Tecnologia e sustentabilidade têm se tornado temas essenciais no cenário atual, impulsionando discussões que impactam todos os setores, especialmente a moda.
A pandemia, a vacina e as mudanças no consumo trouxeram à tona a necessidade urgente de repensar a forma como produzimos e consumimos, com a tecnologia e a sustentabilidade como forças centrais desse movimento.
Para os profissionais da moda, é essencial adotar soluções criativas e inovadoras, alinhando-se aos novos hábitos de consumo de um público cada vez mais consciente e exigente.
A integração de tecnologia e sustentabilidade deixou de ser um tema restrito a grupos vanguardistas do setor, tornando-se uma questão fundamental para a sobrevivência das marcas.
O coronavírus mostrou que o mundo precisa de cura, e a forma como interagimos com o meio ambiente tem um impacto direto na vida de todos.
O distanciamento forçado evidenciou o peso das intervenções humanas na natureza, refletido na produção excessiva de roupas, que atualmente ultrapassa os 100 bilhões de peças — o dobro do volume de 15 anos atrás.
Essa produção desenfreada resulta em uma grande emissão de gases de efeito estufa, com a indústria da moda superando setores como o marítimo e de aviação em poluição. Apenas o petróleo e a agricultura em grande escala geram mais impactos ambientais.
A crescente pressão por mudanças dentro e fora do setor fashion exige que o sistema se transforme, e as mudanças começam por ações locais, nas lojas, nas ruas, na internet e nas pequenas confecções. A combinação de tecnologia e sustentabilidade é a chave para esse futuro.
Tecnologia e sustentabilidade na cadeia de moda
É hora de abandonar o conceito ultrapassado de que a tecnologia é algo distante do nosso cotidiano. No presente, ela já está fazendo uma enorme diferença, unindo moda e sustentabilidade e oferecendo soluções eficientes, práticas, econômicas, rápidas e limpas nas relações de consumo.
Tecnologia e sustentabilidade devem ser aliadas para tornar o cotidiano mais fácil, promovendo uma interação eficiente e transparente entre consumidores, marcas, empresas de moda e o meio ambiente.
Conheça algumas iniciativas que já estão fazendo sucesso e que podem ser facilmente adotadas:
Etiquetas inteligentes
A utilização de etiquetas inteligentes proporciona muitas facilidades e vantagens. Desde a produção na indústria, passando pela logística, até o produto final no ponto de venda, a tecnologia RFID irá agregar não só à identificação, mas também na locação e controle de produtos. Otimiza a gestão de estoque trazendo maior assertividade, agilidade e segurança para o fabricante e uma experiência de compra diferenciada para o consumidor final, como pagamento sem filas no PDV, informações em tempo real e o provador virtual.
Provador virtual
O consumo online incentiva a moda e a sustentabilidade, mas o medo em comprar tamanho errado e a burocracia no processo de troca ainda afastam muitos clientes. O provador virtual dá mais assertividade à experiência de compra: basta inserir os dados solicitados e o software indica os melhores produtos;
Redução do desperdício de água
O tingimento tradicional do denim consome quantidades imensas de água, que podem ultrapassar os 10 mil litros para cada peça. Marcas tradicionais, como a Canatiba, investem em tecnologia para economizar até 99% da água durante o processo, além da reciclagem de fios;
Devolução facilitada
Se mesmo assim o produto não servir, a troca facilitada dá mais segurança aos clientes e mais agilidade ao processo. Um sistema integrado à loja online permite escolher entre vale-compras ou reembolso e ainda mostra os pontos de devolução mais próximo;
Maior integração com os clientes pelas redes sociais
A maior interação com os clientes, com foco na produção de conteúdo de qualidade e a transparência dos processos produtivos, também agrega valor às peças. O bom uso das redes sociais cria maior identificação com o público-alvo, gerando empatia e fidelização.
Assim, é preciso que os profissionais identifiquem essas mudanças nos consumidores, mas também tenham iniciativas que gerem ações de moda e sustentabilidade. A tecnologia é a forma mais rápida, fácil e econômica para criar um novo mundo da moda, mais saudável para todos.
Conheça outros novos hábitos de consumo sustentável no mundo da moda e descubra como você também pode começar a fazer diferença!