Desde o início da pandemia as mudanças cada vez mais velozes têm sido um tema recorrente. Afinal, é preciso adaptar conceitos, ideias e negócios com a mesma velocidade das transformações sociais. Mas na verdade, o que houve foi uma aceleração de tendências que já vinham ganhando força há algum tempo, como a moda social.
Moda social nada mais é do que uma reação ao exagero de consumo e à falta de responsabilidade com o meio ambiente. Baseada em valores como sustentabilidade, redução do desperdício , responsabilidade social, moda circular e consumo consciente, a moda social procura resgatar o que o ser humano tem de melhor: ele mesmo.
Para muitos, a resiliência sempre foi a maior característica da Humanidade. Graça as ela, como espécie estamos no topo da cadeia alimentar, sobrevivemos a cataclismas e a outras espécies muito mais fortes do que nós. O que está difícil, agora, é sobreviver a nós mesmos.
Nesse cenário, o mundo da moda cada vez mais reconhece o peso da sua responsabilidade em relação ao meio ambiente e a necessidade de mudanças urgentes.
Para quem faz questão de encarar o problema de frente e buscar soluções que coloquem seu negócio na vanguarda da moda social, estes livros são pura inspiração.
5 livros para entender a moda social em todos os seus aspectos.
1 – Moda com Propósito (André Carvalhal)
Ele hoje está à frente da marca Alhma, mas sua longa jornada o mostrou que a moda precisa e deve ser repensada. André Carvalhal é professor de cursos de extensão e pós-graduação em marketing e branding de moda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), coordenador e professor de moda no Istituto Europeo di Design (IED-RJ) e na Fundação Getulio Vargas (FGV), além de facilitador de cursos livres na Perestroika, no Instituto Rio Moda e no Polo de Pensamento Contemporâneo.
Carvalhal também já foi consultor e idealizador de projetos especiais para empresas como Grendene, Do Bem e The School of Life, e gestor de marketing e conteúdo das marcas Farm e Foxton.
Toda essa experiência ele leva para o livro “Moda com Propósito“, onde ele mostra que a proposta de felicidade pelo consumo desenfreado já não serve mais na moda.
“Moda com Propósito” mostra como profissionais da moda e clientes precisam pensar no impacto social de cada ação, aprendendo e a viver com menos, entendendo e praticando a moda com propósito, indo muito além do marketing e da venda.
2 – Girlboss (Sophia Amoruso)
A fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal – uma loja virtual com mais de 100 funcionários – conta em “Girlboss” como tudo deu errado antes de dar certo.
Aos 22 anos, depois de muitas tentativas frustradas de se organizar, a jovem acertou em cheio ao apostar na moda circular abrindo seu brechó no eBay. O livro é cheio de toques sobre moda social, inclusive com várias “mea-culpa” em relação a algumas condutas em seu próprio negócio.
3 – A moda e seu papel social: Classe, Gênero e Identidade das Roupas (Diane Crane)
Hoje a moda é um fator de construção da imagem de cada um, mas já foi um instrumento de indicação de status social. O livro mostra como se deu essa transformação gradual com o passar do tempo, fazendo um histórico das relações que intermediaram a mudança.
“A Moda e Seu Papel Social: Classe, Gênero e Identidade das Roupas” é permeado por discussões sociológicas que procuram explicar os mecanismos que levam os grupos a adotar determinada aparência.
4 – História Social da Moda (Daniela Calanca)
Moda e História sempre andaram juntas, por isso o assunto é uma fonte inesgotável para os estilistas. Para quem busca entender e se aprofundar cada vez mais na moda agênero, por exemplo, a “História Social da Moda” mostra como os vestuários feminino e masculino começaram a se diferenciar com o passar do tempo, desde a interferência da Igreja na Idade Média até os dias de hoje.
5 – Moda & Sustentabilidade: Design para Mudança (Kate Fletcher, Grose Lynda)
Esse é para quem quer fazer diferença conhecendo melhor (e diferente) nos bastidores da moda, desde a produção de matéria prima até a tecnologia na fabricação das peças passando pela mão de obra empregada e a utilização dos recursos.
A ênfase na sustentabilidade não é à toa: a moda é um dos assuntos mais falados, comentados e debatidos do planeta, mas é preciso ir mais fundo do que pensar apenas nos cortes, cores e estilos.
“Moda & Sustentabilidade: Design para Mudança” mostra também o impacto das escolhas na hora da compra e ajuda a pensar em como criar uma identificação de marca alinhada às novas expectativas de sustentabilidade na moda.
Com base nesses livros você pode criar uma forma personalizada para direcionar seus negócios para a moda social e resignificar sua marca no mercado.
Aproveite para aprender com mais experiências pessoais conhecendo a trajetória do estilista americano Halston!