JEANSWEAR COMO TENDÊNCIA

JEANSWEAR COMO TENDÊNCIA


O denim deixou de ser um tecido popular e básico e está conquistando as passarelas mais renomadas. O Brasil atualmente ocupa a posição três no ranking mundial de fabricação de denim e a indústria brasileira aposta no jeans como moda, seguindo as tendências mundiais. No Brasil, muitas marcas ganharam notoriedade no mercado, além do resgate de marcas consagradas nacionalmente nas décadas anteriores. O Denim Book, da nova coleção Viva la Vida da Haco, que foi inspirada na cidade de Cartagena acaba de ser lançado e evidenciou as grandes tendências de jeanswear para o segmento.

Em grande estilo, o denim ultrapassa barreiras e segue extraordinariamente se reinventando por labels consagradas, como o caso da Zoomp. A grife paulistana, criada no final dos anos 1970 por Renato Kherlakian, onde no Brasil, tornou-se objeto de desejo por jovens descolados e antenados das décadas seguintes. Após passar por uma crise, e vendida para um grupo de investidores em 2006, a Zoomp, promete novamente fazer barulho!
 

E não é de se duvidar. A Zoomp foi arrematada em um leilão por Alberto Hair e sua esposa, Valéria, que tem a frente o grupo Cavalera – K2. O casal quer acabar com a monotonia da moda atual. Além de novos métodos de lavagem do jeans, Alberto pretende comprar matéria prima da Turquia, que segundo ele, em entrevista ao jornal folha de São Paulo, tem a melhor tecnologia do mundo e lidera o ranking em fabricação de denim mundialmente. O resgate da história da marca se faz fortemente presente: o modelo inesquecível da Zoomp a calça semi baggy, por exemplo, será novamente lançada.


Nos últimos anos, o Denim, vem acompanhado com peças de tricô, estampas e muitos bordados, como foram apresentados na 43ª edição do São Paulo Fashion Week, mês de março. Fabiana Milazzo, pela primeira vez na passarela, esbanjou peças em jeans com destaque em luxuosos handmade, características marcantes do perfil da sua grife. A marca 2DNM, também debutando pela primeira vez na passarela do SPFW, buscou inspirações nos andarilhos do Peru, apresentando peças de jeans com uma pegada mais sofisticada.


O estilista, Bruno Delfino, é a nova frente da marca brasileiríssima, Fórum! O mineiro chegou marcando presença na grife, criando um revival de peças com contrastes e texturas, e aposta em uma nova linguagem da mulher Fórum. “ Ela é sofisticada, mas quer estar elegante de maneira casual e confortável, e as roupas refletem exatamente esse mood.


Famosos, com atitude, criaram vida e personalidade ao Denim, que ganham o prestígio e o reconhecimento de estilistas consagrados como Yves Saint Laurent: “a coisa mais espetacular, prática, relaxada e indiferente que existe. Tem expressão, modéstia, sexy appel e simplicidade.” (Guia Prático do Tecidos, pg. 156).

Desfile Two Denim

Campanha Inverno 2017 Forum

Campanha Zoomp Inverno 2017

História do denim


Fazendo um resgate nos livros de história da moda, (Tudo sobre moda – 2013 e as edições feitas pelo jornal, publifolha – 50 ícones que inspiram a moda 1950 e 1970), o blue jeans, foi criado em 1870, pelo alfaiate Jacob Davis, que começou a produzir calças de trabalho fortes e resistentes, usando um tecido de “brim”, algodão com acabamentos de rebites de cobre nos bolsos, para sua clientela de mineiros, fazendeiros e peões. Com a crise que permeavam seus negócios, Jacob, foi pedir apoio financeiro para Levi Strauss, (de onde já havia comprado tecidos de brim), e assim, criando na época, um genial acordo, dado o nome de: associação de Levi Strauss & Co, jeans de brim azul, futura Levi´s. Com eles, tinham também os lendários fabricantes de jeans americano, que se firmaram na época: H. D. Lee Company (fabricantes das calças Lee) e Blue Bell Overall Company (mais tarde Wrangler).


Foi em 1950, com a ascensão dos Estados Unidos, após a segunda guerra mundial, que jovens idealizadores das subculturas norte-americana, rejeitavam os valores do governo e exigiam uma revolução cultural e social, tornando frequente, o distanciamento dos seus ideais com dos  adultos. A maneira de se vestir era diretamente relacionada, com a revolta da juventude na época e firmou com a ajuda dos meios de comunicação.


A influência direta da indústria de cinema de Hollywood, os jovens, criaram estilos próprios, com referências da cultura pop: do rock, como Elvis Presley, Bill Hayley e Jerry Lee Lewis, e do cinema, como James Dean e Marlon Brando. O filme O Selvagem (1953), do produtor Stanley Kramer, protagonizado por Marlon Brando, inspirou uma geração de rebeldes com suas calças jeans e camisa branca desfiladas em suas Harley – Davidson, ostentando ousadia.


Roy Lichtenstein e Bob Dylan deram a peça um ar mais cool. Embora Elvis seja considerado um precursor do denim, foi Eddie Cochrane quem o levou ao rock´n´roll.


Marilyn Monroe apresentou um ar mais sexy e glamoroso quando usou calça Levi´s e uma jaqueta Lee modelo Storm Rider, forrada com flanela e ornada com gola de veludo cotelê, no set de Os desajustados (1961). E sem contar nossa eterna, Brigitte Bardot, que era vista com frequência usando o modelo 501.


E não pararam por aí, nos anos seguintes, em 1976, o estilista indiano Mohan Murjani propôs lançar uma linha de jeans para a socialite de Nova York, Gloria Vanderbilt, descendentes de uma das famílias mais antigas dos Estados Unidos. O Jeans Gloria Vanderbilt, criado para valorizar o corpo feminino e é citado como o primeiro do mundo para mulheres, sendo mais justo que os demais da época. A partir daí, marcas como Ralph Lauren (Nova York) e Giorgio Armani em (Milão) seguiram o exemplo do marketing de Vanderbilt.

Campanha da Versace Jeans Culture de 1995 


Clica aqui para conferir o vídeo da história do denim produzido pela Haco 

Denim e suas nomenclaturas


O denim é um tecido de algodão com construção em sarja, no qual o fio de urdume é tingido com corante anil. A denominação vem do fato de ter sido feito originalmente em Nîmes na França. O nome foi simplificado para denim. Confira alguns termos usados na indústria: 
Délavé: processo de lavagem estonada com aplicação de clareamento e alvejante químico, o que o deixa o tecido com um visual mais macio que o simples estonado.


Destroyed: processo utilizado para dar características de envelhecimento e contraste entre o azul e o branco. O envelhecimento é obtido basicamente pelo atrito mecânico. Esse atrito é feito com as próprias peças e pedras ou também por meio de ação química enzimática, deixando a peça com aspecto destruído.

Estonagem: Lavagem feita em tambores industriais com pedras de argila chamadas sinasitas. Durante a lavagem, as pedras atritam a peça já confeccionada, acrescentando aparência de gasta. O jeans estonado torna-se mais macio.

Desgaste Localizado: Tipo de acabamento feito peça a peça para obter diversos efeitos em partes predeterminadas. Partes da peça são clareadas com o uso da pistola. Uma lixa é utilizada para desgastar os locais por abrasão. No detonado, a peça recebe picotes feitos com esmeril antes de ser lavado.

Jeans: nome dado à peça pronta feita em denim.

Jeans resinado: As resinas são utilizadas para preservar a cor original do tecido, o que dá um visual bem sofisticado. Elas também garantem melhor toque e brilho, além de texturas diferentes, como o emborrachado.

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.