A vida é feita de oportunidades, por isso é muito importante saber reconhecê-las. E quando o negócio é publicidade de moda, pequenos insights podem fazer toda diferença.
É isso o que a série “Emily em Paris” nos ensina. Estrelada por Lilly Collins, o lançamento mal chegou à Netflix e já é a queridinha do streaming – e não à toa.
Na verdade, a produção é bem mais do que apenas mais uma série de comédia dramática. Ambientada em Paris, traz figurinos belíssimos, além dos cenários super charmosos e da atmosfera romântica da cidade.
A questão é que a personagem Emily Cooper é uma jovem expert em Ciência da Comunicação que trabalha em uma agência de Chicago, mas é transferida para Paris para dar um up na publicidade de moda bem ao jeitinho americano.
Nas entrelinhas, soluções e toques sutis – e nem tão sutis assim. Quem sai ganhando é o criativo atento às verdadeiras lições em marketing de moda trazidas pela série.
Aqui nós separamos 7 delas que, acredite, podem fazer toda a diferença no seu negócio de moda.
1. Valorize as diferenças culturais na publicidade de moda
A protagonista foi, em suas próprias palavras, “ignorante e prepotente” ao achar que não havia importância em não saber falar francês estando na França. Mais do que saber se virar, é muito importante estudar bem a cultura do país em que se está na hora de fazer publicidade de moda.
Não sabe quando, nem se algum dia vai trabalhar em outro país? Bom, no dinâmico mundo da moda tudo pode acontecer da noite para o dia, então se mantenha preparado para as oportunidades.
2. Ouça o que seu público tem a dizer
Fazer marketing de moda sem ligar para a opinião do público é dar um tiro no pé. Na série, Emily mostra sua competência em sugerir a criação de uma enquete no Twitter para saber o que as pessoas pensam sobre determinado assunto.
Lembre-se que não é o que você ou seu cliente acham sobre o tema, mas sim o seu público-alvo como um todo. Deixe o achismo de lado e use as ferramentas de interação para aproveitar todo o poder das redes sociais, gerando envolvimento e identificando as dores e desejos do seu consumidor.
Assim é possível tratar estratégias e criar ações realmente assertivas na publicidade de moda. Afinal, ao permitir que o consumidor faça parte do processo você está valorizando a sua experiência de compra e criando um relacionamento que fideliza o cliente.
3. Capriche no networking
Se tem uma lição que Emily deixa bem clara é buscar acordar todos os dias disposta a fazer a diferença. Mas por onde começar? Ampliar sua rede de contatos é fundamental, afinal, comunicação, relacionamento e estratégia são as três palavras-chave da publicidade de moda.
Então, nada de timidez. Coloque paixão no que faz e capriche no networking. Em tempos de distanciamento social devido à pandemia, a internet está recheada de oportunidades de meetings virtuais incríveis, ampliando ainda mais suas possibilidades.
Mantenha-se atualizado e participe dos eventos que estão acontecendo pelo mundo digital.
4. Aposte nas parcerias investindo no co-branding
O contato com outras marcas pode gerar parcerias muito interessantes e uma quantidade imensa de oportunidades de negócios.
Sair da caixinha e entregar mais valor com co-brandings interessantes pode beneficiar ambas as marcas.
Valorize sua nova coleção de moda fazendo parcerias com marcas de acessórios ou calçados, por exemplo.
5. Crie referências sensoriais para o seu produto
Um branding vai além do que se vê. Procure criar referências sensoriais para a coleção de moda, usando os cinco sentidos. Emily dá um ótimo exemplo ao usar o marketing olfativo na publicidade de moda.
Ao sugerir a criação de uma fragrância exclusiva para um hotel, a personagem procura despertar os sentidos provocando lembranças e sentimentos nos clientes.
6. Saiba encarar os imprevistos – e aprender com eles
Há um ditado antigo que diz que são os erros que nos ensinam. Emily mostra na série que pode-se dizer o mesmo com os imprevistos. Sim, eles acontecem e continuarão acontecendo, a questão é estar preparado para eles.
Saiba fazer da crise um momento de crescimento, ficando nas soluções possíveis em vez de se ater ao problema.
Não tenha medo se precisar recuar dois passos para pegar impulso. Você pode acabar indo ainda mais longe do que o planejado, melhorando seus resultados na publicidade de moda.
7. Aproveite as oportunidades em tempo real
Uma publicidade de moda deve ser criativa e diferenciada. Uma das formas de conseguir isso é ficando atento às oportunidades que aparecem a cada instante – e saber aproveitá-las.
Use hashtags estratégicas para criar conteúdos impactantes que gerem curiosidade e engajamento pelas redes sociais, com perguntas, vídeos e debates que estimulem a interação com o público.
Por fim, uma super dica da série “Emily em Paris”: esteja ciente de que por mais que você faça, nunca vai agradar a todo mundo. Então esteja preparado para não se deixar abater e seguir em frente com determinação.
A Netflix é uma ótima forma de se atualizar com conteúdos inspiradores! Confira esses 8 filmes de moda do streaming e liberte sua criatividade!