Apesar de tantas incertezas em relação à pandemia e ao mundo pós-Covid-19, a doença só não está tendo um efeito ainda mais devastador graças a iniciativas estratégicas e solidárias, que mostram que, sim, a humanidade ainda tem jeito. E o mundo da moda está repleto delas.
O mundo da moda do ‘novo normal’
Ao que parece ainda não foi inventada uma “criptonita” forte o suficiente que sugue todas as forças criativas para reinventar o mundo da moda. Pelo contrário. Mesmo que em pequena escala, a contribuição positiva de cada um tem um peso valioso.
Enquanto muitos caem, outros se levantam para melhorar o dia a dia, criando soluções não só capazes de inserir a marca em um novo contexto, mas de ajudar a quem precisa.
No “novo normal”, a restrição de interação social se tornou a base das relações de consumo. No mundo da moda várias estratégias estão mostrando que é possível minimizar prejuízos econômicos, criar nichos, proteger o consumidor e ainda ajudar grupos de risco.
É a economia solidária, o consumo consciente e a sustentabilidade trabalhando juntos para o ressurgimento de um mundo da moda ainda melhor, criando conexões mais humanas e fazendo diferença em meio ao caos.
Reaproveitamento de espaços ociosos
O compartilhamento de espaços públicos é hoje uma ameaça à saúde. Com a adesão em massa do home office, o fortalecimento do e-commerce e dos serviços de delivery, vários ambientes comerciais e corporativos tornaram-se ociosos.
Muitas marcas estão criando estratégias de ocupação dos espaços ao ar livre, como estacionamentos, para a realização de testes da Covid-19, por exemplo. Assim, a marca busca uma forma de fazer diferença e agrega valor ao colaborar com o combate do coronavírus.
Investimento na experiência online
O mundo da moda sempre foi relacionado à necessidade de presença física do consumidor, ainda que o e-commerce tenha começado a desmontar esse mito com a facilidade de venda à distância e o desenvolvimento dos sistemas de troca.
Essa é a hora, no entanto, das marcas aperfeiçoarem seus relacionamentos online com os consumidores, provendo ferramentas cada vez mais eficientes e seguras para os processos de escolha, pagamento, entrega e troca.
No relacionamento à distância, aumenta a necessidade de transparência dos processos, da concretização de valores, da sinceridade nas relações para fortalecimento dos vínculos.
Não basta uma vitrine bonita. O novo consumidor precisa ver através da vitrine, para o âmago da marca. E encontrar empatia.
Coleções de moda devem ser adaptadas
O mundo da moda precisa se adaptar às pessoas mais tempo em casa. Basicamente, além de uma proporcionar uma melhor experiência online, isso se resume a três estratégias quando o assunto são as coleções de moda:
1 – Redução na velocidade dos lançamentos
O home office e a vida social praticamente estagnada, com bares, restaurantes, shoppings e centros comerciais fechados, o consumo de roupas cai.
Como os caminhos do coronavírus ainda são uma incógnita em todo o planeta, por mais que se pense em um mundo pós-Covid é preciso manter o foco no presente.
Isso pressupõe uma queda na velocidade dos lançamentos, modificando a constância na renovação da coleção de moda. É o momento dos descontos, com propósito, do escoamento dos estoques.
Afinal, por sua vez, o consumidor também está cada vez mais consciente. Mesmo os que não estão passando por dificuldades financeiras sentem que essa não é a hora de gastar – a menos que seja realmente um investimento.
2 – Mudança no foco das produções
A maior presença em casa, o trabalho remoto e o ensino à distância trazem uma outra questão: a mudança no foco das coleções de moda para o bem-estar dentro de casa.
Ganham destaque as roupas básicas e confortáveis para o dia a dia, para o home office, para as videoconferências, para as aulas online da faculdade.
3 – Estratégias de promoções criativas
Nesse momento, mais do que nunca o mundo da moda deve estar preparado para entregar qualidade com valor agregado. E isso deve se refletir também na criatividade das estratégias promocionais, que visem reduzir a ansiedade desse momento de crise.
Procure dirigir as promoções para públicos distintos:
- Entregas e trocas – Facilitação, descontos ou possibilidade de gratuidade no frete para algumas regiões ainda que expansão do prazo de entrega; garantia de interação de baixo impacto e de higienização dos produtos e do respeito às medidas de proteção contra o coronavírus, etc;
- Para a loja física – Depois da abertura, claro, criação de horários diferenciados para pessoas acima de 60 anos, além das medidas sanitárias obrigatórias, como disponibilização de álcool gel, por exemplo;
- Home office – Descontos para roupas básicas para quem trabalha de casa e precisa de conforto sem muita informalidade por conta das videoconferências;
- Profissionais da saúde – Descontos para os profissionais da saúde que comprovarem atividade no combate ao coronavírus;
- Estudantes e demais públicos – Descontos para compra em determinados horários, de roupas mais simples e confortáveis.
Conecte sua marca com empatia e solidariedade, incentivando o consumo consciente
O mundo da moda parece estar mudando de forma decisiva, mas para quem tem presença em vários países a diferença de mercados faz com que momento atual talvez não seja ainda um turning point.
É preciso simular situações para tentar antever a forma como o novo normal chegará em cada local. O mais provável é que aconteçam várias ondas, onde as principais tendências serão consolidadas ou adaptadas de acordo com novos fatos que possam surgir em relação à pandemia.
Afinal, apesar de todos os pontos identificados, o pouco conhecimento acerca do coronavírus faz com que o contexto global ainda seja incerto.
O próprio consumidor está cada vez mais relutante diante da incerteza da disponibilidade de receita. Por isso, é importante que as ações da marca estejam voltadas para o incentivo do consumo consciente, identificando e atendendo as necessidades específicas das pessoas e despertando o senso de comunidade.
Use a sensibilidade para mostrar que a sua participação no mundo da moda é empática e solidária e que sua marca está disposta a fazer diferença na crise.
A informação é a melhor forma de montar estratégias mais assertivas. Aproveite e veja os impactos do Covid-19 nas vendas e marketing do mundo da moda.