Identidade de marca denimwear: da criação ao PDV

Identidade de marca denimwear: da criação ao PDV

A construção de uma identidade de marca denimwear forte e autêntica, desde a criação até o ponto de venda (PDV), envolve uma complexa combinação de estratégias de marketing, pesquisa de mercado e criatividade.

No universo da moda, poucas peças carregam tanta história e versatilidade quanto o denim. Sinônimo de rebeldia e liberdade, o tecido transcendeu gerações e estilos, consolidando-se como um ícone atemporal.

Este espírito que o jeans evoca oferece aos estilistas e designers um universo de possibilidades para a inovação e a criatividade, permitindo a criação de aviamentos inusitados, saindo do senso comum.

Para explorar esse fascinante universo, convidamos Rodrigo Zen, Diretor de Marketing na Círculo S/A e Consultor de Pesquisa e Criação na Capricórnio Têxtil, para responder 5 perguntas sobre o tema.

Acompanhe a entrevista e descubra como as marcas de denimwear estão moldando suas identidades e conquistando consumidores em um mercado cada vez mais competitivo.

 

Inovação e autenticidade

Haco: Como manter o equilíbrio entre a inovação e a necessidade de manter a autenticidade da marca ao desenvolver novos designs para peças denim?

Rodrigo Zen: A gente já começa com a pergunta de 1 milhão de dólares? Tudo começa sabendo quem você é como marca. E hoje existe uma crise generalizada de identidade de marcas. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, produzir aquilo que vende ou está vendendo sustenta o negócio no curto prazo. Mas o que vai fazer o consumidor escolher o meu produto se todo mundo está produzindo a mesma coisa? E vira uma briga de preços que ninguém sustenta.

Estruturar um mix de produto que permita experimentar doses de inovação é um caminho. A pirâmide de desenvolvimento de produtos do Inspiramais é uma metodologia que auxilia a estruturar o mix. Em resumo: 10% da coleção com foco em inovação, 30% com foco em assertividade, com estratégia, e 60% com foco em preço e competitividade.

Pirâmide de desenvolvimento de produto Inspiramais

Com a pirâmide, pode-se fazer uma correlação com faixas de preço, P1 (entrada), P2 (médio) e P3 (ticket alto). E pensando na evolução da pirâmide, o que é 10% nesta coleção e funcionou, vira 30% na próxima coleção, e na próxima 60%, por exemplo. A pirâmide permite muitas correlações na hora de planejar a coleção, mas tudo isso só faz sentido se eu tiver uma marca que já foi pro divã e se conhece.

 

Elementos-chave para uma identidade de marca forte

Haco: Quais são os elementos-chave para criar uma identidade de marca forte no mercado de jeanswear, desde a comunicação até a escolha dos aviamentos?

Rodrigo Zen: A resposta está na pergunta: IDENTIDADE. Se eu não tenho algo que me diferencia no mercado, como eu vou ser notado? ORIGINALIDADE também é importante, e pode estar ligada diretamente ao seu jeito de fazer as coisas. A combinação destes dois elementos traz reconhecimento. Não precisa reinventar a roda, basta ser fiel ao que se propõe fazer e fazer bem feito, com verdade.

 

Denim em um varejo competitivo

Haco: Quais fatores você considera essenciais para que uma coleção denim se destaque visualmente em um ambiente de varejo competitivo?

Rodrigo Zen: Denim e sarja da Capricórnio, com certeza! Depois, é só conferir nosso último CapriTrends no YouTube da DenimCity São Paulo para fazer as apostas certas para a sua coleção. Depois, chama o seu representante Haco pra conhecer a cápsula Denim Drop com os aviamentos mais lindo pra dar o tempero que falta no seu jeans. Essa é a fórmula perfeita, não? Matéria-prima de qualidade e diferenciada, informação, e aviamentos incríveis.

 

Estratégias de visual merchandising

Haco: Quais são algumas das estratégias de visual merchandising que você considera mais eficazes para destacar peças denim em lojas físicas?

Rodrigo Zen: Eu tenho a sensação que o consumidor no ponto de venda quer solução! Não quer ficar batendo arara e pensando muito na hora de escolher. Planejar uma “displayagem” que traga proposta de looks e combinações variadas de peças ajuda a vender. Isso pode ser feito nas araras ou manequins. Isso dentro do ambiente da loja, não só na vitrine. Em se tratando de jeans, criar um guia de modelagens (fit guide) ajuda o consumidor a entender como cada peça veste.

Denim Fit Guide na loja Replay em Barcelona

Identificação de marca jeanswear

Haco: Na sua opinião, como a identificação de marca pode influenciar a percepção do consumidor em relação às peças jeanswear?

Rodrigo Zen: Faz toda a diferença. Botões, rebites, tags, etiquetas de cós, etiquetas tecidas internas, bandeirinha no bolso… tudo ajuda a contar histórias. E tudo tem que fazer parte da peça por um motivo. Essas história, quando bem contadas, envolvem o consumidor e comunicam, o que ajuda na decisão de compra. Traz um borogodó, vamos dizer assim.

 

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