Pandemia, vacina, tecnologia, moda e sustentabilidade. Esses quatro assuntos têm dado o que falar, um trazendo o outro a reboque e gerando desdobramentos mundiais.
Quem é da moda deve buscar soluções criativas e inovadoras para atender aos novos hábitos de consumo de um público cada vez mais consciente e exigente.
Hoje, moda e sustentabilidade não são mais um assunto restrito a grupos fechados na vanguarda do setor. Usar a tecnologia para criar novas formas de produção, reinventando a relação com o consumidor já é uma questão de sobrevivência.
O coronavírus mostrou que o mundo precisa ser curado e que a forma como lidamos com o meio ambiente impacta diretamente a vida de todos.
O distanciamento forçado mostrou o peso das intervenções humanas na natureza, todos os dias. Hoje são mais de 100 bilhões de peças de roupas produzidas, o dobro de apenas 15 anos atrás.
Com essa produção desenfreada, o mundo da moda emite mais gases de efeito estufa do que os setores marítimo e de aviação juntos. Só o petróleo e a agricultura em grande escala poluem mais o meio ambiente do que a indústria da moda.
Para um número crescente de pessoas, dentro e fora da esfera fashion, isso tem que mudar. E as mudanças começam dentro de casa, nas lojas, nas ruas, na internet, em cada pequena confecção.
Soluções tecnológicas unem moda e sustentabilidade
É preciso sair de vez do conceito antigo de que tecnologia é coisa do futuro. É no presente que ela está fazendo diferença, através de iniciativas que unem moda e sustentabilidade, suprindo o público de soluções eficientes, práticas, econômicas, rápidas e limpas nas relações de consumo.
Moda e sustentabilidade devem facilitar o cotidiano e prover interação eficiente e honesta entre consumidores, marcas e empresas de moda e o meio ambiente.
Conheça algumas que já fazem sucesso e podem ser facilmente adotadas:
Etiquetas inteligentes
A utilização de etiquetas inteligentes proporciona muitas facilidades e vantagens. Desde a produção na indústria, passando pela logística, até o produto final no ponto de venda, a tecnologia RFID irá agregar não só à identificação, mas também na locação e controle de produtos. Otimiza a gestão de estoque trazendo maior assertividade, agilidade e segurança para o fabricante e uma experiência de compra diferenciada para o consumidor final, como pagamento sem filas no PDV, informações em tempo real e o provador virtual.
Provador virtual
O consumo online incentiva a moda e a sustentabilidade, mas o medo em comprar tamanho errado e a burocracia no processo de troca ainda afastam muitos clientes. O provador virtual dá mais assertividade à experiência de compra: basta inserir os dados solicitados e o software indica os melhores produtos;
Redução do desperdício de água
O tingimento tradicional do denim consome quantidades imensas de água, que podem ultrapassar os 10 mil litros para cada peça. Marcas tradicionais, como a Canatiba, investem em tecnologia para economizar até 99% da água durante o processo, além da reciclagem de fios;
Devolução facilitada
Se mesmo assim o produto não servir, a troca facilitada dá mais segurança aos clientes e mais agilidade ao processo. Um sistema integrado à loja online permite escolher entre vale-compras ou reembolso e ainda mostra os pontos de devolução mais próximo;
Maior integração com os clientes pelas redes sociais
A maior interação com os clientes, com foco na produção de conteúdo de qualidade e a transparência dos processos produtivos, também agrega valor às peças. O bom uso das redes sociais cria maior identificação com o público-alvo, gerando empatia e fidelização.
Assim, é preciso que os profissionais identifiquem essas mudanças nos consumidores, mas também tenham iniciativas que gerem ações de moda e sustentabilidade. A tecnologia é a forma mais rápida, fácil e econômica para criar um novo mundo da moda, mais saudável para todos.
Conheça outros novos hábitos de consumo sustentável no mundo da moda e descubra como você também pode começar a fazer diferença!