Dizem que a moda é efêmera, mas a moda nas redes sociais é muito mais que passageira, chega a ser instantânea. Por isso, é preciso adaptar as tendências para não se perder nas mudanças e criar coleções que realmente agreguem valor.
Afinal, quem está em constante busca das tendências de moda, sempre vai encontrar peças que fazem mais sucesso que outras naquele momento, estilos que estão despontando. Em tempos de looks instagramáveis e um revezamento quase supersônico de celebridades, a moda nas redes sociais também parece vertiginosa. Sendo assim, é necessário um olhar mais profundo na hora de pensar na sua próxima coleção de moda.
As transformações sociais e de consumo estão ocorrendo cada vez mais rápido, principalmente devido à transformação digital. Disso ninguém tem dúvida. A própria pandemia acarretou mudanças ao que tudo indica irreversíveis, entre elas uma maior busca por sustentabilidade, conforto e identificação. Sim, identificação. De marca, pessoal, comunitária e cultural.
Uma análise rápida da moda nas redes sociais mostra algumas mudanças significativas.
Vestir celebridades passou a ser importante. Estilistas famosos começaram a galgar, eles mesmos, o status de influencers, em uma mistura interessante entre branding pessoal e de marca.
Claro, estilistas sempre estiveram no estrelato, mas nunca se preocuparam tanto quanto agora com o número de fãs pessoais. Afinal, quanto mais seguidores, maiores as chances de monetizar a presença online.
Só que, por trás disso tudo, há uma formação de base bem mais sólida e intensa, que é justamente uma mistura da busca por raízes através das novidades.
É preciso ter um olhar mais profundo da moda nas redes sociais
Assim, para entender a moda nas redes sociais é preciso olhar através delas. Por um lado, elas permitem que a comunicação ocorra de modo descentralizado, livre, gratuito e global. Novos famosos são criados a todo momento para serem referência fashion, porta-vozes das marcas, exemplos perfeitos da imagem ideal.
Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, os influencers passaram do status de fonte de informação para fonte de recomendação. Mas será que essa visão de “Marianas Ruy Barbosa”, “Rihannas” e outras tantas mais refletem a realidade do consumo? O que deve ser realmente absorvido da moda nas redes sociais para criar uma coleção com a personalidade da sociedade de hoje?
É aí que entra o outro lado. No nível de globalização a que chegamos os contornos culturais estão cada vez mais fluidos. Essa mistura causada pela facilidade de acesso à moda nas redes sociais de todas as partes do planeta, traz, também, um contraponto, que é a busca por formas de destacar sua individualidade, o direito de ser como quiser, vestir o que quiser.
E é justamente isso que garante a multiplicidade e diversidade característica do mercado da moda. Por isso, a moda nas redes sociais precisa ter uma imagem pública forte, mas também perene, básica, que reflita valores que alimentam hábitos mais saudáveis de consumo, de viver, de se relacionar com a natureza.
Como levar esses conceitos para sua coleção de moda?
Portanto, se a ideia é reforçar a identificação de marca e consolidar a imagem no mercado, é preciso ir além do que se vê superficialmente de moda nas redes sociais.
É preciso conhecer a fundo seu público-alvo para adaptar conceitos e criar um diálogo profundo e significativo, que agregue valor ao dia a dia. Veja algumas ideias:
- Não tente acompanhar a instantaneidade da moda nas redes sociais e o surgimento relâmpago de tendências. Trabalhe conceitos: em cores, modelagens, estampas, tingimentos, acabamentos e aviamentos. São eles que devem refletir a sua identificação de marca;
- Gere conteúdos relevantes voltados para os hábitos de consumo de moda nas redes sociais. Faça parcerias com celebridades e influencers cujo perfil reflita os valores da sua marca , invista em lives, torne-se, você mesmo, embaixador da sua coleção de moda;
- Busque novas formas de tingimentos, métodos mais amigos da natureza, mostre que a sua marca se importa com o meio ambiente. Evite a superficialidade e use os diferenciais da sua empresa para dar mais profundidade à sua moda nas redes sociais;
- Segmente seu público, mas crie coleções de moda que possam ser usadas por todos. Por menor que seja seu nicho, nele estarão pessoas com corpos diferentes, tamanhos diferentes e experiências pessoais diferentes;
- Pense nas redes sociais de forma a criar experiências únicas para o seu público, melhorando a experiência do consumidor e gerando novas formas de experienciar a sua coleção de moda nas redes sociais;
- Crie uma base com peças atemporais, que possam passear bem pelas estações. Deixe o imediatismo para poucas peças de destaque momentâneo, refletindo a moda nas redes sociais;
- Saiba usar as cores. Neutros e sobretons são mais fáceis de serem intercambiáveis. Use os tons tendências em peças-chave, apostando nas coleções cápsulas;
- Estude seu público-alvo e analise o que pode aumentar a percepção de valor da sua coleção de moda, criando atrações que influenciam nas tomadas de decisão;
- Aposte em uma combinação de informações, sugestões, produtos, serviços e funcionalidades que tornem sua coleção de moda atraente nas redes sociais.
Lembre-se: mais importante do que acompanhar as mudanças vertiginosas da moda nas redes sociais é criar uma identificação de marca forte, consolidando seu branding no mercado.
Aproveite para saber mais lembrando esses quatro filmes e séries que nos ensinam sobre marketing e marca pessoal!