Em qualquer ramo, ter um negócio e não cuidar da identificação de marca é um tiro no pé. Mas no mundo da moda pode ser pior, um verdadeiro suicídio.
Mesmo em um meio tão criativo como a indústria da moda, é comum vermos uma infinidade de produtos similares. Saber como distinguir o seu, no meio de tantos, é um desafio.
A questão é que, se você prestar atenção – e, acredite, os consumidores prestam – alguns produtos são realmente similares, porém não idênticos. E o que os diferencia, agregando valor para o cliente, são justamente os detalhes que definem a identificação de marca.
É preciso construir uma identificação de marca forte
A construção de uma identificação de marca é o eixo da estratégia de marketing, transmitindo credibilidade, legitimidade e afetividade aos consumidores. É a ponte entre o tangível e o intangível, aquilo que atrai, encanta e fideliza.
Arquitetada através do relacionamento com o público-alvo, as redes sociais têm papel fundamental na construção da imagem. Para não perder espaço nem desaparecer em meio a tanta concorrência, é preciso ter um posicionamento bem definido no mercado.
A questão é que, quando a pandemia chegou trazendo mudanças profundas nos hábitos de consumo, a internet já havia mudado completamente a relação dos consumidores com as informações.
A crise da Covid-19 acentuou ainda mais esse processo. Mais conscientes e exigentes do que nunca, os consumidores pesquisam, questionam, decidem, abraçam ou abandonam. E, também mais do que nunca, os detalhes contam – e muito.
Mas o que parece ser apenas teoria precisa de uma contrapartida física. Não basta falar, é preciso fazer, mostrar. O produto precisa espelhar esse posicionamento, com elementos que remetem à identificação de marca de forma imediata e inequívoca. É aquele “bater os olhos” na arara ou na vitrine virtual e saber que é aquela a peça que procura.
Invista na personalização dos detalhes
Atualmente, é difícil encontrar criativos bem sucedidos que considerem a criação de uma estratégia de identificação de marca como um gasto. Eles sabem que a construção deste conjunto de símbolos que representam o branding do negócio – cores, formas, fontes, texturas – é um investimento valioso e que deve se refletir em cada peça de forma sutil, porém inteligentemente impactante.
Na identificação de marca, estes detalhes são capazes de dobrar a percepção de valor dos consumidores. A prática do dia a dia mostra que os clientes não se importam em pagar mais quando identificam os próprios valores na marca e atestam a legitimidade do que estão comprando.
Com isso, a própria relação com a etiqueta mudou. Hoje, os consumidores não querem retirar a etiqueta. Eles querem que ela os ajude a perpetuar a compra, evitar o desperdício e até colaborar para a saúde, indicando a composição dos tecidos.
Personalização é a chave da identificação de marca
A definição do branding é essencial para criar uma identificação de marca – e é nos detalhes que ele se esconde. Longe de só apresentar as cores básicas da logo, o branding é feito de características mais sutis.
A marca deve procurar agregar características importantes para o público-alvo, como etiquetas macias ao toque e agradáveis no contato com a pele; metais que valorizem o design da peça; cadarços em cores exclusivas; transfers e bordados com resultados hiper definidos, que inconscientemente se fixem na memória dos consumidores; embalagens que protejam e ressignifiquem a marca, seja pelo visual, pelas informações contidas ou pela qualidade da proteção, etc.
Além disso, dentro do branding, cada nova coleção de moda ou subcoleção merece a própria identificação de marca personalizada. São nuances de cores e materiais que identificam a estação, a proposta e o público atingido, reforçando o conceito geral da marca.
Livre-se das limitações
Toda coleção de moda é resultado de um extenso processo criativo e, muitas vezes, ao fim do processo, o trabalho de identificação de marca acaba caindo no lugar comum por cansaço, falta de tempo ou de opções.
É preciso livrar-se dessas limitações para dar atenção aos detalhes que farão diferença na estratégia de divulgação. Investir em um pack de identificação de marca, por exemplo, é ampliar o leque de opções criativas, gerando inúmeras possibilidades de combinações de cores e técnicas em diferentes materiais, de acordo com cada tipo de peça.
Transformar ideias e conceitos em aviamentos que reflitam o estilo da coleção é uma verdadeira arte – que o criativo não precisa resolver sozinho.
Na Haco, além de um pack completo de identificação de marca com etiquetas, tags, metais, transfers, cadarços, embalagens, etc, você pode contar com uma equipe de especialistas pronta para assessorar suas escolhas e personalizar cada detalhe.
Use a tecnologia a seu favor e agregue valor a cada peça, multiplicando a percepção dos consumidores. Afinal, no mundo da moda cada detalhe vale ouro na busca pela consolidação no mercado.
Conheça mais sobre o pack de identificação de marca da Haco e descubra como pode ser fácil criar diferenciais personalizados para cada coleção de moda!