Quem é criativo no mundo da moda muitas vezes quer passar bem longe de tudo relacionado à parte “chata” do negócio: as contas. No entanto, mais do que nunca é preciso pegar as rédeas da sua marca e tecer fios bem amarrados para sua gestão financeira em momentos de crise.
Conhecer a real situação da sua empresa é fundamental em qualquer época. Contudo, é nas épocas mais complicadas da economia, como a pandemia do coronavírus, que mais é necessário ter a noção exata da saúde financeira do seu negócio de moda.
A boa gestão financeira durante uma crise permite traçar estratégias eficientes para o futuro aprendendo com o passado, ter um melhor controle de gastos evitando dívidas desnecessárias e ainda tomar ações mais assertivas no presente em relação a seus clientes.
Por isso, em tempos de mudanças profundas, inevitáveis e, provavelmente, permanentes, é essencial saber exatamente a quantas anda a sua marca. Só assim você poderá dar passos firmes e cada vez mais amplos no mundo da moda em direção à sustentabilidade do seu negócio.
Dicas para a gestão financeira em moda nos momentos de crise
Mesmo quem tem uma pessoa de confiança à frente da contabilidade da marca deve ter controle financeiro sobre seu empreendimento.
Dessa forma é possível unir o talento em moda com as táticas certas para evitar prejuízos e até fazer os recursos renderem.
Apesar das mudanças e incertezas do cenário atual, na verdade fazer uma boa gestão financeira em moda nesses momentos difíceis pode ser menos complicado do que parece. Para isso, vale a pena ficar atento a essas dicas.
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Organize suas informações diárias
A organização é o primeiro quesito para uma gestão financeira eficiente em épocas de incertezas. Aliás, sem organização e planejamento qualquer negócio, a qualquer tempo, acaba entrando em crise.
O ideal é criar uma rotina diária que mantenha todas as informações atualizadas. Isso vale tanto para o fluxo de caixa, com controle de entradas, saídas e contas a pagar e receber, por exemplo, como também para o estoque.
Claro que você pode usar caderninhos e planilhas digitais, mas a tecnologia voltada para esse fim é a grande aliada nessas horas. Procure ter um sistema eficiente, que não só facilite a entrada de dados, mas que também organize tudo, com acesso fácil a qualquer momento.
Por outro lado, para o estoque uma ótima dica são as etiquetas RFID, que permitem um controle muito mais eficiente e rápido, levando mais segurança e agilidade para o seu negócio de moda.
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Analise bem o cenário atual
Outro ponto fundamental é a análise realista do cenário atual. No caso da pandemia da Covid-19, é um problema externo que está impactando o mercado da moda.
Por isso, é muito importante ficar a par das principais mudanças, tendências de consumo, iniciativas que estão sendo tomadas no setor e sobre as opiniões dos especialistas.
Como bom criativo, pare e se pergunte: como todas as mudanças vão impactar sua marca a curto, médio e longo prazo financeiramente? Como os consumidores estão se comportando? Sua empresa de moda está pronta para essas mudanças? O que será necessário implantar?
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Avalie os recursos disponíveis
A partir dos passos anteriores, faça uma avaliação crítica dos recursos disponíveis. Com as informações diárias atualizadas fica mais fácil saber exatamente o quanto é necessário para manter a empresa funcionando.
Corte tudo o que for supérfluo e o que não estiver trazendo os resultados esperados. Na gestão financeira em moda é muito importante saber identificar armadilhas que acabam escoando o dinheiro.
Reestruture sua equipe de moda
Nesse momento vale também uma reavaliação da sua equipe de moda. Muitas vezes as pessoas não estão nas funções mais adequadas ao perfil de cada um.
Considere a possibilidade de realocar colaboradores em áreas ou setores que não só estejam de acordo com a sua formação, mas também com seu modo de ser.
Caso não seja possível, reveja prioridades e abra mão das funções ou dos funcionários que não estão rendendo. A hora é de solidariedade, mas é preciso pensar na sustentabilidade da marca.
Por isso, procure ser o mais transparente possível com sua equipe de moda. Abra o jogo, peça sugestões. Afinal, estão todos no mesmo barco.
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Crie estratégias de acordo com sua realidade financeira
Veja o quanto você pode, efetivamente, dispor para adaptar sua marca à nova realidade. Faça uma lista das ações que devem ser feitas para aumentar o faturamento e quais, efetivamente, podem ser realizadas sem colocar a empresa no vermelho.
No entanto, procure pensar no plural. Não confie em apenas uma estratégia. A gestão financeira em momentos de crise deve ser capaz de prever vários cenários.
A análise das tendências vai apontar os caminhos mais prováveis, que podem ter várias abordagens diferentes. Faça um brainstorm para descobrir quais são as mais interessantes para manter a sustentabilidade da sua marca.
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Cuide da sua imagem no mercado
Gerir financeiramente um negócio de moda também significa cuidar da imagem que a marca tem no mercado. Em tempos difíceis como esse, é preciso mostrar que você se preocupa com bem-estar do seu cliente e faz tudo para proporcionar uma boa experiência de compra à distância.
Crie ações que mostre seu comprometimento, que reforcem sua imagem e responda à expectativa do seu público-alvo.
Estamos vivendo uma época inédita, onde praticamente tudo é experiência, acerto e erro. O conhecimento está sendo construído a cada momento, por isso todos os passos devem ser dados com cuidado, mas também com uma pitada de ousadia e boas doses de criatividade.
Ainda assim, em meio a tantas incertezas sobre o futuro, uma coisa é incontestável: essa é a hora de entregar valor e solidariedade.
Por isso, o posicionamento da sua marca diante da pandemia e das dificuldades que o mundo está enfrentando influenciará diretamente na imagem que o mercado terá dela de agora em diante.
Crie diferenciais de atendimento para públicos específicos, condições especiais de troca, promoções para escoamento do estoque, entrega facilitada e segura seguindo todos os padrões sanitários, etc.
Esse é um processo amplo, que inclui também criar uma identidade visual à sua coleção que condicione seu nome à qualidade dos serviços, à transparência na produção, ao cuidado com o consumidor e o respeito pela natureza.
Dessa forma é possível fazer uma boa gestão financeira em momentos de crise e elevar a sua marca a um novo patamar de credibilidade e respeito no mercado da moda.
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