Produtividade no home office é essencial para garantir que a produção da equipe de moda não pare durante períodos desafiadores, como a quarentena. Essa modalidade de trabalho está repleta de soluções inteligentes que mantêm o foco e a criatividade em alta.
Embora o home office tenha se tornado um must-have devido ao isolamento social, ele já era uma prática popular muito antes do coronavírus. Em 2018, o Brasil registrou um recorde, com 3,8 milhões de brasileiros trabalhando de casa. Segundo uma pesquisa do IBGE, esse número correspondia a 5,2% de todos os trabalhadores ocupados no país, representando um aumento de 44,4% desde 2012, quando a série histórica começou.
Com isso, diversos estudos foram realizados para oferecer dicas que ajudem a melhorar a produtividade no home office. Confira algumas dessas sugestões e prepare-se para ter uma equipe de moda se destacando na produtividade para sua próxima coleção!
1 – Alinhe expectativas sobre o home office
De acordo com a neurolinguística, ao chegar no escritório cerca de 40% das atividades são feitas de forma autômata e inconsciente, uma forma encontrada pelo cérebro para poupar energia.
No entanto, o trabalho home office motivado por uma questão emergencial, como a quarentena por causa do coronavírus, pode fazer com que o cérebro estranhe esse novo contexto. Assim, acaba havendo uma necessidade maior de concentração em atividades que antes passavam despercebidas.
A ideia, então, é evitar ao máximo criar fatores extras de estresse para a equipe de moda, uma vez que tanto o ambiente externo quanto o doméstico já estão caóticos. De acordo com os especialistas, o estresse ativa o hormônio cortisol e o sistema de luta e fuga.
No entanto, ao esclarecer para a equipe de moda o que você espera dela (e vice-versa), você desperta um sentimento de tranquilidade – e a sensação de estar no controle é benéfica para a atenção do time.
2 – Defina a rotina que deve ser seguida
Converse com a equipe de moda sobre as expectativas de rotina. Afinal, apesar de home office não ser o escritório tradicional, é possível estabelecer horários e prazos de almoço, café, brainstorm, calls e de respostas. Se este for o seu modelo de trabalho.
Nesse caso, avise que todos deverão permanecer online na sala de trabalho durante o período estabelecido, mas busque chegar a um acordo sobre esses horários e também para o tempo de respostas de e-mails, por exemplo.
No entanto, uma das grandes vantagens do home office é a sua flexibilidade, por isso muitos profissionais preferem priorizar os resultados da equipe de moda em detrimento a um expediente rígido de trabalho.
Assim, você pode definir horários de reuniões online, por exemplo, mas o foco maior está nos frutos conseguidos, independentemente do tempo que cada um ficou na frente do computador.
Uma boa ideia é oferecer soluções em tecnologia. Busque uma plataforma onde todos possam trabalhar juntos, enviar seus materiais, entrar em contato facilmente e ter acesso aos cronogramas e mapa de coleção de moda a qualquer momento.
3 – Mantenha contato humano através de videoconferências
Um problema do home office é justamente a solidão – que tende a ficar ainda maior em tempos de isolamento social. É preciso investir na saúde mental e no controle emocional da equipe de moda, e para isso nada como o “olho no olho”.
Procure fazer videoconferências com certa regularidade, seja para definir um tópico importante, organizar a pesquisa de moda – ou, simplesmente, bater um papinho e ouvir uma música.
Além de ajudar a manter a empatia entre o time, a videoconferência também ajuda a acelerar a tomada de decisões.
Lembre-se que ser criativo é justamente saber que o processo se dá das mais diversas formas, inclusive nos momentos de descontração. Afinal, não é preciso levar para o home office o peso do mundo em quarentena.
4 – Saiba lidar com as crianças no home office
Com escolas e creches fechadas, trabalhar em home office com os filhos por perto é quase inevitável. Por isso, o ideal é também alinhar as expectativas sobre os pequenos com toda a equipe de moda.
Para quem tem filhos maiores, provavelmente alguns livros, jogos ou filmes devem resolver, mas em relação aos menores é preciso um pouco mais compreensão.
Procure entender que esse é um momento único, inédito e difícil para todo mundo. Por isso haverá dias em que a concentração ideal no trabalho pode não ser alcançada por alguns membros do time.
Além disso, os pequenos também merecem atenção e estão ainda mais perdidos em meio a toda essa confusão do coronavírus do que os adultos. A hora é de solidariedade com o próximo.
5 – Esforço é compensador
Assim como toda a sua equipe de moda, é preciso saber que home office não é lazer. Não é puxar o computador para a cama e trabalhar de pijama. É preciso organização, concentração, planejamento e rotina.
Home office também não é um trabalho mais leve. Muito pelo contrário. Apesar de haver distrações, de estar longe do convívio com os colegas e de nem todos entenderem que aquelas são horas de trabalho, o home office também pode ser muito mais produtivo.
A melhor qualidade do sono, não ter que encarar trânsito nem transporte cheio, o acesso à comida de casa e a flexibilidade de horário são alguns dos fatores que costumam aumentar a produtividade da sua equipe de moda.
Apesar da quarentena, o home office melhora a qualidade de vida do colaborador. Tão logo ele se adapte e crie uma rotina com menos estresse, o foco e a criatividade do time são potencializados.
Com essas dicas, a adaptação ao home office será mais rápida em logo sua equipe de moda vai produzir melhor do que nunca, fazendo da sua próxima coleção um sucesso total.
Então o que você acha de ter ainda mais inspiração? Aproveite a quarentena para se inspirar nesses 10 livros de moda e ter ideias incríveis para compartilhar com sua equipe!