Novas formas de vender em tempos de distanciamento social

Novas formas de vender em tempos de distanciamento social

A pandemia está sendo um desafio para os negócios que lidam presencialmente com os clientes. No entanto, isso não é um impedimento, mas sim o momento de adaptação, entendendo que dá para vender em tempos de distanciamento social.

Basta um olhar crítico para perceber que o mundo da moda sempre se reinventou e agora não está sendo diferente. Com a criatividade em alta, tudo é uma questão de iniciativa e de costurar novas formas de vender.

É preciso focar nas novas estratégias e garantir o futuro do seu negócio de moda.

O mercado, aliás, está repleto de ideias bem-sucedidas. Inovações e novas ideias surgem a todo momento. Quem sabe uma dessas inspirações não tem o caimento certo para a sua marca?

Conheça algumas delas e prepare-se. Essa é a hora de arregaçar as mangas e começar a mudar o rumo do seu negócio para vencer nos novos tempos.

 

Comece com uma análise realista do negócio

Já estamos há mais de um ano em pandemia e, apesar da vacina, ninguém sabe quando ela vai terminar. No entanto uma coisa é certa: aconteceram mudanças profundas e irreversíveis no perfil de consumo. Sua empresa de moda está acompanhando essas mudanças?

Por isso, o primeiro passo é fazer uma análise realista de como o negócio está caminhando. Há 6 etapas de questionamentos:

  1. Como é hoje o comportamento do seu público-alvo? Ele permanece o mesmo ou houve mudanças? Quais foram?
  2. A sua comunicação com esse público permanece a mesma ou houve mudança de estratégia? Os resultados estão satisfatórios?
  3. Qual a sua taxa de conversão? O fechamento de negócios diminuiu, estagnou ou aumentou?
  4. Você está sabendo agregar valor às suas peças? As estratégias são as mesmas de antes da pandemia ou estão adaptadas às novas relações de consumo?
  5. Como você está promovendo a fidelização dos clientes à distância? Tem utilizado as redes sociais para realizar campanhas? Como sua marca percebe quando está perdendo clientes? Tem conseguido recuperar clientes antigos?
  6. Como seus principais concorrentes estão se comportando? Permaneceram os mesmos ou adaptaram estratégias para as vendas à distância?

 

Conheça algumas iniciativas inspiradoras

Depois de fazer essa análise inicial dos negócios, fica mais fácil conhecer algumas iniciativas inspiradoras e descobrir quais delas têm mais a ver com a sua marca.

 

Investimento no WOW Factor

O bom atendimento é sempre imprescindível. Mas quando as coisas mudam, o atendimento tem que mudar também – para melhor. O distanciamento deve ser social, não humano.

Sendo assim, personalize o atendimento, conhecendo cada vez melhor os clientes e buscando soluções individualizadas se for preciso. Crie pontos de coleta e troca, ofertas exclusivas e um suporte totalmente dedicado.

Isso é investir no chamado WOW Factor ou momento de magia: a sensação dos clientes quando recebem alguma coisa muito além das expectativas.

 

Desenvolvimento de produtos específicos para a pandemia

Mais do que se preocupar com o fim da pandemia, é importante investir na adaptação de produtos para esse período, que ninguém sabe o quanto vai durar.

Claro que nem todos os segmentos da moda podem fazer isso, mas muitos estão lucrando com a iniciativa, que também é solidária, como a confecção de máscaras para doação ou a preços bastante acessíveis.

A Nike, por exemplo, mobilizou a equipe de inovação para reaproveitar materiais de roupas e calçados na produção de lentes respiratórias e escudos de proteção facial para ajudar os profissionais de saúde nas linhas de frente.

A Adidas não ficou atrás. A marca criou uma máscara facial reutilizável para a prática esportiva, com alto desempenho de proteção e respirável. 

 

Tecidos antivírus

A tecnologia tem sido uma grande aliada do mundo da moda. A indústria têxtil não tem medido esforços para criar tecidos antivirais.

Um exemplo vem daqui mesmo do Brasil, onde a empresa Dalila Têxtil fez uma parceria com a italiana Albini Group para desenvolver uma malha com partículas de prata que repelem o coronavírus. O Laboratório de Virologia da Unicamp certificou o produto com 99% de eficácia.

 

Provadores e showrooms virtuais

Já pensou em um showroom com display em 360 graus de seus produtos? Foi assim que a Diesel criou a plataforma Hyperoom, que oferece ainda descrições e visões detalhadas de cada peça.

Já a tecnologia de Realidade Aumentada está sendo usada pela britânica ASOS para simular avatares das modelos oficiais da marca, que aparecem com cada produto mapeado de forma realista.

 

Identificação de marca reforçada

Em tempos de distanciamento social, a identificação de marca precisa ser reforçada. Manter um contato mais próximo com os clientes já fidelizados pode incentivar a recorrência das compras.

No entanto, é essencial readaptar a imagem das marcas aos novos tempos, tornando as produções mais transparentes, incentivando a troca de ideias e a busca por soluções junto aos consumidores, criando e divulgando iniciativas sociais.

Mostrar que além de vender, as marcas estão escutando os clientes, abrindo novos canais de contato e aumentando a participação nas redes sociais, com conteúdos que agreguem valor ao momento, mas buscando também responder sempre de forma ágil e personalizada cada interação.

Dessa forma, com essas medidas aliadas a uma qualidade crescente dos produtos e a uma boa estratégia de comunicação visual você poderá alavancar as vendas em tempos de distanciamento social.

Quer conhecer outras estratégias para crescer em momentos de crise? Continue acompanhando o Blog da Haco e receba dicas incríveis para o seu negócio de moda!

Baixe nosso infográfico e descubra como tornar suas coleções de moda muito mais especiais com os pack de identificação de marca da Haco! | Haco

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.