Os estilistas Pedro Andrade e Paula Kim foram destaque recentemente na SPFW com a marca P Andrade. No entanto, não é de hoje que ambos são relacionados à inovação, design e estilo.
Tanto Pedro quanto Paula estão à frente de marcas consolidadas, ele a Piet e ela a Lapô, entregando a cada coleção o conjunto de elementos do streetstyle, elegância e simplicidade. O resultado do sucesso? Parcerias grandiosas com empresas como Renner, Nike, C&A, NBA e Haco.
Além disso, Pedro é atualmente embaixador da Haco e contribui para que cada novo lançamento seja único.
Com esses currículos inspiradores, convidamos o casal para um bate-papo cheio de histórias e ideias. Confira!
Entrevista com o estilista Pedro Andrade
Fundador e designer da PIET, Pedro Andrade se destacou na moda por unir dois grandes estilos, o streetstyle e a elegância. Pedro foi destaque no SPFW, e já produziu coleções colaborativas para Nike, C&A e NBA.
Haco: Você cursava design industrial, mas criou a Piet. Como surgiu a ideia e o processo da identificação da essência da marca?
Pedro Andrade: Sempre tive interesse não só em moda, mas na criação de produtos no geral, mas foi através da moda que encontrei uma maneira mais ‘democrática’ de me expressar e alcançar mais pessoas através das minhas criações.
A Piet nasceu antes de seu próprio lançamento, pois ela era um projeto de faculdade sobre uma marca fictícia. Eu queria que ela me representasse, mas, ao mesmo tempo tivesse um nome simples, jovem e sofisticado. Então, lembrei do meu apelido de infância, e assim surgiu a Piet. A ideia sempre foi ter uma marca jovem, com a essência que refletisse meus desejos pessoais.
Haco: Qual foi o momento que você se deu conta de que, não só a marca, mas o seu nome começou a crescer na moda?
Pedro: Apesar da marca ter ganhado um espaço relevante no streetwear nacional em seu terceiro ano, acredito que foi em 2017 que eu realmente senti que eu não era mais tão nichado. Foi quando comecei a ter uma exposição global maior, por conta dos projetos colaborativos e materiais em mídias internacionais.
Haco: Com esse reconhecimento de estilo próprio e personalidade da Piet, qual foi a sensação de assinar coleções em parceria com grandes marcas como Nike, C&A e NBA, por exemplo?
Pedro: Realizar um trabalho colaborativo sempre tem grande significado para mim. Cada collab que faço tem uma função diferente, ou seja, preenche uma lacuna diferente no lifestyle da marca, e consequentemente me causam sensações distintas, mas no geral, trabalhar em colaboração é sempre muito prazeroso para mim, pois eu consigo compartilhar minhas criações em universos diferentes da Piet.
Haco: Falando em sustentabilidade, sua esposa também é estilista e com olhar muito sensível para essa questão. Como você traz as referências dela para as suas criações?
Pedro Andrade: Tenho aprendido muito com a Paula ao longo dos últimos anos. Sempre tive a intenção de trazer soluções sustentáveis para a Piet, mas confesso que sempre foi um assunto incrivelmente complexo para implementar em uma empresa que não nasceu sustentável.
Hoje, depois de muito estudo e esforço, percebi que ser sustentável se tornou algo básico em nossas empresas. Tudo que fazemos hoje é pensando de maneira sustentável.
Haco: No final de 2021 a sua nova marca, a P. Andrade estreou na SP Fashion Week, com a proposta de incorporar a tecnologia no estilo e nos materiais. Como a sustentabilidade ajudou nessa criação e quais os objetivos estéticos da nova marca.
Pedro: Não é bem que a sustentabilidade “ajuda” nas criações, acho que, na verdade, ela está mais para algo como um dever nosso. Inclusive, muitas vezes, pensar de maneira sustentável torna o processo extremamente mais difícil, mais caro, mais demorado, porém é essencial que haja um entendimento de que isso é nossa nova realidade.
Não temos mais tempo para não pensarmos de maneira sustentável e acreditamos que a marca possa ser uma porta voz disso, onde une tecnologia, inovação e sofisticação, sendo o mais sustentável possível sempre.
Haco: Falando um pouco sobre a parceria com a Haco, quando surgiu a proposta e como foi a troca de experiências entre ambas as partes?
Pedro: Sou cliente da Haco desde 2014, quando a Piet ainda era apenas um bebê. Quando recebi o convite, fiquei muito feliz, pois sabia que isso renderia ótimos frutos. É muito raro existir no Brasil empresas do porte da Haco dispostas a inovar, e a pensarem de verdade em sustentabilidade.
Vejo que a Haco não só faz, como faz com maestria. Está sendo muito divertido criar junto, a sensação é de que não temos limite quando o assunto é criar.
Haco: Quais os planos da carreira como estilista, das marcas e como embaixador da Haco?
Pedro: Continuar não só fazendo produtos, mas levando propósito. Eu e a Paula temos hoje em nossas mãos a oportunidade de atingirmos milhares de pessoas através de nossas empresas, e queremos usar isso em prol de algo maior. Falar sobre sustentabilidade, cuidar das pessoas e fomentar o mercado de maneira correta e responsável, é isso que a gente deseja.
Entrevista com Paula Kim
Paula Kim é Co-fundadora e Designer da LAPÔ, marca de sportwear descontraída, colorida e democrática. Apesar de hoje assinar os lançamentos da mesma, a estilista já foi designer da Zara e esteve à frente do primeiro projeto de produtos sustentáveis da Renner.
Haco: Paula, suas criações são conhecidas pelo estilo, mas também pela preocupação com a sustentabilidade. Qual foi o primeiro contato com esse universo e o que você diria para aqueles que querem se engajar da mesma maneira hoje?
Paula: Lembro que quando estava no último ano da faculdade, já haviam pessoas falando um pouco sobre sustentabilidade e, de alguma forma, isso me despertou certo interesse na época, uma semente foi plantada.
Alguns anos depois, quando já estava atuando como designer na Zara, comecei a entender mais a fundo sobre produção em larga escala, e desde então decidi me dedicar e estudar cada vez mais sobre sustentabilidade.
O que eu diria para quem quer se engajar? Estude bastante sobre o assunto, acompanhe o que os ativistas estão falando, e de alguma forma, treine sua visão macro sobre processos produtivos. A Sustentabilidade, quando vista de perto, é infinitamente mais complexa do que parece.
Haco: Ainda sobre sustentabilidade, você foi convidada para desenvolver e implementar o projeto de moda sustentável na Renner, uma das maiores varejistas do país. Como foi essa experiência e quais das ações você mais gostou de implementar?
Paula: Foi uma experiência bem desafiadora, pois na época se falava bastante sobre sustentabilidade somente nas questões internas da empresa, e nem tanto sobre soluções sustentáveis para produtos. Foi interessante ver como é difícil para empresas grandes se moldarem em novos métodos sustentáveis.
Foi muito bom ver a primeira coleção sustentável da Renner que desenhamos ser lançada, pois, na época, foi uma coleção bem difícil de sair do papel. Foi uma força tarefa da equipe do núcleo de pesquisa e do pessoal da sustentabilidade para fazer acontecer.
Haco: O mercado da moda ainda é muito criticado pelo consumo excessivo e pelo descarte rápido das peças de roupa. Qual é o seu olhar sobre essa caminhada em direção a sustentabilidade e o que você vê hoje como a ação mais provável de ter a virada efetiva de chave do mercado?
Paula: Ainda caminhamos a passos de formiga. Nosso deadline oficial para a mudança drástica de hábitos é 2050, e para isso, precisamos buscar soluções urgentes para substituição de matérias-primas de origens fósseis, zerar a emissão de carbono e olhar também para a questão social.
A Responsabilidade social também é parte fundamental da sustentabilidade, e não podemos nunca esquecê-la.
Haco: Para finalizar, quais são os seus planos como estilista e o que podemos esperar de novidades sustentáveis do seu trabalho?
Paula: Faço das palavras do Pedro as minhas rsrs!
Deu para ver que, para esse casal incrível de estilistas, o céu é o limite e a preocupação com a sustentabilidade é prioridade não só na moda, mas para o futuro do planeta. Não foi à toa que tivemos a honra de conversar um pouquinho com cada um deles.
Que essa entrevista sirva de inspiração para aqueles que sonham em trabalhar com moda!
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