Os impactos do coronavírus na indústria da moda

Os impactos do coronavírus na indústria da moda

Os impactos do coronavírus foram significativos na indústria da moda, que foi um dos três setores mais afetados no Brasil, junto com aviação e turismo. O fechamento do comércio e o distanciamento social impediram as pessoas de comprarem roupas para sair.

Por isso, toda a relação de consumo mudou. Mesmo quando com o início da vacinação,  as incertezas são muitas – assim como as transformações profundas ocorridas na sociedade.

Repensar a indústria da moda, portanto, é inevitável. Já estão ocorrendo transformações em várias esferas, mas muitas ainda são sutis. Identificá-las e adaptar o seu negócio hoje é uma questão de sobrevivência.

 

Eventos presenciais cancelados: a indústria da moda na era digital

Em março de 2020 o mundo ainda entendia e se assustava com a pandemia e a indústria da moda teve que tomar uma decisão drástica. O cancelamento de diversos eventos, entre eles as tradicionais semanas de moda, causou alvoroço – e uma corrida por alternativas.

Afinal, a indústria da moda não pode parar e a criatividade sempre foi o ponto alto. Logo, tendências que rondavam discretas deram um salto em desenvolvimento e surpreenderam o mercado.

Desfiles virtuais, inteligência artificial, ambientes 3D, videoconferências e provadores virtuais logo conquistaram a área, criando novos modelos de interação. Foi a indústria da moda se reinventando mais uma vez.

 

Foco na saúde e no conforto – em casa

No entanto, não basta ser virtual. O foco na saúde não trouxe apenas a tecnologia como forma de aproximação à distância, mas a valorização do ambiente residencial.

A casa passou a ser o porto seguro, o lugar de lazer e de trabalho. O home office criou novas oportunidades, resgatou valores e ajudou a dar mais humanismo à vida cooperativa.

Surge então uma nova forma de ver a moda, o sentido das roupas e o conforto para ficar mais tempo em casa. O reflexo dessa transformação de valores na forma de consumo é claro.

O vestuário passa a refletir o aconchego, a roupa de trabalho ganha menos formalidade, há um desejo maior por peças duráveis, multifuncionais, básicas.

Os acessórios começam a ser gradualmente banidos por conta da dificuldade de higienização, como brincos, anéis, pulseiras, etc.

Junto com a pandemia, aumenta cada vez mais a preocupação com o meio ambiente e com os impactos da indústria da moda na saúde do planeta.

 

Faturamento despenca em todo o mundo

O fechamento de lojas, o lockdown imposto em vários países e a proibição de aglomeração fez o faturamento da indústria da moda despencar no mundo inteiro, assim como o da maioria dos setores.

Várias empresas físicas começaram a migrar para o ambiente online e uma infinidade de marcas digitais nativas surgiram, dando novo gás à economia.

Paralelamente, iniciativas de sustentabilidade ganharam mais força, assim como atitudes solidárias e humanitárias, gerando uma forma de comércio humanizada, transparente e eco-friendly.

As redes sociais aumentam o status de integradoras e se tornam o principal meio de divulgação, vendas e consolidação da imagem no mercado, corroborando a identificação de marca das peças.

O discurso de uma indústria da moda menos poluidora, mais sustentável e amiga do planeta sai dos pequenos nichos de avant-garde e começa a se popularizar para atender os novos hábitos de consumo da população.

 

Novos modelos de relacionamento com o cliente são criados

Após um período de surpresa e estagnação, a indústria da moda começa lentamente uma transformação que caminha para técnicas menos poluentes, maior responsabilidade na utilização dos recursos, mais transparência nos processos produtivos, humanização das relações de trabalho e sustentabilidade.

Estes novos caminhos ainda estão sendo traçados, mas se abrem cada vez mais com atitudes inovadoras de marcas que alavancam a moda circular para sustentar uma economia justa e criativa.

Em um momento em que o contexto global ainda é cheio de incertezas por conta de uma pandemia que não chega ao fim, longa é a estrada para a indústria da moda consciente. No entanto, os primeiros passos já estão sendo dados.

 

E você, como está sentindo o impacto da pandemia da Covid nos seus negócios? Continue acompanhando o Blog da Haco e receba novidades e dicas do mundo da moda!

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