As etiquetas e embalagens inteligentes podem ser grandes aliadas na criação de experiências inovadoras na área do varejo.
Com o crescimento exponencial do varejo online, a demanda por embalagens eficientes e sustentáveis só aumentou.
As marcas não buscam apenas por soluções eco-friendly e que garantam a proteção do produto durante o transporte, minimizando perdas e desperdícios. Mas também por embalagens que possibilitem um alto nível de personalização, para que a identidade da marca possa ser transmitida de forma criativa e inovadora.
Neste contexto, as etiquetas e embalagens inteligentes incentivam a interação com o consumidor, tornando-se mais um canal para as marcas compartilharem conteúdo com seus clientes e aumentarem seus níveis de engajamento com o público.
Através de tecnologias como QR Codes, etiquetas RFID e chips NFC, pode-se disponibilizar informações sobre a cadeia produtiva do produto, história da empresa, curiosidades sobre o processo criativo da coleção e conteúdos exclusivos para os seus clientes.
Uma embalagem inteligente combina funcionalidade, tecnologia e inovação, posicionando a marca e criando uma experiência diferenciada aos consumidores.
Entenda como cada tecnologia pode ser utilizada para estratégias de marketing envolvendo embalagens.
QR Codes
Os QR Codes não são uma tecnologia nova: existem desde 1994 e foram utilizamos pela primeira vez em nosso país em 2007. Mas seu ressurgimento veio com força total durante a pandemia.
Diversos países do mundo, assim como o Brasil, adotaram o hábito de escanear QR Codes, tanto para realizar pagamentos quanto para obter informações sobre determinado produto.
Case Burberry
Em 2020, a grife britânica de luxo Burberry lançou sua primeira “social retail store”, em Shenzhen, na China.
O conceito deste tipo de loja é unir o mundo físico e online, levando as interações das redes sociais para o ambiente de varejo físico.
Ao escanear QR Codes nos tags das peças, os clientes podem acessar conteúdos e experiências personalizadas, como passeios nas lojas e informações sobre os produtos, além de reserva de horários e acesso a eventos. Dentro do mesmo aplicativo, a marca também criou sua própria moeda virtual, utilizada pelos clientes para desbloquear conteúdos exclusivos e receber recompensas.
Etiquetas RFID
Com leitores que podem ser integrados em etiquetas e embalagens quase que de forma imperceptível, a tecnologia RFID (identificação por radiofrequência) transmite informações por meio da aproximação.
Etiquetas RFID podem otimizar diversos processos, desde a cadeia produtiva até o ponto de venda. Com esta tecnologia, é possível gerar experiências de compra diferenciadas, como o Provador Inteligente.
Case Hering
A marca de vestuário Hering inovou a experiência de compra de seus clientes ao utilizar a tecnologia RFID para criar Provadores Inteligentes em sua loja conceito no Morumbi Shopping, em São Paulo.
Ao aproximar uma peça do provador, a etiqueta RFID automaticamente exibe informações sobre o produto, tamanhos disponíveis e sugestões de combinações. Isso não apenas agiliza o processo de escolha, mas também aprimora a interação do cliente com a marca.
Para saber mais sobre os benefícios do RFID no varejo, clique aqui.
Embalagens inteligentes com chips NFC
A tecnologia NFC (comunicação de campo próximo) funciona de modo parecido ao RFID, porém seu alcance é de pequenas distâncias, com o compartilhamento mútuo de informações.
Case Paco Rabanne
A marca Paco Rabanne lançou o Phantom, o primeiro perfume do mundo conectado a um chip com conteúdo digital exclusivo.
Seu frasco em formato de robô traz um chip NFC embutido na tampa. Ao aproximar o celular da parte superior da embalagem, o consumidor é direcionado para uma plataforma de conteúdo digital exclusivo, com jogos interativos e playlists.
Como pudemos observar, as tecnologias possibilitam gerar interações diversas ao público, transformando um simples produto em uma experiência diferenciada.
Para desenvolver uma estratégia condizente com o conceito da sua marca, comece analisando profundamente o público-alvo, entendendo as suas necessidades, preferências e valores. Isto permite que a experiência mexa com os sentimentos e desejos dos seus clientes.
E não podemos esquecer o apelo ecológico, que possui cada vez mais impacto na decisão dos consumidores. Embalagens e etiquetas que utilizem matérias-primas recicladas, por exemplo, irão comunicar claramente seu posicionamento quanto a esta pauta, contribuindo para a construção de uma imagem positiva e responsável.
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