Moda para Instagram: 10 maneiras de se destacar na plataforma

Moda para Instagram: 10 maneiras de se destacar na plataforma

Se você faz parte do mundo fashion, talvez já tenha pensado em vender moda para Instagram. Afinal, já tem um bom tempo que a rede social se transformou em uma das maiores e mais eficientes vitrines da internet.

O que a princípio deveria ser só um compartilhamento de imagens, logo fez tanto sucesso que começou a gerar certo exibicionismo. E daí para as vendas foi um pulo, ser tornando cada vez mais Instagram de moda para os usuários.

Hoje, quem quer vender moda para Instagram conta com vários recursos, mas a concorrência é grande. Por isso, é preciso seguir algumas dicas que dão mais destaque para a sua marca.

Um dos pontos importantes é unir profissionalismo a um toque pessoal que gere justamente um movimento orgânico do público. Claro que a mídia paga é sempre bem vinda para aumentar o alcance e despertar curiosidade. Mas é o movimento espontâneo dos usuários que vai gerar o sucesso da sua estratégia de moda para Instagram.

 

10 formas de fazer sucesso com posts de moda para Instagram

Boas publicações de moda para Instagram impactam o público, fortalecem a identidade de marcas e alavancam vendas diretas. Mas é preciso entender a rede social e suas características para criar posts realmente eficientes e conseguir fazer sua loja se destacar.

 

1 – Atenção ao branding da marca

O primeiro passo é criar uma estratégia afinada com o branding da marca. Defina a mensagem que você quer passar ao público, a sensação que quer despertar, qual o estilo de vida que é coerente com a sua marca e que você pretende atingir.

Toda a sua comunicação visual precisa refletir esses conceitos, da paleta de cores e design do feed à escolha das fotos. As imagens precisam ser de boa qualidade e, sempre que possível, originais. Vale a pena gastar um pouco fazendo fotos profissionais da sua moda pelo Instagram.

 

2 – Fala lives

Já pensou em divulgar sua nova coleção de moda para Instagram ao vivo para seus seguidores? É uma ótima oportunidade para falar dos diferenciais da marca, explicar os conceitos que levaram às escolhas, mostrar as peças e, de quebra, ainda responder perguntas e interagir em tempo real com seu público. É um ótimo termômetro de popularidade.

3 – Use hashtags

A venda de moda para Instagram não deve ser feita apenas através de imagens. As descrições são muito importantes, é quando você vai informar aos seus compradores em potencial sobre as características do tecido, dar dicas de uso e manutenção, sugerir combinações, etc.

Essas legendas devem ser claras e objetivas, sem ambiguidades. Mas não esqueça das hashtags. Elas são as palavras-chave antecedidas pelo símbolo do jogo da velha e que funcionam como marcadores de conteúdo.

As hashtags são essenciais para gerar engajamento, já que muitas pessoas pesquisam através delas. O aplicativo permite usar até 30 hashtags por foto, mas a dica é colocar no máximo cinco, sempre depois da legenda.

 

4 – Tenha uma conta comercial

Além da sua conta pessoal, faça uma conta comercial para vender moda para Instagram. Além de gerar mais credibilidade com seus clientes, você também passa a ter mais recursos. Assim você tem acesso a métricas que ajudam nas tomadas de decisão e até na criação de uma loja no próprio Instagram para venda direta.

 

5 – Faça testes e analise as métricas

Só tem uma forma de descobrir o horário e os dias de postagens que dão mais visibilidade e interações: testando e analisando as métricas. Então experimente dias e horários diferentes, assim como formas diferentes de conteúdos: fotografias com legendas no feed, stories, lives, vídeos, etc. E lembre-se que o comportamento do usuário está sempre mudando, então faça disso um hábito e vá adaptando a estratégia de acordo com a leitura dos dados.

 

6 – Procure criar um relacionamento com seus seguidores

Não se preocupe apenas em vender moda para Instagram, mas em criar um relacionamento. Dê dicas de tendências, responda perguntas, incentive a troca de ideias e o compartilhamento de conteúdo.

Crie formas de melhorar cada vez mais a experiência de compra do seu cliente com promoções, vantagens para os melhores tíckets, sorteios e parcerias para oferecer novos serviços. Procure sempre agregar valor às suas coleções.

 

7 – Faça um planejamento

Muitos conteúdos parecem espontâneos, mas na verdade são fruto de um bom planejamento. Geralmente quanto mais parecem naturais, mais engajamento conseguem.

Pesquise os assuntos que serão abordados, a forma de apresentação da sua coleção, as tendências dos feeds da concorrência e crie um calendário editorial. Mas não fique engessado e saiba aproveitar as oportunidades que surgirem para criar um bom post de moda para Instagram.

8 – Use links para sua loja online

Aproveite os recursos da moda para Instagram para direcionar seus usuários à sua loja online, seu site e/ou seu blog. Além de colocar o link na bio, insira-o também nos stories e nas publicações do feed com uma chamadinha (CTA – call to action).

 

9 – Invista em conteúdo pago

Os conteúdos pagos são uma ótima complementação aos conteúdos orgânicos para impulsionar o alcance da sua moda para Instagram. Podem ser anúncios, que você segmenta de acordo com a sua estratégia, ou parceria paga (um parceiro de negócios, empresa ou usuário/influencer, pago para divulgar sua marca), por exemplo.

 

10 – Mostre os bastidores da sua coleção

Os novos consumidores fazem questão de transparência, de conhecer mais profundamente as marcas das quais compram. Por isso, mostrar os bastidores da sua moda para Instagram costuma criar diferenciais.

Ao abrir as portas do seu ateliê, da produção do desfile ou da escolha da vitrine, por exemplo, você está trazendo o consumidor para o seu mundo e criando um vínculo de confidencialidade que pesa na decisão de compra.

Com essas dez dicas você vai fazer a sua moda para Instagram ganhar destaque, aumentando o engajamento nos seus posts e as vendas pela plataforma!

Aproveite para entender como o comportamento geracional influencia as marcas e descubra como utilizar as estratégias certas para aumentar a influência da sua empresa de moda!

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