Moda e decoração sempre andaram juntas, mas esse caso de amor está cada vez mais quente. Várias marcas tradicionais do mundo da moda estão migrando para o décor e criando diferenciais com estampas e padrões em móveis, acessórios, velas, objetos e até louças.
Mas vamos ser sinceros, qual estilista que não adoraria ver a marca também na casa das pessoas? Afinal, por sua vez, a decoração anda coladinha com a arquitetura, ampliando ainda mais o raio de ação do mundo da moda.
Claro que essa união entre o jeito de ser, de vestir e de habitar não vem de hoje. Os universos da arte, arquitetura, moda e decoração sempre se tocaram, mas essa interseção nunca foi tão grande quanto nos últimos tempos.
Quem se deixa levar por esse maravilhoso círculo de influências estéticas tem fontes eternas de inspiração.
Tendências servem igualmente para moda e decoração
A simbiose entre moda e decoração é clara: tudo é uma questão de estilo. O jeito de ser, que se reflete na escolha das roupas, também aparece na decisão dos móveis e cores que vão compor a casa.
Afinal, o décor é a forma de vestir os ambientes, que sempre devem estar em acordo com a proposta de vida ou de trabalho.
Não é à toa que as grandes empresas de análise de tendências, como a WGSN e a Pantone, influenciam ambos os setores.
O que é evidente, uma vez que as próprias análises são baseadas nos movimentos da sociedade, na moda das ruas, nos filmes e nas exposições de maior sucesso.
Por isso, para o estilista que pretende estender a sua coleção de moda aos cômodos da casa, o primeiro passo é uma pesquisa mais ampla sobre o público-alvo.
Aqui, mais do que shapes, cores e estampas, o foco deve ser o tipo de objetos e acessórios que consomem em decoração, de forma a aumentar a identificação de marca também com diferenciais decorativos.
Mercado cada vez mais aberto às marcas da moda
De uma certa forma, a própria pandemia colaborou para o aumento do diálogo entre moda e decoração. A necessidade de distanciamento social, a adoção em massa do home office e a busca por soluções eficientes contra o coronavírus mudaram a relação com a casa.
Nessa história de ficar no lar por muito mais tempo, algumas pessoas se desconectaram do estilo, outras se recriaram e outras ainda estão em busca do guarda-roupa perdido. Poucas estão passando ilesas, e o mesmo se pode dizer da decoração.
Hoje há um forte sentimento de segurança ao ficar em casa, mas o lar como banker precisa ser funcional, confortável – e ter a nossa cara. Daí tantas marcas estarem levando para a decoração as coleções de moda, criando ambientes cada vez mais personalizados e alinhados com os novos hábitos de consumo.
Das passarelas para o sofá da sala
Sofá, cama, mesa e banho, mas também abajur, puffs, luminárias, cadeiras, louças e almofadas. Nesse ziguezague entre moda e decoração, a italiana Missoni já está desde os anos 80 criando estilo dentro das quatro paredes.
A já icônica estamparia aparece ainda em mantas, colchas, garrafas, velas, poltronas, copos e vários objetos de decoração, inclusive com outras estampas da marca, como os florais, listras e geométricos.
Mas a marca italiana está longe de ser a única. Gigantes do mundo da moda sempre estiveram de olho no nicho décor e há anos uniram moda e decoração.
Fendi, Diesel, Armani, Moschino, Hermès, Calvin Klein e Zara são algumas delas, com coleções que vão dos têxteis de cama, mesa e banho para elementos decorativos mega variados.
Alguns exemplos inspiradores são a banqueta Bar, em estilo minimalista da Armani Casa; a cama revestida em suede da Calvin Klein Home!; o sofá confy da Diesel que é a cara dos jeans da marca; o luxo da poltrona Crystal da Fendi, e as luminárias dress lamp da Moschino.
Inspiração não falta para os novos talentos
Para quem amou a ideia de deixar a relação moda e decoração um pouco mais íntima, o que não falta são exemplos inspiradores. A poderosa assinatura da Ralph Lauren teve o universo ampliado quando o estilista começou a montar uma das casas ao lado da esposa.
O mix de objetos é bem variado, de acordo com o estilo e a vibe do local. Tons calmos e tecidos leves para as casas de praia, materiais rústicos e acolhedores para a cabana de campo.
Já a Dior Maison resolveu imprimir o DNA na estamparia de louças, objetos e roupas de cama, mantendo o twist moderno da marca na moda através de diferentes assinaturas ligadas à casa.
Mas além das marcas famosas, há grandes inspirações para a parceria moda e decoração. O relatório “Pinterest Predicts 2021” é uma fonte bem interessante: mostra o que ainda não é tendência.
O documento, que pode ser acessado em categorias, mostra o novo movimento do consumidor: o que as pessoas estão acessando e as ideias que estão ganhando importância.
Assim é possível antecipar as principais mudanças de comportamento para o próximo ano e planejar a sua próxima coleção de moda e decoração.
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