forneça os dados armazenados;
● É possível armazenar, enviar e ler os dados do RFID à distância – e vários deles de forma simultânea;
● As etiquetas RFID são mais duráveis em relação às etiquetas simples de código de barras;
● Contagem de mercadorias podem ser feitas de forma instantânea, mantendo tudo sempre atualizado;
● O fácil rastreamento de mercadorias, já que cada etiqueta é única.
Quanto às desvantagens de utilizar RFID – já adiantamos que são apenas duas:
● Maior custo em comparação ao sistema de código de barras;
● Necessidade de se investir no departamento de TI da empresa.
Como a tecnologia RFID pode auxiliar no gerenciamento de sistemas de informação?
Essa dúvida merece um capítulo à parte, pois as etiquetas RFID abrem caminho para o processo de automação nas empresas e indústrias.
Esse sistema atua no coração dos negócios: a área da logística. A tecnologia RFID na área de logística automatiza todas as etapas do controle do fluxo de mercadorias em toda a cadeia de distribuição – começando pela produção até a venda e/ou distribuição.
Na prática, isso é possível por meio da integração da tecnologia RFID aos sistemas de softwares que podem ser integrados aos demais sistemas de gerenciamento da empresa, desde que sejam compatíveis para o recebimento da leitura RFID.
Quais as principais aplicações da tecnologia RFID?
A tecnologia RFID no Brasil já vem sendo amplamente utilizada nas empresas e indústrias. Eis alguns exemplos de aplicações:
● Automação na logística;
● Controle de produção;
● Gerenciamento de ativos;
● Gerenciamento da cadeia de suprimentos;
● Controle de inventário;
● Automação do PDV;
● Pedágios;
● Controle de acesso;
● Rastreabilidade de animais;
● Serviços postais;
● Rastreabilidade de bagagens;
● Bibliotecas;
● Hospitais.
Para complementar este assunto, de aplicação prática, confira abaixo um case de sucesso da rede varejista Havan, que recentemente investiu na tecnologia RFID em diversos processos, como o controle de estoque e a contagem de material:
Conclusão: Como saber se a RFID tecnologia é a melhor opção para o negócio?
Depois de entendermos o que significa RFID, vamos relembrar na prática o que essa tecnologia pode fazer pelas empresas e indústrias?
Invista na implementação de um sistema RFID tecnologia para:
● Evitar furtos e roubos de mercadorias;
● Ser possível identificar furtos e roubos de mercadorias durante o transporte;
● Ter acuracidade no processo de logística e de inventário;
● Aumentar a rapidez nos procedimentos de logística e inventário;
● Ter o controle do estoque em tempo real e em poucos minutos;
● Acompanhar o crescimento da empresa, evitando a perda do controle;
● Diminuir o tempo de finalização de vendas no caixa;
● Possibilitar que a tecnologia RFID atue como omnichannel na empresa, integrando procedimentos;
● Unir os processos da loja física e virtual, integrando o estoque;
● Melhorar a experiência de compras do cliente.
Agora que você já sabe sobre todos os benefícios que a RFID tecnologia pode fazer pelo seu empreendimento, o próximo passo é conferir os 10 passos iniciais para dar início ao seu projeto RFID.