Novos estilistas: como se destacar no mercado da moda?

Novos estilistas: como se destacar no mercado da moda?

A moda está sempre se renovando, assim como os próprios profissionais que a fazem. Novos estilistas surgem a cada dia, mas em um mundo tão competitivo, não basta ter talento – é preciso ter estratégia.

Abrir seu próprio espaço, consolidar sua marca e conquistar prestígio na maioria absoluta das vezes não é tarefa fácil. Muito pelo contrário.

É preciso muita dedicação, estudo e pesquisa de moda para alcançar um lugar de destaque no vasto mundo fashion.

É claro que há dicas e truques para tentar chegar lá mais rapidamente. Alguns mais batidos, outros mais táticos.

Ter um excelente trabalho de identificação de marca, por exemplo, é fundamental para conseguir o tão almejado reconhecimento do seu trabalho.

Por isso, se você está entre os novos estilistas que lutam por um lugar ao sol que não seja apenas um vislumbre passageiro, atenção. É hora de respirar fundo, arregaçar as mangas e não ter medo do trabalho pesado.

Só assim – e com essas dicas a seguir – você vai conseguir dar braçadas longas em vez de só manter a cabeça fora d’água.

Novos estilistas significam novos negócios

Uma das dicas mais importantes é entender que os novos talentos também significam novos negócios. E, como qualquer outro negócio, não acontece do dia para a noite.

Por isso, é muito importante que os novos estilistas entendam que a moda é, sim, um negócio como qualquer outro e por isso precisa ser gerido com planejamento e estratégia.

Novos estilistas significam novos negócios

Afinal, sem clientes não há vendas, e sem vendas não há lucro nem sustentabilidade do seu negócio de moda. Então é fundamental saber gerenciar sua equipe, pesquisar o mercado, entender quem é o seu público e do que ele precisa.

Crie uma boa rede de contatos

Novos estilistas estão começando no mundo da moda, por isso essa é a hora de investir em um bom networking. Uma boa rede de contatos pode abrir um mundo de oportunidades, então faça-se presente.

Mantenha suas redes sociais atualizadas, divulgue seu trabalho, compareça a eventos e meetings, principalmente os virtuais, que são o must have do momento.

Crie uma boa rede de contatos

Mostre sua expertise, mas mostre-se sempre disposto a aprender, sem arrogância nem atitudes invasivas. Contribua com o que puder, mas saiba também a hora de ouvir e assimilar a experiência alheia.

Faça do conhecimento uma busca constante

O mundo da moda é imenso e riquíssimo. É muito importante que os novos estilistas estudem muito para ter referências, conheça a história dos profissionais, as influências sociais, diferenças culturais e a formação de tendências, por exemplo.

Faça do conhecimento uma busca constante

Por outro lado, um negócio de moda não é feito apenas de agulha e tesoura. É preciso conhecer de tudo um pouco, desde a transformação da matéria prima em tecido aos resíduos têxteis, da mecânica dos grandes desfiles ao PDV, da gestão financeira do negócio ao marketing, das regulamentos do setor à situação econômica e sustentabilidade no mercado.

Desenvolva suas habilidades

Sim, o mundo da moda é vasto, mas cada um tem suas habilidades próprias. A busca por conhecimento deve ser constante e variada, mas você pode conseguir diferenciais desenvolvendo mais suas habilidades naturais.

Desenvolva suas habilidades

Novos estilistas devem saber de tudo um pouco do que é relacionado ao setor, mas também devem estar preparados para apostar no que são melhores.

Então não tenha medo de apostar em você mesmo. Descubra o seu caminho e procure sempre ser original. Beba na fonte, mas jamais copie – e busque a segurança de saber o que quer e onde quer chegar.

Busque parcerias enriquecedoras

Parcerias são fundamentais para complementar conhecimento e multiplicar oportunidades. Nem velhos nem novos estilistas conseguem saber tudo e fazer tudo sozinhos o tempo inteiro. Por isso saiba delegar tarefas, terceirizar, criar parcerias.

Busque parcerias enriquecedoras

Todos temos falhas, mas nem todos sabemos identificá-las. Por isso, estude-se, conheça seus pontos fracos e busque parcerias que complementem seu talento.

Seja em uma questão comercial, de divulgação ou marketing, ou mesmo para a criação de uma identificação de marca forte, não tenha medo de fazer parcerias para crescer.

Só não aposte em qualquer um. Tenha certeza de estar se associando a pessoas com o know-how que você precisa, sejam empresas ou profissionais preparados, responsáveis e com nome no mercado.

Com essas dicas e muita dedicação você estará pronto para se destacar entre os novos estilistas do mercado, lembrando sempre de que o crescimento sólido leva tempo e conhecimento para ser construído.

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