House of Gucci: o que o filme ensina sobre moda

House of Gucci: o que o filme ensina sobre moda

Segundo o filósofo inglês John Locke, o conhecimento é determinado pela experiência. Não apenas as que vivemos, mas também as que são percebidas por nossos sentidos, como em House of Gucci. O que vemos no filme de Ridley Scott sobre a maior grife do mundo é uma verdadeira aula de como o figurino pode ser usado como estratégia.

A responsável pela vestimenta do elenco é a oscarizada Janty Yates (que recebeu a estatueta por Gladiador, em 2000), que contou com o acervo da Casa Gucci aberto por Alessandro Michele, atual diretor criativo da marca.

O filme, que estreou no Brasil no dia 25 de novembro, conta a história verdadeira do assassinato de Maurizio Gucci (Adam Driver), neto do renomado estilista Guccio Gucci, encomendado pela ex-mulher, Patrizia Reggiani (Lady Gaga), em 1991.

House of Gucci conta ainda com nomes de peso como Jared Leto (Paolo Gucci, primo de Murizio), Al Pacino (Aldo Gucci, filho mais velho de Guccio Gucci, fundador da marca) e Jeremy Irons (Rodolfo Gucci, irmão de Aldo e pai de Maurizio).

A trama envolvente vai além do crime em si, focando na trajetória do casal. E é aí que o figurino que foi usado merece destaque, traduzindo a essência de cada personagem e destacando disparidades. Uma experiência de moda fascinante para assistir e assimilar para a vida.

House of Gucci

Acervo da House of Gucci foi disponibilizado, mas pouco usado

Apesar do acervo da Casa Gucci ter sido aberto, a estilista conta que apenas duas peças da curadoria foram realmente utilizadas no filme, dentre as cerca de 20 roupas selecionadas, além de bolsas, cintos e óculos escuros.

Assim, um dos poucos looks completos assinados pela casa italiana e visto no filme, é uma túnica estampada com a famosa logo em forma de diamante. Mas isso tem uma explicação. Patrizia não era tão conservadora quanto as roupas vendidas pela grife na época. No entanto, ela sempre fazia questão de arrematar os looks com os carros-chefe da Gucci na época: calçados, bolsas e acessórios.

No figurino de Yates, cada peça ressalta estrategicamente o sentimento de inadequação de Patrizia na família Gucci.

E vale uma curiosidade: além do estilo da própria – geralmente do tipo statement em tons de dourado, como uma extensão da personalidade solar – o figurino de Patrizia foi inspirado também nas roupas da atriz italiana Gina Lollobrigida e da mãe de Lady Gaga.

O vestido de noiva de Patrizia em House of Gucci também não é uma reprodução exata do usado na ocasião. Apesar de ter sido feita uma cópia idêntica, para causar mais impacto visual a escolha recaiu em uma versão mais elaborada do que a real.

Vale ressaltar, inclusive, que o figurino ganhou o reforço de peças assinadas por Saint Laurent, Valentino e Alaia, além de outras tantas do acervo pessoal da própria Lady Gaga.

Figurino marca época e mostra a origem de tendências atuais

Apesar dessas pequenas divergências, a escolha do figurino de House of Gucci procurou seguir à risca o estilo dos personagens. Mas além de complementar a história de cada um, serve também para descrever o desenrolar da moda ao longo do tempo.

A ambientação do espectador é primorosa nos detalhes – com ponto alto no antagonismo entre o requinte natural de Maurizio e os excessos de Patrizia.

Nos anos 70, o penteado de Lady Gaga, por exemplo, é a cara da moda na época. Já as roupas da personagem chamam sempre a atenção, com modelagem justa e sensual, mesmo após o casamento.

Depois de rica, passa a ostentar a marca Gucci com a mesma fartura. A abundância de peças da joalheria Bvlgari, escolhida por Yates, ilustram bem essa fase.

House of Gucci

Peças masculinas também dão o tom da história

Já Maurizio (Adam Driver) é a pura elegância de quem já nasceu no mundo da moda. Alfaiataria bem cortada, peças clássicas, como os ternos Saville Row, tons neutros contrastam com os maxi óculos, principalmente do modelo aviador, assinatura de estilo.

Nos anos 80, assume um ar mais despojado com as peças oversized, uma das tendências atuais, sem deixar o tom naturalmente sofisticado. E sempre acompanhado de itens da Casa Gucci em alguns detalhes.

O figurino de Paolo Gucci (Jared Leto, irreconhecível), por sua vez, também merece destaque, refletindo a personalidade excêntrica do primo de Maurizio.

House of Gucci é um belo exemplo de como o figurino pode temperar a história, dando o próprio testemunho através da moda.

Para encerrar, House of Gucci dá um verdadeiro brinde ao espectador: uma versão estilizada da coleção de estreia de Tom Ford como diretor criativo da Gucci, em 1995.

Pronto para buscar inspiração para suas próximas coleções de moda? Continue acompanhando o blog da Haco e esteja sempre por dentro das últimas novidades do mundo da moda!

[eBook] Saiba com planejar sua coleção de moda baixando nosso e-book! | Baixar Grátis | Haco

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.