Fazer parte do mundo da moda e não conhecer a cor Pantone é praticamente impossível. A empresa foi pioneira no desenvolvimento de um sistema de cores que até hoje é utilizado como referência gráfica e tem grande influência nas coleções de moda ao redor do globo.
Para o consultor de negócios Amauri Marques, é fácil entender o impacto da cor Pantone na moda, já que a sua escolha é um reflexo de expressões que “ajudam a compreender a nossa história do hoje, do que estamos fazendo e construindo”.
É o que ele explica na entrevista exclusiva que cedeu para a Haco, a seguir. Mas antes, é interessante conhecer a história da Pantone e como ela chega à escolha da cor de cada ano.
Missão que parece impossível: escolher uma cor para definir um ano
A empresa foi criada nos Estados Unidos em 1962, a princípio como uma empresa de cartões de cores para a indústria de cosméticos. Um ano depois, no entanto, junto com a criação do sistema de cores foi posta em prática uma ideia que perdura até hoje: o lançamento anual de uma cartela de cores com base no estudo de tendências.
Em meio a esta cartela anual, no entanto, um lançamento em especial passou a ser especialmente aguardado: a cor do ano, divulgada todo mês de dezembro, desde 1999.
Mas se resumir um ano inteiro de acontecimentos em poucas palavras pode parecer difícil, traduzir as expectativas para o ano seguinte em uma só cor pode parecer uma missão impossível.
Para vencer esse desafio, a Pantone conta com uma equipe de especialistas em diversas áreas. Eles passam o ano reunindo informações sobre tudo o que acontece no mundo nas artes, esportes, comunicação, economia, enfim, sobre os principais e mais populares acontecimentos e comportamentos.
São inúmeras horas debruçados sobre os filmes que mais fizeram sucesso, obras de arte que despontaram, programas de televisão, tendências das ruas, passarelas e vitrines, estilos de decoração e arquitetura. E tudo o mais que mexe com a vida e o imaginário da sociedade, inclusive os mais novos formadores de opinião, os influencers.
A partir de tudo isso, são gerados relatórios que apontam as principais preferências captadas para o ano seguinte – e que servem de base para a criação das novas tonalidades.
Assim, desde 1999 a Pantone divulga, em dezembro, não só a cartela anual, mas a cor Pantone que melhor vai definir os próximos 365 dias, influenciando o mundo da moda, das artes, da arquitetura e do design, por exemplo.
Por que a moda é tão influenciada pela cor Pantone?
A moda é uma das áreas mais influenciadas pela cor Pantone, afinal ela é um reflexo da sociedade e daquele momento no mundo.
Quem melhor pode explicar essa relação é Amauri Marques, um profissional com passagens por agências de publicidade, arte, moda e comunicação, além do estudo de cores e laboratórios criativos em várias empresas.
Hoje, esse pai de duas adolescentes tem morada em várias partes do mundo, mas desde 2000 atua principalmente em São Paulo como consultor de negócios oferecendo suporte na área comercial e de produtos através do seu escritório Modamundi.
Amauri mantém uma curiosidade viva para comunicar soluções e construir estratégias de relações sólidas com clientes, tendo uma compreensão aprofundada sobre essa relação da cor Pantone com o mundo da moda.
Acompanhe nossa entrevista exclusiva a seguir!
(Haco) Como é o processo de definição da cor do ano da Pantone?
(A.M.) “Sempre que
elege as cores do ano, a Pantone leva em consideração movimentos socioeconômicos e culturais, além de expectativas e contribuições de especialistas que nos ajudam a compreender a nossa história do hoje, como a estamos vivendo e construindo.
Diante deste momento histórico, de pandemia, as cores do ano refletem dois pilares para seguirmos em frente: o cinza nos remete aos minerais, como as rochas nas quais podemos nos apoiar, e que trazem segurança – não só física, mas humana também.
E tem o amarelo, que ilumi
na nossa vida com a luz do sol, a esperança de um novo dia, a compreensão que temos sempre a possibilidade de escolher de novo um caminho a trilhar.”
(Haco) No seu ponto de vista, quais as principais influências da moda na definição de cores da Pantone e vice-versa?
(A.M.) “Essas duas cores do ano de 2021 – amarelo e cinza – se refletem no que vimos nos últimos desfiles: cores clássicas, um tempero vintage, básicos que combinam com tudo.
Porque nosso objetivo também é rever nossas necessidades, saber comprar o que funciona em várias ocasiões. O amarelo, por exemplo, representa as colorações mais ousadas, vibrantes e ativas que encontramos nos desfiles, trazendo uma mistura muito ousada do passado e de hoje.
É o que trata o desfile da Stella McCartney, a última coleção masculina da Berluti e tantas outras que resgatam aquilo que temos de seguro, que sabemos fazer e que nosso cliente gosta, mas com uma pitada de esperança, de atualidade, de ousadia. Afinal, sem transgressão não há tradição.”
(Haco) Quando falamos sobre comportamento do consumidor, a cor Pantone possui certa influência também? Se sim, por quê?
(A.M.) Sim! Agora, muitos consumidores acabam consumindo as cores mais próximas da proposta da cor do ano da Pantone porque a mídia e vários fabricantes de acessórios e de diversos outros bens de consumo acabam lançando produtos com base nessas cores.
Com isso, vemos esses lançamentos como uma novidade, uma proposta nova que chega de uma forma intensa e acaba despertando nosso desejo de consumo.”
(Haco) Você teria alguma dica para dar aos estilistas e designers que procuram utilizar a cor Pantone na hora da produção da coleção de moda?
(A.M.) “Hoje, mais que tendência, o grande objetivo é de fato acolher e ouvir, estar perto do seu consumidor. Se a proposta da Pantone faz sentido para o seu produto, se vai alimentar seu consumidor, faça uso sim. Contudo, minha principal dica é entender a mensagem que essas propostas (das cores de 2021, cinza e amarelo) evocam, de segurança e inovação.”
Aproveite para conhecer e compreender melhor as tendências do mundo da moda acompanhando as novidades do mercado pelo Blog da Haco!